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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Bancada de ensaios de frenagem para protótipo Baja SAE
Título(s) alternativo(s): Braking test bench for Baja SAE prototype
Autor(es): Silva, Allan Victor Kaiser da
Santos, Fábio Antonio Ribeiro dos
Primeiro Orientador: Santos, Rodrigo Borges
metadata.dc.contributor.referee1: Pollnow, Edilson Nunes
metadata.dc.contributor.referee2: Gregolin, Rafael Ferreira
Resumo: A SAE BRASIL (Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade) com o projeto Baja SAE tem como objetivo aplicar de forma prática os conhecimentos vistos em sala de aula pelos estudantes de engenharia, onde é feito o projeto e a construção de um veículo fora de estrada. A equipe Baja Guaicurus da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) participa de competições desenvolvidas pela SAE BRASIL e nelas são avaliados o referencial teórico, resultados analíticos, numéricos e experimentais de cada equipe. Esse trabalho tem como objetivo apresentar o projeto de uma bancada para estudos referentes ao setor do freio do projeto Baja Guaicurus. A bancada é desenvolvida a fim de simular as condições de uso do protótipo Baja, estudar e analisar os componentes usados pelo setor, além de simular condições reais de utilização dos componentes do sistema de frenagem do veículo Baja, o que melhorará a avaliação da equipe nas competições. Nesse o projeto, além de selecionar e dimensionar os componentes para o seu funcionamento automatizado e seguro, como motor elétrico de 5 cv, eixo do motor, atuador linear de 1000 N e sensores, grades de proteção, foram realizados estudos analíticos e numéricos (com modelagem em SolidWorks) dos componentes, onde as tensões de von Mises obtidas como resultado são comparadas com os limites de escoamento e fadiga para cada material utilizado. No caso da estrutura da bancada, além da análise de carregamento estático, foi realizada a análise dinâmica, para verificação das frequências naturais, a fim do conjunto não entrar em ressonância com o as frequências de operação do motor (8, 19 Hz e 29 Hz). Para o eixo do motor, além de dimensionar seus diâmetros (40 mm e 30 mm), também foi analisado sua resistência aos esforços estáticos e de fadiga, assim como o da viga que suporta o motor. Em todas as análises realizadas foi obtida tensões de von Mises inferiores aos limites de escoamento dos materiais (250 MP a no caso do ASTM A36 e 310 MP a no caso do SAE 1045), assim como dos limites de fadiga. Ao final do projeto, constatou-se que a bancada contempla os objetivos propostos, apta a ser construída num futuro próximo para validação e estudos de frenagem do veículo Baja Guaicurus.
Abstract: SAE BRASIL (Society of Mobility Engineers) with the Baja SAE project aims to apply practically the knowledge seen in the classroom by engineering students, where the design and construction of an off-road vehicle are carried out. The Baja Guaicurus team from the Federal University of Grande Dourados (UFGD) participates in competitions developed by SAE BRASIL and in them the theoretical framework, analytical, numerical, and experimental results of each team are evaluated. This paper aims to present the design of a bench for studies regarding the brake sector of the Baja Guaicurus project. The bench is developed to simulate the using conditions of the Baja prototype, to study and analyze the components used by the sector, besides simulating the real conditions of use of Bajas’s vehicle brake system components, which will improve the team’s evaluation in the competitions. In this project, in addition to selecting and sizing the components for their automated and safe operation, such as a 5 cv electric engine, engine shaft, 1000 N linear actuator and sensors, and protection grids, analytical and numerical studies were performed (with modeling in SolidWorks) of the components, where the von Mises stresses obtained as a result are compared with the yield and fatigue limits for each material used. In the case of the bench structure, in addition to the static loading analysis, a dynamic analysis was performed to verify the natural frequencies, so that the set does not resonate with the motor operating frequencies (8, 19 Hz and 29 Hz). For the engine shaft, in addition to dimensioning its diameters (40 mm and 30 mm), its resistance to static and fatigue efforts was also analyzed, as well as that of the beam that supports the motor. In all the analyzes carried out, von Mises stresses were obtained that were lower than the yield limits of the materials (250 MP a in the case of ASTM A36 and 310 MP a in the case of SAE 1045), as well as the fatigue limits. At the end of the project, it was verified that the bench contemplates the proposed objectives, able to be built soon for validation and studies of braking of the Baja Guaicurus vehicle.
Palavras-chave: Analise dinâmica
Dynamic analysis
Análise de fadiga
Fatigue analysis
Veículo Baja
Baja vehicle
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: SILVA, Allan Victor Kaiser da; SANTOS, Fábio Antonio Ribeiro dos. Bancada de ensaios de frenagem para protótipo Baja SAE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5393
Data do documento: 9-Nov-2022
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