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Tipo: Dissertação
Título: Música e vivências espaciais: uma análise a partir de estudantes de Dourados (MS)
Título(s) alternativo(s): Music and spatial experiences: an analysis based on students from Dourados (MS)
Autor(es): Ribeiro, Karen Miyasato
Primeiro Orientador: Nunes, Flaviana Gasparotti
metadata.dc.contributor.referee1: Dozena, Alessandro
metadata.dc.contributor.referee2: Goettert, Jones Dari
metadata.dc.contributor.referee3: Mondardo, Marcos Leandro
Resumo: Esta pesquisa envolve um estudo sobre Geografia e música. Partimos do entendimento de que a arte e a ciência geográfica podem ter um diálogo interessante, pois a arte tem capacidade de potencializar questões sensíveis e humanísticas da Geografia, mobilizadando o pensamento espacial. O objetivo da pesquisa foi analisar e compreender como as preferências musicais dos estudantes se relacionam ou interferem nas suas vivências espaciais. Ao considerar a música, deve-se atentar também para os significados, os símbolos, os sons e os devires que a mesma provoca no corpo, no território e no espaço. Buscamos refazer o trajeto das pesquisas geográficas acerca da música no Brasil e seus inspiradores, assim como trazer autores recentes que fomentam o debate geomusical na ciência geográfica. Além das reflexões teóricas sobre as relações entre Geografia e música, foi aplicado um questionários em duas instituições de ensino básico da cidade de Dourados (MS) sendo uma privada e a outra pública, contendo questões relacionadas à música, buscando identificar quais músicas, quais artistas e os gêneros musicais têm sido escutados pelos estudantes, com a ideia de compreender as relações entre a música e as espacialidades vivenciadas pelos mesmos. A partir dos resultados, podemos afirmar que a música, para os estudantes, possui significado de uma linguagem do múltiplo, principalmente como algo subjetivo e imaterial que com sua intensidade torna audíveis forças internas de um determinado espaço-tempo e que marcam suas vivências nesse espaço.
Abstract: This research involves a study on Geography and music. We start from the understanding that art and geographic science can have an interesting dialogue, as art has the ability to enhance sensitive and humanistic issues of Geography, mobilizing spatial thinking. The objective of the research was to analyze and understand how the students' musical preferences are related to or interfere with their spatial experiences. When considering music, one should also pay attention to the meanings, symbols, sounds and becomings that it provokes in the body, in the territory and in space. We seek to retrace the path of geographic research on music in Brazil and its inspirers, as well as bringing recent authors who foment the geomusical debate in geographic science. In addition to theoretical reflections on the relationship between Geography and music, a questionnaire was applied in two basic education institutions in the city of Dourados (MS), one private and the other public, containing questions related to music, seeking to identify which songs, which artists and musical genres have been listened to by students, with the idea of understanding the relationship between music and the spatialities experienced by them. Based on the results, we can say that music, for students, has the meaning of a language of multiples, mainly as something subjective and immaterial that, with its intensity, makes internal forces audible in a given spacetime and that mark their experiences in that space.
Palavras-chave: Geografia
Geography
Música
Music
Vivências espaciais
Spatial experiences
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Geografia
Citação: RIBEIRO, Karen Miyasato. Música e vivências espaciais: uma análise a partir de estudantes de Dourados (MS). 2023. 83 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5497
Data do documento: 15-Dez-2023
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