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Tipo: Dissertação
Título: A Formação de pedagogos para atuar na educação não escolar nos cursos de licenciatura em pedagogia da UFMS: o estágio e a prática
Título(s) alternativo(s): The Training of pedagogues to work in non-school education in the undergraduate pedagogy courses of UFMS: internship and practice
La Formación de pedagogos para trabajar en educación no escolar en los cursos de pregrado en pedagogia de la UFMS: pasantía y práctica
Autor(es): Barth, Fláubertt Odevanir Couto
Primeiro Orientador: Perboni, Fabio
metadata.dc.contributor.referee1: Aranda, Maria Alice de Miranda
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Simone Albuquerque da
Resumo: A Dissertação em tela foi desenvolvido junto à Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Grande Dourados e está integrado a uma pesquisa maior nomeada “A configuração do Estágio Supervisionado nas licenciaturas da UEMS e UFGD e suas repercussões para a formação de professores”, desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores. O recorte proposto nesta Dissertação tem o objetivo de analisar como os Cursos de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul organizam o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório e a Prática Pedagógica em Educação Não Escolar. Desse modo, adentrar no debate da Pedagogia como campo de conhecimento, de formação e campo de atuação, consequentemente, leva à problemática da identidade e configuração do referido curso. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Pedagogia definem que o curso se volta para formação inicial do/a pedagogo/a para atuar na Educação Escolar e Educação Não Escolar, sendo este último interesse da pesquisa. A partir disto, pretende discutir a Pedagogia, a identidade do pedagogo, seu campo de atuação profissional e como estes aspectos se materializam no Projeto Pedagógico de Curso de Pedagogia da UFMS, por meio dos componentes curriculares/disciplinas: Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório em Educação Não Escolar (ECSOENE) e Práticas Pedagógicas em Educação Não Escolar (PPENE). Os procedimentos metodológicos se ampararam na pesquisa qualitativa de tipo exploratório e descritivo, tendo como instrumentos para coleta de dados aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. As análises dos Projetos Pedagógicos de Cursos da UFMS apontam a ausência de uma concepção epistemológica da Ciência Pedagógica nas Licenciaturas em Pedagogia dessa instituição e, em grande maioria, para matrizes curriculares que abordam timidamente o objeto de formação – Educação Não Escolar. As análises destes documentos e dos Regulamentos de Estágio e Prática evidenciam que três Campi – CPAQ, CPNV e CPPP –ofertam a disciplina Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório em Educação Não Escolar e outros três – FAED, CPAN e CPTL – ofertam a disciplina Práticas Pedagógicas em Educação Não Escolar. Em suma, observa-se que a Educação Não Escolar ofertada na forma de Estágio Curricular Supervisionado possui regulamento específico, possibilitando organicidade e obrigatoriedade e quando ofertado como Prática Pedagógica, encontra-se disperso e deslocado na matriz curricular.
Abstract: The Dissertation on screen was developed together with the Research Line of Education Policies and Management, of the Graduate Program in Education, of the Faculty of Education, of the Federal University of Grande Dourados and is integrated into a larger research named “The configuration of the Internship Supervised in the degrees at UEMS and UFGD and their repercussions for teacher training”, developed by the Study and Research Group Educational Policies and Teacher Training. The cut proposed in this Dissertation aims to analyze how the Degree Courses in Pedagogy at the Federal University of Mato Grosso do Sul organize the Mandatory Supervised Curricular Internship and the Pedagogical Practice in Non-School Education. In this way, entering the debate on Pedagogy as a field of knowledge, training and field of action, consequently, leads to the issue of identity and configuration of that course. The National Curriculum Guidelines for the Undergraduate Course in Pedagogy define that the course is aimed at the initial training of the pedagogue to work in School Education and Non-School Education, the latter being of interest to the research. From this, it intends to discuss Pedagogy, the identity of the pedagogue, his field of professional activity and how these aspects materialize in the Pedagogical Project of the Pedagogy Course at UFMS, through the curricular components/disciplines: Mandatory Supervised Curricular Internship in Education No (ECSOENE) and Pedagogical Practices in Non-School Education (PPENE). The methodological procedures were supported by exploratory and descriptive qualitative research, having as instruments for data collection the application of a questionnaire and semi-structured interview. The analyzes of the Pedagogical Projects of Courses at UFMS point to the absence of an epistemological conception of Pedagogical Science in the Degrees in Pedagogy of this institution and, in great majority, for curricular matrices that timidly approach the training object – Non-School Education. The analysis of these documents and of the Internship and Practice Regulations show that three Campi - CPAQ, CPNV and CPPP - offer the discipline Mandatory Supervised Curricular Internship in NonSchool Education and another three - FAED, CPAN and CPTL - offer the discipline Pedagogical Practices in Education Not School. In short, it is observed that Non-School Education offered in the form of Supervised Curricular Internship has specific regulations, enabling organicity and obligatoriness and when offered as a Pedagogical Practice, it is dispersed and displaced in the curricular matrix.
