Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5486
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Kellcia Rezende-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7169364895636739pt_BR
dc.contributor.referee1Scaff, Elisângela Alves da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5361997694984880pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Andréia Vicência Vitor-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5827077664514451pt_BR
dc.creatorBasta, Leandro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9271172153866808pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-02T15:23:01Z-
dc.date.available2023-05-02T15:23:01Z-
dc.date.issued2022-06-07-
dc.identifier.citationBASTA, Leandro. A Gestão da rede municipal de educação de Naviraí-MS no contexto da pandemia de Covid-19. 2022. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5486-
dc.description.abstractAt the end of 2019, in China, the first cases of the spread of the virus were identified. Covid-19 (Sars-CoV-2). In March 2020 the World Health Organization (WHO) declared the spread of the virus as a pandemic, since in several countries in the world, thousands of cases were already counted. The situation of the pandemic caused by the Covid-19 required a series of social isolation measures to try to stop the high rate of contagious. Among the actions, within the scope of educational institutions, at first in educational institutions in Brazil, face-to-face activities were suspended. Thus, in education, as actions from social distancing of teaching to the adoption of new ways and learning, as well as the adaptation of face-to-face teaching to the remote format. In this scenario, this study adjustments as the management of the implementation of remote teaching in the Municipal Network took place Education in Naviraí-MS. The research methodology was supported by a quantitative-qualitative approach with a focus on literature and documents. The usage time was on March 17, 2020, date of publication of the decree establishing remote classes in REME, on August 9, 2021, date of publication of the decree on the return of face-to-face classes in the hybrid format until the end of 2021 academic year. Use a content data analysis. Despite the findings of the present study that were supported by data from bibliographic and documentary research, it is highlight the need to contribute to the development of the phenomenon by carrying out investigation in the field, because the doors of investigation are located to work directly with teachers and other education professionals, in the sense that, from their perspectives, experiences and pedagogical practices experienced in these times of pandemic how much this process entailed more work and laid bare another facet of inequality, which is digital inequality. In view of above, it is expected to contribute from the development of this research to the analysis of the context of education management in Naviraí-MS in exceptional times and that the data identified and analyzed here can be used not only by the scientific community, but mainly, by the management and school community of the municipality.en
dc.description.resumoNo fim de 2019, na China, foi identificado os primeiros casos da disseminação do vírus de Covid-19 (Sars-CoV-2). Em março de 2020 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a referida disseminação do vírus como uma pandemia, uma vez que em vários países do mundo já se contabilizava milhares de casos. A situação da pandemia provocada pelo Covid-19 exigiu uma série de medidas de isolamento social para tentar frear o alto índice de contágio. Dentre as ações, no âmbito das instituições de ensino, num primeiro momento no Brasil, ocorreu a suspensão das atividades presenciais. Desse modo, na educação, as medidas de distanciamento social impuseram a adoção de novas formas de ensino e aprendizagem, bem como a adaptação do ensino presencial ao formato remoto. Nesse cenário, este estudo analisou como se deu a gestão da implementação do ensino remoto na Rede Municipal de Educação de Naviraí-MS. A metodologia da pesquisa foi respaldada pela abordagem quanti-qualitativa com foco na pesquisa bibliográfica e documental. O recorte temporal utilizado foi de 17 de março de 2020, data de publicação do decreto que institui as aulas remotas na REME, a 09 de agosto de 2021, data de publicação do decreto que dispõe sobre o retorno das aulas presenciais no formato híbrido até o fim do ano letivo de 2021. Para o tratamento dos dados recorreu-se a análise de conteúdo. Em que pese os achados do presente estudo que foram respaldados por dados provenientes da pesquisa bibliográfica e documental, cabe destacar a necessidade para contribuir no desvelamento do fenômeno a realização de investigações em campo, pois se encontram abertas as portas da investigação para se trabalhar diretamente com os/as professores/as e demais profissionais da educação, no sentido de que, a partir de seus olhares, experiências e práticas pedagógicas experimentadas nesses tempos de pandemia poderão indicar o quanto esse processo acarretou mais trabalho e desnudou uma outra faceta da desigualdade, que é a desigualdade digital. Diante do exposto, espera-se contribuir a partir do desenvolvimento dessa pesquisa para a análise do contexto da gestão da educação de Naviraí-MS em tempos excepcionais e que os dados aqui identificados e analisados possam ser utilizados não só pela comunidade científica, mas, principalmente, pela gestão e comunidade escolar do município.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-05-02T15:23:01Z No. of bitstreams: 1 LeandroBasta.pdf: 1735118 bytes, checksum: f43cb796077c2e80865b82aa70b4fcf8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-02T15:23:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LeandroBasta.pdf: 1735118 bytes, checksum: f43cb796077c2e80865b82aa70b4fcf8 (MD5) Previous issue date: 2022-06-07en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectEducational managementen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducational policyen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA Gestão da rede municipal de educação de Naviraí-MS no contexto da pandemia de Covid-19pt_BR
dc.title.alternativeThe management of the municipal education network of Naviraí-MS in th context of the Covid-19 pandemicen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeandroBasta.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.