Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5483
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Martins, Morgana de Fátima Agostini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9425072594458947pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Veronica Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2745694553486611pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Aline Maira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0119179612439892pt_BR
dc.creatorSantos, Edilson Rebelo dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1079875016801517pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-02T14:03:36Z-
dc.date.available2023-05-02T14:03:36Z-
dc.date.issued2021-05-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Edilson Rebelo dos. Grupo de estudos e apoio a profissionais e pais de pessoas com TEA: desafios da extensão universitária em atividades remotas. 2021. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5483-
dc.description.abstractThis dissertation has aimed to understand the historical and practical path of the Study and Support Group for Professionals and Parents of People with ASD (Grupo de Estudos e Apoio a Profissionais e Pais de pessoas com TEA - GEAPPA), since its creation. Because GEAPPA is a university extension project of the Education College of Universdade Federal da Grande Dourados - UFGD, since 2008, it has been developing emotional support, counseling and continuing education activities for family members, health professionals (Psychology, Physiotherapy, among others) and education professionals who work in the Municipal, State and Private Education Networks in Dourados-MS and region, relevant to the theme: Autism Spectrum Disorder (ASD). For that, we used a qualitative approach research based on Case Study Procedures. To this end, the following methodological procedures were used: a primary collection, that is, a documentary survey of the history of GEAPPA and a semi-structured interview with four participants of the group, to understand the memories and experiences that occurred in the first five years of its foundation. Subsequently, a secondary assembly carried out in two stages: the first stage of a qualitative approach, which aimed to monitor the activities promoted by GEAPPA during the period of execution of remote activities due to the pandemic context, caused by the COVID-19 virus, in the period from April to December 2021. And the second stage, through the application of a semi-structured online questionnaire to 87 GEAPPA members. The answers indicate that: due to the activities being carried out remotely, it made it possible for other people from Dourados and region to participate in the group, thus expanding knowledge about ASD. Finally, it was observed that GEAPPA throughout its history, especially during the COVID-19 pandemic period has presented itself as a space for study, continuing education, exchange of experiences and pedagogical practices from the perspective of school inclusion for students with ASD, in this way, allowing the transmission, to its target audience, of quality information and with security, an action that is so difficult to find on the educational network nowadays. Therefore, it is understood that GEAPPA fulfills the function of university extension as an interdisciplinary process of interaction between university and society.en
dc.description.resumoA presente dissertação objetivou compreender o percurso histórico e prático do Grupo de Estudos e Apoio a Profissionais e Pais de pessoas com TEA (GEAPPA), desde a sua criação. Em razão do GEAPPA ser um projeto de extensão universitária da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, desde o ano de 2008, desenvolve atividades de suporte emocional, aconselhamento e formação continuada para familiares, profissionais da Saúde (Psicologia, Fisioterapia, entre outros) e profissionais da Educação que atuam nas Redes de Ensino Municipal, Estadual e Particular da cidade de Dourados-MS e região, pertinente a temática: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Para tanto, utilizamos a abordagem da pesquisa qualitativa com base nos procedimentos do Estudo de Caso. Para tanto, usou-se os seguintes procedimentos metodológicos: uma coleta primária, ou seja, um levantamento documental da história do GEAPPA e a realização de entrevista semiestruturada com quatro participantes do grupo, para compreender as memórias e vivências ocorridas nos primeiros cinco anos de fundação do GEAPPA. Posteriormente uma coleta secundária realizada em duas etapas: a primeira etapa de abordagem qualitativa, que visava acompanhar as atividades promovidas pelo GEAPPA no período de execução das atividades remotas em virtude do contexto pandêmico, provocado pelo vírus da COVID-19, no período de abril a dezembro de 2021. E a segunda etapa, por meio da aplicação de questionário semiestruturado, online, para 87 membros do GEAPPA. As respostas apontam que: em virtude de as atividades serem realizadas remotamente, possibilitou que outras pessoas de Dourados e região participassem do grupo, ampliando assim, os conhecimentos sobre o TEA. Enfim, observou-se que o GEAPPA ao longo de sua história, em especial, no período de pandemia da COVID-19 tem se apresentado como um espaço de estudo, formação continuada, troca de vivências e práticas pedagógicas na perspectiva da inclusão escolar para alunos com TEA, desse modo, objetivando a transmissão, para seu público-alvo, de informações de qualidade e com segurança, ação tão difícil de achar na rede hoje. Portanto, entende-se que o GEAPPA cumpre a função da extensão universitária como processo interdisciplinar de interação entre Universidade e sociedade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-05-02T14:03:36Z No. of bitstreams: 1 EdilsondosSantosRebelo.pdf: 3364567 bytes, checksum: 116208e463aaa67f7a0d0ffe8e9dafcf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-02T14:03:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EdilsondosSantosRebelo.pdf: 3364567 bytes, checksum: 116208e463aaa67f7a0d0ffe8e9dafcf (MD5) Previous issue date: 2021-05-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAutismen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectUniversity extensionen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGrupo de estudos e apoio a profissionais e pais de pessoas com TEA: desafios da extensão universitária em atividades remotaspt_BR
dc.title.alternativeStudy and support group for professionals and parents of people with ASD: university extension’s challenges in remote activitiesen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EdilsondosSantosRebelo.pdf3,29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.