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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Rogério da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0122947944343507pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Márcio Rogério-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6859176963189141pt_BR
dc.contributor.referee3Silveira, Wagner da-
dc.contributor.referee3LattesWagner da Silveirapt_BR
dc.creatorBertoti, Mattheus Augusto Bonaldo-
dc.date.accessioned2023-07-19T13:49:03Z-
dc.date.available2023-07-19T13:49:03Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.citationBERTOTI, Mattheus Augusto Bonaldo. As Novas Diretrizes Curriculares nacionais do curso de graduação em engenharia: fatores que levaram a sua elaboração e sua aplicação no ensino remoto. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5621-
dc.description.abstractTechnological and socio-environmental innovations in recent years, it makes the job market demand a new profile of professionals, and therefore, to create these new professionals, the traditional educational systems need to be revised. Based on this, the National Education Board published in 2019 the new National Curricular Guidelines for Engineering Courses. Sometime after the publication, the Covid-19 pandemic forced Education Institutions to adopt remote education systems to continue their activities. In this context, this work seeks to present these new guidelines, analyzing the main change points concerning the previous guidelines, the data regarding the quality of education indicators and evasion rate to understand the reasons that led to the elaboration of the new guidelines, and how the remote activities developed to contemplate what is proposed by these new guidelines. For this, qualitative descriptive observational research was carried out, using bibliographical research, documentary research, and case study. It was found, through the analysis of dropout and teaching quality indicators, that there is a high evasion rate in engineering undergraduate courses and low student performance in the National Student Performance Exam, validating the need for new guidelines needed. Despite the Covid-19 pandemic complicate the implementation of the new guidelines, the case study presented showed that, even during this challenging period, it was possible to develop projects in line with what was proposed by the new guidelines.en
dc.description.resumoAs inovações tecnológicas e socioambientais ao longo dos últimos anos fizeram com o mercado passasse a requerer um novo perfil de profissionais, e, portanto, para formar esses novos profissionais, os sistemas educacionais tradicionais precisam ser revistos. Nesse contexto, o Conselho Nacional de Educação publicou em 2019 as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Pouco tempo após essa publicação, a pandemia do Covid-19 obrigou as Instituições de Ensino a adotarem sistemas de ensino remoto. Nesse âmbito, este trabalho busca apresentar essas novas diretrizes, analisando os fatores que levaram a sua elaboração e verificando se as atividades desenvolvidas remotamente contemplam o proposto pelas novas diretrizes. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva observacional, utilizando-se de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e estudo de caso. Constatou-se, através da análise dos indicadores de evasão e de qualidade de ensino, que há uma alta taxa de evasão nos cursos de graduação em engenharia e um baixo desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho do Estudante, validando a necessidade das novas diretrizes necessárias. Apesar da Pandemia do Covid-19 ter prejudicado a implementação das novas diretrizes, o estudo de caso apresentado mostrou que, mesmo durante esse período desafiador, foi possível desenvolver projetos consoantes ao proposto pelas novas diretrizes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-07-19T13:49:03Z No. of bitstreams: 1 MattheusAugustoBonaldoBertoti.pdf: 1196756 bytes, checksum: 109d35004080471dc21dd75743fb8a8a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-19T13:49:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MattheusAugustoBonaldoBertoti.pdf: 1196756 bytes, checksum: 109d35004080471dc21dd75743fb8a8a (MD5) Previous issue date: 2021-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino - metodologiapt_BR
dc.subjectTeaching - methodologyen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectCivil engineeringen
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.titleAs Novas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em engenharia: fatores que levaram a sua elaboração e sua aplicação no ensino remotopt_BR
dc.title.alternativeThe New National Curricular guidelines for engineering undergraduate course: factors that led to its elaboration and its application in remote learningen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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