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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação do sistema de microdrenagem do terminal rodoviário de Dourados – MS
Título(s) alternativo(s): Assessment of the microdrainage system of the bus terminal in Dourados, Mato Grosso do Sul
Autor(es): Oliveira, Janaina Nobre de
Primeiro Orientador: Walz, Leonardo da Rosa
metadata.dc.contributor.referee1: Altran, Daniele Araujo
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Liliane Rodrigues Congro da
Resumo: Na construção de sistemas de microdrenagem a nível de loteamento, ou de uma rede primária urbana, pode-se utilizar o método racional para a determinação da vazão máxima de projeto em bacias menores que 2 km². O presente trabalho apresenta um estudo de caso realizado em toda a quadra do terminal rodoviário de Dourados - MS, e possui o objetivo de analisar a condição e a capacidade do sistema de drenagem de água pluvial do local, para assim, caso o sistema não esteja impedindo o alagamento, propor uma solução. Logo, foi realizado visitas in loco e por meio de anotações e fotografias tiradas do local, além de medições, foram coletadas as seguintes informações: a localização, o estado, o tipo e as medidas das bocas de lobo e a posição geográfica do local de estudo. Dessa forma, obteve-se que a vazão de projeto é de 7,56 m³/s, a vazão que as bocas de lobo são capazes de veicular é de 9,61 m³/s e a vazão reduzida devido a resíduos sólidos entupindo as bocas coletoras é de 5,16 m³/s. Ademais, foi observado que a maioria das bocas de lobo possuíam resíduos sobre ou dentro delas, e foram encontradas bocas coletoras danificadas e com parte das grades faltando. Portanto, conclui-se que o sistema de microdrenagem do local não é capaz de captar toda a vazão de água pluvial gerada em fortes chuvas, e a fim de se impedir o alagamento do local é recomendável a limpeza periódica dos dispositivos de microdrenagem.
Abstract: In the construction of microdrainage systems at the neighborhood level, or of a primary urban network, the rational method can be used to determine the maximum design flow rate in basins smaller than 2 km². This paper presents a case study conducted throughout the block of the bus terminal in Dourados - MS, and aims to analyze the condition and capacity of the site's stormwater drainage system. Therefore, if the system is not preventing flooding, a solution will be proposed. Thus, on-site visits were carried out and through notes and photographs taken from the site, as well as measurements, the following information was collected: the location, condition, type, and dimensions of the storm drains, and the geographical position of the study place. Accordingly, it was found that the design flow rate is 7.56 m³/s, the flow rate that the storm drains can convey is 9.61 m³/s, and the reduced flow rate due to solid waste clogging the storm drains is 5.16 m³/s. Moreover, it was observed that most of the storm drains had waste on or inside them, and damaged storm drains were found with some of the grates missing. Therefore, it was concluded that the microdrainage system at the site is not capable of capturing all the stormwater flow generated in heavy rains, and in order to prevent flooding of the area, it is recommended to periodically clean the microdrainage devices.
Palavras-chave: Drenagem
Drainage
Água pluvial
Rainwater
Inundação
Flooding
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: OLIVEIRA, Janaina Nobre. Avaliação do sistema de microdrenagem do terminal rodoviário de Dourados – MS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5576
Data do documento: 17-Abr-2023
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