Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5396
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Rodrigo Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6783847794438620pt_BR
dc.contributor.referee1Bueno, Douglas Domingues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3453163833110618pt_BR
dc.contributor.referee2Brogin, João Angelo Ferres-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4392004086482626pt_BR
dc.creatorSilva, Calebe Tauber Amaro da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9541072847689941pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-11T14:49:40Z-
dc.date.available2023-04-11T14:49:40Z-
dc.date.issued2022-06-17-
dc.identifier.citationSILVA, Calebe Tauber Amaro da. Determinação da velocidade de impacto para acidentes com colisões frontal ou lateral. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5396-
dc.description.abstractIn front of exponential growth of vehicle number automotive in Brazil and consequently the rise of traffic accidents and its complications, the study present and applying a method that auxiliary the experts in traffic accidents in solve some cases of accidents classified as front and side crash. The method consist in applying an mathematical model of Campbell and Richard Emori in objective to obtain the speed immediately before crash, for this, used in database arise from crash test available by international institutions as the NHTSA “National Highway Traffic Safety Administration”. Will be show are done the measurements from deformed region of crash vehicle, obtain the permanent deformation from vehicle structure. Also applying in mathematical model statistical tools to develop an data reliability used. That way is possible determine the classification of accident severity of traffic through damage speed. And finally is applying the method presented in an case study.en
dc.description.resumoDiante do crescimento exponencial do número de veículos automobilístico no Brasil e consequentemente aumento de acidentes de trânsito e suas complicações, este trabalho apresenta um método que pode ser utilizado pelos peritos de acidentes de trânsito para solucionar casos de acidentes classificados como de impacto frontal ou lateral. O método consiste em aplicar o modelo matemático de Campbell e Richard Emori com objetivo de obter a velocidade imediatamente antes do impacto e, para isso, utiliza-se o banco de dados de ensaios de impacto do inglês “crash test”, disponibilizados por instituições internacionais como a NHTSA do inglês “National Highway Traffic Safety Administration”. É demonstrado como são realizadas as medições da região deformada do veículo impactado, de forma obter a deformação permanente da estrutura do veículo. O método matemático é aplicado juntamente com uma abordagem estatística para considerar variações dos parâmetros do modelo. Além disso, é determinado a classificação de gravidade do acidente de trânsito através da velocidade de danos. E por fim, é aplicado o método apresentado em um estudo de caso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-04-11T14:49:40Z No. of bitstreams: 1 CalebeTauberAmarodaSilva.pdf: 4187447 bytes, checksum: fc95a43f193baa8e516d6808981daded (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-11T14:49:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CalebeTauberAmarodaSilva.pdf: 4187447 bytes, checksum: fc95a43f193baa8e516d6808981daded (MD5) Previous issue date: 2022-06-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjecttraffic accidentsen
dc.subjectVelocidade de impactopt_BR
dc.subjectCrash speeden
dc.subjectCrash testpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::MECANICA DOS CORPOS SOLIDOS, ELASTICOS E PLASTICOSpt_BR
dc.titleDeterminação da velocidade de impacto para acidentes com colisões frontal ou lateralpt_BR
dc.title.alternativeDetermining impact velocity for frontal or side collision accidentsen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CalebeTauberAmarodaSilva.pdf4,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.