Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Vinicius Carrijo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4793005861007015pt_BR
dc.contributor.referee1Camparotti, Carlos Eduardo Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7236941414013793pt_BR
dc.contributor.referee2Moraes, Katherine Kaneda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8018778062402678pt_BR
dc.creatorSilva, Dárquila Mariana Matheus-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4712115058342067pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-14T13:42:54Z-
dc.date.available2023-07-14T13:42:54Z-
dc.date.issued2021-06-07-
dc.identifier.citationSILVA, Dárquila Mariana Matheus. Gerenciamento de projetos para análise e melhoria: estudo de caso em uma empresa de serviços do setor de energia solar. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5610-
dc.description.abstractThe continuous improvement of a process is essential to eliminate failures, promote higher quality and lower costs in companies. For this it is necessary to know the processes in detail, in addition to making it easier to identify certain problems, it brings a quick solution. The objective of this study was to analyze the project management in a company that sells photovoltaic systems, where the mapping was applied in the process of commercialization, projection and installation of a system, and then an analysis of the process was carried out together with its suggestions that promote improvements. The present work can be classified as an exploratory case study with a qualiquantitative approach, where for its preparation it relied on tools and methodologies such as 5W1H, process mapping and modeling through business process management (BPM), and the method of critical-technical path of program evaluation and review (PERTCPM), in order to avoid or minimize activities that waste time. Through the application of these tools, it became possible to identify points of improvement, in addition to determining the critical path of the process, its bottleneck and minimum time to completion of 76 days, with a 74% chance of being completed in a shorter time. It is concluded that the research contributed to improvements, involving better dynamization among those involved in the process and standardization, all of which impacted not only on the quality of the service provided, but also on customer satisfaction.en
dc.description.resumoO aperfeiçoamento contínuo de um processo é fundamental para eliminar falhas, promover maior qualidade e menor custo nas empresas. Para isso é necessário conhecer os processos detalhadamente, além de trazer mais facilidade em identificar determinados problemas, traz rapidez na solução. O objetivo desse estudo foi analisar o gerenciamento de projeto em uma empresa que comercializa sistemas fotovoltaicos, onde foi aplicado o mapeamento no processo de comercialização, projeção e instalação de um sistema, sendo então realizada uma análise do processo juntamente com suas sugestões que promovam melhorias. O presente trabalho pode ser classificado como um estudo de caso exploratório de abordagem qualiquantitativa, onde para sua elaboração contou com auxílio de ferramentas e metodologias como 5W1H, mapeamento e modelagem de processos por meio de gerenciamento de processos de negócios (BPM), e método do caminho criticotécnica de avaliação e revisão de programas (PERT-CPM), a fim de evitar ou minimizar atividades que desperdiçam tempo. Por meio da aplicação destas ferramentas, tornou-se possível, identificar pontos de melhoria, além de determinar o caminho crítico do processo, seu gargalo e tempo mínimo para conclusão de 76 dias, com chances de 74% de ser finalizado em um menor tempo. Conclui-se que a pesquisa contribuiu para melhorias, envolvendo a melhor dinamização entre os envolvidos no processo e padronização, tudo isso impactando não somente na qualidade do serviço prestado, mas também, na satisfação do cliente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-07-14T13:42:54Z No. of bitstreams: 1 DárquilaMarianaMatheusSilva.pdf: 1004077 bytes, checksum: 98b59937a36528eab7b08c2ba688dc78 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-14T13:42:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DárquilaMarianaMatheusSilva.pdf: 1004077 bytes, checksum: 98b59937a36528eab7b08c2ba688dc78 (MD5) Previous issue date: 2021-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMapeamento de processospt_BR
dc.subjectProcess mappingen
dc.subjectGestão de projetospt_BR
dc.subjectProject managementen
dc.subjectEnergia fotovoltaicapt_BR
dc.subjectPhotovoltaic energyen
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.titleGerenciamento de projetos para análise e melhoria: estudo de caso em uma empresa de serviços do setor de energia solarpt_BR
dc.title.alternativeProject management for analysis and improvement: case study in a service company in the solar energy sectoren
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DárquilaMarianaMatheusSilva.pdf980,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.