Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5482
Tipo: Dissertação
Título: Percepções dos professores de Arte sobre a formação profissional: análise da política de formação docente da rede municipal de ensino de Dourados-MS
Título(s) alternativo(s): Perceptions of Art teachers on professional training: analysis of the training policy for the municipal teaching network teachers of Dourados-MS
Autor(es): Kuhn, André Luis
Primeiro Orientador: Perboni, Fabio
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Marta Regina Furlan de
metadata.dc.contributor.referee2: Aranda, Maria Alice de Miranda
Resumo: Esta Dissertação, intitulada “Percepções dos professores de Arte sobre a formação profissional: análise da política de formação docente da Rede Municipal de Ensino de Dourados-MS”, está vinculada ao Grupo de Estudos Políticas e Gestão da Educação (GEPGE), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), da Faculdade de Educação (FAED), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), e articulada à investigação mais ampla denominada “A configuração do Estágio Supervisionado nas licenciaturas da UEMS e UFGD e suas repercussões para a formação de professores”. De abordagem qualitativa, com temática inscrita na formação de professores, tem o objetivo geral de analisar as percepções dos professores de Arte de Dourados-MS acerca da formação inicial e continuada para a sua atuação profissional. Se configura como pesquisa de campo, tendo como principal fonte de dados entrevistas realizadas com professores efetivos que lecionaram a referida disciplina nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas da área urbana de Dourados-MS, no recorte temporal compreendendo o quadriênio 2017-2020. Estas informações são contextualizadas a partir de análise documental e em diálogo com a produção da área sobre o tema. Os sujeitos da pesquisa totalizam o quantitativo de oito professoras que aceitaram contribuir com informações obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas. Para análise e discussão dos dados foram criados quatro eixos de análise definidos a partir dos temas abordados nas entrevistas, quais sejam “Perfil de atuação docente”, “Perfil de atuação profissional”, “Percepções acerca da formação continuada” e “Percepções acerca da atuação profissional”. Os resultados apontam que, apesar de a Meta 15 do Plano Municipal de Educação ter sido atingida – meta referente à formação de todos os professores da educação básica em licenciatura na área de atuação, de modo que todas as professoras participantes tivessem tal nível –, a formação inicial em Arte não é suficiente para a atuação docente, tornando imprescindível a formação continuada para o desempenho desse profissional. Em relação à Meta 16, que pretende formar 50% dos professores da educação básica em cursos de pós-graduação e garantir formação continuada na área em que atuam, foi parcialmente cumprida, tendo, dentre a amostra das participantes da pesquisa, 87,5% delas com formação em pós-graduação, entretanto, no contexto do recorte temporal da pesquisa, não foram ofertados cursos de formação continuada regularmente na área de Arte. Além da ausência de temática específica, acerca do aproveitamento dos mesmos (na área de Arte ou na área de educação), os cursos ofertados pela Secretaria Municipal de Educação e pelas unidades escolares não foram satisfatórios e pouco contribuíram para a prática docente. Desta forma, conclui-se que para haver um ensino de Arte de qualidade, atingir eficácia na área e colaborar para a melhor qualidade de ensino da educação básica de Dourados-MS é necessário repensar o papel do profissional dessa disciplina na escola, valorizar o referido componente curricular enquanto área de conhecimento e elaborar cursos de formação continuada voltados para a área de atuação e com professores formadores com habilitação em Arte.
Abstract: This Dissertation, entitled "Perceptions of Art teachers on professional training: analysis of the training policy for the municipal teaching network teachers of Dourados-MS" is associated with the Group of Studies on Education Policies and Management (GEPGE), from the Graduate Program in Education (PPGEDU), within the Faculty of Education (FAED), at the Federal University of Grande Dourados (UFGD), and it is interrelated to a broader investigation called “The Configuration of the Supervised Internship in Licensure at UEMS and UFGD and its repercussions for teacher training”. This qualitative research, with topic on teacher training, has the general aim of analyzing the perception of Art teachers from Dourados-MS about Initial and Continuing Formation for professional practice and it is classified as field research, having as main source of data, the interviews carried out with permanent Art teachers of the Initial Years of Elementary School of schools in the urban area of ​​Dourados-MS, with a temporal perspective in the quadrennium 2017-2020. This information is contextualized from the documentary analysis and by dialoguing with the production of the area on the subject. The research subjects comprise eight teachers who agreed to contribute by sharing information to this study, through semi-structured interviews, as a data collection technique. For analysis and discussion of the data, four dimensions of analysis were created based on the themes elaborated in the interview questions, being "Teaching Performance Profile", "Professional Performance Profile", "Perceptions about continuing education" and "Perceptions about Professional Performance". The results indicate that, despite the achievement of Goal 15 of the Municipal Education Plan (PME) – which aims to train all teachers of basic education in licensure in the area of ​​expertise, and all participating teachers have such a level – the initial formation in Art is not enough for the teacher’s performance, so continuing training for the performance of this professional is essential About Goal 16, which aims to train 50% of basic education teachers in postgraduate courses and to ensure continued training in the area in which they work, it was partially fulfilled, having among the sample of research participants, 87.5% of them were post graduated, however, in the period studied, no courses of continuing education were offered regularly in the art area. In addition to the absence of a specific theme about their use (in ​​Art or ​​education), the courses offered by the Municipal Department of Education and by the school units were not satisfactory and contributed little to the teaching practice. Thus, to have a quality art teaching, achieve effectiveness in the area and collaborate for the best quality of basic education teaching in Dourados-MS, it is necessary to rethink the role of the professional of this discipline in Elementary School, to value the curricular component as an area of knowledge and develop Continuing Formation courses focused on the area of work, and with training teachers with qualification in Art.
Palavras-chave: Educação
Education
Formação de professores
Teacher education
Política educacional
Educational policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: KUHN, André Luis. Percepções dos professores de Arte sobre a formação profissional: análise da política de formação docente da rede municipal de ensino de Dourados-MS. 2022. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5482
Data do documento: 21-Mar-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndréLuisKuhn.pdf952,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.