Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5422
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Altran, Daniele Araujo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0224624939865158pt_BR
dc.contributor.referee1Barboza, Christian Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8152750102485813pt_BR
dc.contributor.referee2Figueiredo, Nathalia Leite Bittencourt-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1273120262341923pt_BR
dc.creatorBaracat, Lucas Alves-
dc.date.accessioned2023-04-14T17:12:46Z-
dc.date.available2023-04-14T17:12:46Z-
dc.date.issued2021-11-16-
dc.identifier.citationBARACAT, Lucas Alves. Potencial cicloviário: um estudo de caso entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5422-
dc.description.abstractThe bicycle is considered a sustainable means of transport, as it does not emit polluting gases during the journey and can also be an economical and facilitated alternative to the unbridled traffic of motor vehicles that increasingly occupy and congest city streets. As a way to seek and encourage nonmotorized means of transport, this work aims to analyze the cycling potential of the city of Dourados in the state of Mato Grosso do Sul, more specifically for two important avenues: Marcelino Pires and Weimar Gonçalves Torres. The study was divided into two stages. In the first one, a study about the characteristics of the city was approached in a more comprehensive way, analyzing criteria such as relief, climate and size, obtaining a certain level of potential. In the second stage, data and information were collected for each of the two avenues in question, scoring according to the criteria of technical feasibility, road safety, ease of bicycles, adaptability and spatial and environmental quality, obtaining the results of partial potentials for each of these criteria in each avenue. Thus, the results obtained were satisfactory for the first stage, resulting in a very high cycling potential for the city, and also satisfactory for the second stage, more specifically for Marcelino Pires avenue which received high cycling potential, whereas Weimar Gonçalves Torres avenue obtained an average capability. In the end, this work can also help the city's public bodies in the planning and development of future cycle transport routes.en
dc.description.resumoA bicicleta é considerada um meio de transporte sustentável, pois não emite gases poluentes durante o deslocamento e pode ser também uma alternativa econômica e facilitada ao desenfreado tráfego de veículos motores que cada vez mais ocupam e congestionam as ruas das cidades. Como forma de buscar e incentivar os meios não motorizados de transporte, este trabalho tem como objetivo analisar a potencialidade cicloviária da cidade de Dourados no estado de Mato Grosso do Sul, mais especificamente para duas importantes avenidas: Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres. O estudo se dividiu em duas etapas. Na primeira foi abordado um estudo a respeito das características da cidade de forma mais abrangente analisando critérios como relevo, clima e tamanho, obtendo um determinado nível de potencialidade. Na segunda etapa, foi realizada a coleta de dados e informações referentes a cada uma das duas avenidas em questão, pontuando de acordo com os critérios de viabilidade técnica, segurança viária, facilidade para bicicletas, adaptabilidade e qualidade espacial e ambiental, obtendo os resultados de potencialidades parciais para cada um destes critérios em cada avenida. Dessa forma, os resultados obtidos foram satisfatórios para a primeira etapa, resultando em um potencial cicloviário muito alto para a cidade, e também satisfatórios para a segunda etapa, mais especificamente para a Avenida Marcelino Pires que recebeu potencialidade cicloviária alta, já a Avenida Weimar Gonçalves Torres obteve uma potencialidade média. Ao final, este trabalho também pode auxiliar aos órgãos públicos da cidade o planejamento e desenvolvimento de futuras rotas de transporte cicloviário.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-04-14T17:12:46Z No. of bitstreams: 1 LucasAlvesBaracat.pdf: 1288406 bytes, checksum: 2df65b16aeccc1b7eaf5c1671ada417c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-14T17:12:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LucasAlvesBaracat.pdf: 1288406 bytes, checksum: 2df65b16aeccc1b7eaf5c1671ada417c (MD5) Previous issue date: 2021-11-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransporte cicloviáriopt_BR
dc.subjectBicycle transportationen
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectUrban mobilityen
dc.subjectBicicletapt_BR
dc.subjectBicycleen
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.titlePotencial cicloviário: um estudo de caso entre as avenidas Marcelino Pires e Weimar Gonçalves Torres em Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasilpt_BR
dc.title.alternativeCycling potential: a case study between Marcelino Pires and Weimar Gonçalves Torres avenues in Dourados, Mato Grosso do Sul, Brazilen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LucasAlvesBaracat.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.