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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Aline Maira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0119179612439892pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Thaise da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1166205157563886pt_BR
dc.contributor.referee2Rebelo, Andressa Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4949150813114673pt_BR
dc.contributor.referee3Martins, Morgana de Fátima Agostini-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9425072594458947pt_BR
dc.creatorAlmeida, Rodrigo Santos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2128400486405921pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-03T14:24:36Z-
dc.date.available2023-05-03T14:24:36Z-
dc.date.issued2022-08-09-
dc.identifier.citationALMEIDA, Rodrigo Santos de. Inclusão escolar nas aulas de Educação Física: revisão sistemática sobre a prática pedagógica dos professores. 2022. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5491-
dc.description.abstractOur study deals with inclusive pedagogical practices developed in regular school Physical Education classes. We aim to map and analyze the national and international scientific production that investigated inclusive pedagogical practices in physical education classes; systematize national and international studies on physical education teachers' pedagogical practices to promote the learning and development of students with disabilities and describe and analyze the findings of studies on the effectiveness of inclusive pedagogical practices in physical education classes. In order to achieve the proposed objectives, we conducted a literature search with a quantitative and qualitative approach through a systematic review, having as a data source scientific articles indexed in the database Web of Science. We organized and described all stages of the systematic review following the adopted framework. Eleven studies were considered eligible, according to the selection criteria used. For the thematic analysis, we divided the papers into two groups: in group one, five articles addressed intervention processes in the contexts investigated; in group two, six articles focused on gathering information from the participants. Among the results, we observed the abandonment of pedagogical practices centered on developing competencies and skills recruited in the content of sports modalities by practices that considered the diversity of needs and the promotion of multiple strategies to meet them. All five studies gathered in group one showed success in the interventions; the practical performance of teachers was transformed, positively changing the schooling indicators of the target audience of Special Education during Physical Education classes. On the other hand, we recognize that, in some studies, the schooling of the target public of Special Education did not happen effectively. In this study, collaboration among researchers and teachers, among teachers themselves, among teachers and students, and even parents collaborated to the promotion of favorable learning contexts in which everyone felt safe to advance in the paradigm shift that understands the classroom as being diverse and heterogeneous, and the specificities of students are taken into consideration and diversity is celebrated.en
dc.description.resumoNosso estudo trata das práticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas nas aulas de Educação Física em escolas regulares. Buscamos mapear e analisar a produção científica nacional e internacional que investigou as práticas pedagógicas inclusivas nas aulas de Educação Física escolar; sistematizar estudos nacionais e internacionais sobre as práticas pedagógicas de professores de Educação Física com vistas a promoção da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos com deficiência; descrever e analisar os resultados encontrados pelos estudos sobre a efetividade de práticas pedagógicas inclusivas nas aulas de Educação Física; identificar práticas pedagógicas que promovam a participação e o aprendizado dos alunos com deficiência em classes comuns do ensino regular. Para alcançarmos os objetivos propostos, realizamos uma pesquisa bibliográfica de abordagem quantitativa e qualitativa, por meio de revisão sistemática, tendo como fonte de dados artigos científicos indexados na base de dados Web of Science. Organizamos e descrevemos todas as etapas da revisão sistemática em conformidade com o referencial adotado. 11 estudos foram considerados elegíveis de acordo os critérios de seleção empregados. Para análise temática, dividimos os artigos divididos em dois grupos: no grupo um, cinco artigos em abordaram processos de intervenção nos contextos investigados; no grupo dois, seis artigos que se debruçaram em reunir informações junto aos participantes. Observamos entre os resultados o abandono de práticas pedagógicas que estavam centradas no desenvolvimento de competências e habilidades recrutadas nos conteúdos de modalidades esportivas, por práticas que consideravam a diversidade de necessidades e promoção de múltiplas estratégias para atendê-las. Todas as cinco pesquisas reunidas no grupo um demonstraram sucesso nas intervenções, a atuação prática dos professores foi transformada, alterando positivamente os indicadores de escolarização dos alunos público-alvo da Educação Especial durante as aulas de Educação Física. Por outro lado, reconhecemos que, em alguns estudos, a escolarização dos alunos público-alvo da Educação Especial não acontecia de maneira efetiva. A colaboração entre pesquisadores e professores, entre professores, entre professores e alunos ou mesmo aquela reclamada pelos pais, contribuiu para a promoção de um contexto favorecedor de aprendizagem, em que todos se sentiram seguros para avançar na mudança de paradigma que compreende a sala de aula como sendo diversa e heterogênea, na qual as especificidades dos alunos são consideradas e a diversidade é celebrada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-05-03T14:24:36Z No. of bitstreams: 1 RodrigoSantosdeAlmeida.pdf: 1385374 bytes, checksum: 13a12c89d46a83fdc4759ad1306c9f63 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-03T14:24:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RodrigoSantosdeAlmeida.pdf: 1385374 bytes, checksum: 13a12c89d46a83fdc4759ad1306c9f63 (MD5) Previous issue date: 2022-08-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática pedagógica inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive Pedagogical Practiceen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.subjectBibliographical researchen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleInclusão escolar nas aulas de Educação Física: revisão sistemática sobre a prática pedagógica dos professorespt_BR
dc.title.alternativeSchool inclusion in Physical Education classes: systematic review of teachers' pedagogical practiceen
dc.title.alternativeInclusión escolar en las clases de Educación Física: revisión sistemática de la práctica pedagógica de los docenteses
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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