Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5629
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vergara, Walter Roberto Hernández-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3439095738842847pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Fabio Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0722151912399852pt_BR
dc.contributor.referee2Cachuté, Liomar de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6663381399445852pt_BR
dc.creatorOliveira, Vinícius Romero de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3389910104515865pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-20T15:00:00Z-
dc.date.available2023-07-20T15:00:00Z-
dc.date.issued2021-09-02-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Vinícius Romero de. Plano de negócios de uma hamburgueria. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5629-
dc.description.abstractThis study aims to develop a business plan for a hamburger shop in Dourados. It is known that the business plan is an important tool for the entrepreneur, because planning is crucial when making the decision to open a new business. Therefore, the bibliographical reference for structuring the model was analyzed, divided into three main parts: marketing, operational and financial plan. On the marketing plan, a market analysis was carried out to obtain data regarding the target audience, competitors and suppliers, in order to establish the necessary strategies for preparing the sales projection, in addition to the 4 P's approach: product, place, price and promotion. The operational plan presented the physical location of the establishment and the physical arrangement of the entire production process, with the objective of determining production costs for all subsequent calculations. Finally, a financial plan was executed to project the feasibility of the future enterprise, calculating the initial investment and applying financial indicators (VPL, TIR, Payback) in the reports generated from the sales projection (Profit Statement, Cash Flow, Balance Sheet). It was concluded that all objectives were achieved, with a VPL of R$619,423.45, TIR of 107% and 1.9-year payback, which demonstrates the financial feasibility of opening the burger shop, being able to obtain back the financial investment and meet all demands from the hamburger market share.en
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo elaborar um plano de negócios de uma hamburgueria na cidade de Dourados. Sabe-se que o plano de negócios é uma importante ferramenta para o empreendedor, pois o planejamento é crucial na tomada de decisão para abertura de um novo negócio. Visto isso, foi realizado a referência bibliográfica para estruturação do modelo, dividindo-se em três partes principais: plano de marketing, operacional e financeiro. No plano de marketing realizou-se uma análise de mercado para obtenção de dados referentes ao público alvo, concorrentes e fornecedores, de modo a estabelecer as estratégias necessárias para elaboração da projeção de vendas, além da abordagem dos 4P’s: produto, praça, preço e promoção. O plano operacional retratou a localização física do estabelecimento e o arranjo físico de todo o processo produtivo, com o objetivo de determinar os custos de produção para todos os cálculos posteriores. Por fim, foi realizado o plano financeiro para projetar a viabilidade do futuro empreendimento, calculando o investimento inicial e aplicando indicadores financeiros (VPL, TIR, Payback) nos relatórios gerados a partir da projeção de vendas (Demonstrativo de resultado, Fluxo de Caixa e Balanço Patrimonial). Conclui-se que todos os objetivos foram atingidos, com VPL de R$619.423,45, TIR de 107% e Payback de 1,9 anos, o que demonstra a viabilidade financeira para abertura da hamburgueria obtendo-se o retorno do investimento e atendendo toda demanda da fatia de mercado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-07-20T15:00:00Z No. of bitstreams: 1 ViníciusRomerodeOliveira.pdf: 1880503 bytes, checksum: 3d19641a626207da14eb584efdf1ec78 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-20T15:00:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ViníciusRomerodeOliveira.pdf: 1880503 bytes, checksum: 3d19641a626207da14eb584efdf1ec78 (MD5) Previous issue date: 2021-09-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlano de negóciospt_BR
dc.subjectBusiness planen
dc.subjectAnálise de mercadopt_BR
dc.subjectMarket analysisen
dc.subjectViabilidade econômicapt_BR
dc.subjectEconomic viabilityen
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.titlePlano de negócios de uma hamburgueriapt_BR
dc.title.alternativeBusiness plan of a hamburguer restauranten
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ViníciusRomerodeOliveira.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.