Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/556
Tipo: Dissertação
Título: Glicemia capilar casual e fatores associados em mulheres indígenas do município de Dourados, MS, Brasil
Autor(es): Freita, Glênio Alves de
Primeiro Orientador: Souza, Maria Cristina Corrêa de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Lima, Rosangela da Costa
Resumo: Para contribuir com a epidemiologia das doenças crônicas não transmissíveis na população indígena, realizou-se um estudo transversal com as mulheres indígenas das aldeias Bororó e Jaguapiru do município de Dourados, MS, Brasil, cujo objetivo foi determinar a prevalência de glicemia casual alterada. Foram investigadas 385 mulheres com idade entre 18 e 59 anos. Foram excluídas mulheres não indígenas que residiam nas aldeias e gestantes. A coleta de dados ocorreu entre junho a outubro de 2013 e um questionário padronizado foi utilizado para coletar informações sobre o nível socioeconômico, demográfico, hábitos de vida, medidas antropométricas (peso, estatura, circunferência da cintura), pressão arterial e glicemia capilar casual. Para análise estatística foi utilizado o teste Kruskall Wallis e Mann Whitney para comparação das medianas e a associação entre a glicemia capilar casual e as variáveis através do modelo linear generalizado. A prevalência de glicemia casual alterada foi de 3,6%. A mediana de glicemia foi de 106 mg/dL. O uso de medicamentos para DM foi referido por 5,5% das mulheres. Dentre as mulheres que apresentaram glicemia casual alterada, 42,8% não faziam uso de medicações para DM. A glicemia capilar casual esteve alterada em 38,1% das mulheres que faziam uso de medicamentos para DM. No modelo linear generalizado a glicemia capilar casual esteve associada á idade e ao uso de medicamentos para DM. A prevalência de glicemia capilar casual alterada foi superior ao da população indígena nacional. Os resultados demonstram a necessidade de acompanhamento desta população indígena, com o objetivo de prevenir a ocorrência de distúrbios metabólicos.
Palavras-chave: Povos indígenas (Dourados, MS)
Indigenous peoples (Dourados, MS)
Glicemia
Glycaemia
Povos indígenas - saúde
Indigenous peoples - health
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Ciências da Saúde
Citação: FREITAS, Glênio Alves de. Glicemia capilar casual e fatores associados em mulheres indígenas do município de Dourados, MS, Brasil. 2014. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/556
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GlenioAlvesdeFreitas.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.