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Tipo: Dissertação
Título: Percepções de diretores escolares sobre formação no município de Dourados/MS: relação entre saberes e práticas
Título(s) alternativo(s): Perceptions of school directors about training in the municipality of Dourados/MS: relationship between knowledge and practices
Autor(es): Nascimento, Taynara Tavares do
Primeiro Orientador: Perboni, Fabio
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Marcelo Soares Pereira da
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Andréia Vicência Vitor
Resumo: O trabalho em tela está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). À linha de pesquisa de Políticas e Gestão da Educação e ao Grupo de Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE). A pesquisa está associada ao projeto “Concepções dos Diretores das Escolas de Educação Básica de Dourados sobre a Gestão Escolar”. O presente trabalho objetivou analisar o perfil formativo e as percepções de diretores escolares acerca da formação inicial e continuada direcionada a gestão escolar relacionadas a sua atuação no município de Dourados/MS assim como verificar a existência de ações no município de formação para estes profissionais. Intenciona-se identificar elementos da formação continuada que contribuem para a atuação dos gestores. A pesquisa tem abordagem qualitativa e o caminho metodológico adotado foi bibliográfico, documental e de campo através de entrevistas com os diretores das escolas selecionadas. Foram entrevistados oito diretores de escolas urbanas. Quanto ao perfil formativo, verificou-se que a maioria dos profissionais tem como formação inicial o curso de Pedagogia, com experiências de no mínimo dez anos e atuantes por toda trajetória profissional na escola em que tem na função de diretores escolares, o que demonstra a necessidade de proximidade com a comunidade escolar. Constatou-se que os diretores escolares consideram que a formação inicial permite conhecimentos básicos sobre a função, sendo estes apreendidos na pratica. A formação continuada é percebida como fundamental e uma demanda dos diretores, por formações que abordem temáticas pertinentes a realidade local, como questões administrativas e pedagógicas. Constata-se dessa forma, que embora os diretores tenham a percepção da necessidade de formações continuadas direcionadas a gestão escolar, não existe no município uma política de formação para estes profissionais. Dessa forma, as aprendizagens da função ocorrem na prática e em buscas individuais por formação.
Abstract: This paper is related to the Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) of the Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), to the research line of Policies and Education Management and to the Grupo de Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE). The research is also associated with the project “Concepções dos Diretores das Escolas de Educação Básica de Dourados sobre a Gestão Escolar”. This paper aimed to analyze the academic education profile and the perceptions for school principals about the initial and continuing education directed to school management, related to their performance in the municipality of Dourados/MS, as well as to verify the existence of actions in the municipality of education for these professionals. It is intended to identify elements of continuing education that contribute to the performance of principals. The research has a qualitative approach and the methodological path adopted was bibliographic, documentary and fieldwork through interviews with the principals of the selected schools. Eight principals of urban schools were interviewed. As for the academic education profile, it was found that most professionals have the Pedagogy course as their initial education, with experiences of at least ten years and active throughout their professional career in the school where they have the function of school principals, which demonstrates the need for proximity to the school community. It was found that school principals consider that initial academic education allows basic knowledge about the function, which is learned in practice. Continuing education is perceived as fundamental and a demand from principals, for education that addresses themes relevant to the local reality, such as administrative and pedagogical issues. Thus, it appears that although the principals have the perception of the need for continuing education aimed at school management, there is no education policy in the municipality for these professionals. In this way, the learning of the function occurs in practice and in individual searches for training.
Palavras-chave: Diretores escolares
School principals
Gestão escolar
School administration
Formação continuada
Continuing education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: NASCIMENTO, Taynara Tavares do. Percepções de diretores escolares sobre formação no município de Dourados/MS: relação entre saberes e práticas. 2022. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5493
Data do documento: 1-Jul-2022
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