La Disertación en pantalla fue desarrollada junto con la Línea de Investigación Políticas y Gestión de la Educación, del Programa de Posgrado en Educación, de la Facultad de Educación, de la Universidad Federal del Grande Dourados y está integrada a una investigación mayor denominada “La configuración del Prácticas Tuteladas en los grados de la UEMS y UFGD y sus repercusiones en la formación del profesorado”, desarrollado por el Grupo de Estudios e Investigación Políticas Educativas y Formación del Profesorado. El corte propuesto en esta Disertación tiene como objetivo analizar cómo los Cursos de Licenciatura en Pedagogía de la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul organizan la Práctica Curricular Obligatoria Supervisada y la Práctica Pedagógica en la Educación No Escolar. De esta manera, entrar en el debate sobre la Pedagogía como campo de saber, de formación y de acción, conduce, en consecuencia, a la cuestión de la identidad y configuración de ese curso. Las Directrices Curriculares Nacionales de la Carrera de Graduación en Pedagogía definen que la carrera está dirigida a la formación inicial del pedagogo para actuar en la Educación Escolar y la Educación No Escolar, siendo esta última de interés para la investigación. A partir de eso, pretende discutir la Pedagogía, la identidad del pedagogo, su campo de actuación profesional y cómo estos aspectos se materializan en el Proyecto Pedagógico del Curso de Pedagogía de la UFMS, a través de los componentes/disciplinas curriculares: Pasantía Curricular Obligatoria Supervisada en Educación No (ECSOENE) y Prácticas Pedagógicas en la Educación No Escolar (PPENE). Los procedimientos metodológicos fueron apoyados por una investigación cualitativa exploratoria y descriptiva, teniendo como instrumentos para la recolección de datos la aplicación de un cuestionario y entrevista semiestructurada. Los análisis de los Proyectos Pedagógicos de Cursos de la UFMS apuntan para la ausencia de una concepción epistemológica de la Ciencia Pedagógica en las Licenciaturas en Pedagogía de esta institución y, en gran mayoría, de matrices curriculares que abordan tímidamente el objeto de formación – Educación No Escolar. Del análisis de estos documentos y del Reglamento de Prácticas y Prácticas se desprende que tres Campi - CPAQ, CPNV y CPPP - ofrecen la disciplina Prácticas Curriculares Supervisadas Obligatorias en Educación No Escolar y otros tres - FAED, CPAN y CPTL - ofrecen la disciplina Prácticas Pedagógicas en Educación No Escuela. En suma, se observa que la Educación No Escolar ofrecida en la modalidad de Prácticas Curriculares Supervisadas tiene normas específicas, habilitando la organicidad y la obligatoriedad y cuando se ofrece como Práctica Pedagógica, se encuentra dispersa y desplazada en la matriz curricular.
Palavras-chave: Pedagogia
Pedagogy
Estágio curricular
Supervisory training
Prática pedagógica
Educational practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: BARTH, Fláubertt Odevanir Couto. A Formação de pedagogos para atuar na educação não escolar nos cursos de licenciatura em pedagogia da UFMS: o estágio e a prática. 2022. 279 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5485
Data do documento: 10-Fev-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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