Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5666
Tipo: Tese
Título: Múltiplos percursos entre fronteiras Brasil e Paraguai: artefatos e imagens-trilhas com sentidos espaciais em Sanga Puitã e Zanja Pytá
Título(s) alternativo(s): Múltiples recorridos entre fronteras Brasil y Paraguay: artefactos e imágenes-sendas con sentidos espaciales en Sanga Puitã y Zanja Pytá
Multiple paths between the Brazil and Paraguay borders: artifacts and images-trails with spacial meanings in Sanga Puitã and Zanja Pytá
Autor(es): Silva, Midiane Scarabeli Alves Coelho da
Primeiro Orientador: Goettert, Jones Dari
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, Flaviana Gasparotti
metadata.dc.contributor.referee2: Mota, Juliana Grasiéli Bueno
metadata.dc.contributor.referee3: Colman, Rosa Sebastiana
metadata.dc.contributor.referee4: Ferrari, Maristela
Resumo: Para refletirmos sobre as potencialidades de multiplicidades e possibilidades em vidas é vital não restringir, não estabelecer formas exatas e não concluir as trajetórias, pois multiplicar-se não dispõe de unicidades em entradas ou saídas, ou em fechamentos de estratificações. Nesta perspectiva, o crescimento poliforme de ideias que são apresentadas nessa pesquisa tem a intenção de trilhar linhas de considerações sobre os entrelaços entre geografia, fronteira, fotografia, gentes e artefatos, como também das implicações e envolvimentos que estes nós podem gerar em direções múltiplas de possibilidades em linhas de fronteira entre Sanga Puitã (Brasil) e Zanja Pytá (Paraguai). Tal motivação para inspirações dessas ideias se deu pelas fotografias realizadas durante os trabalhos de campo na fronteira internacional, mais especificamente durante o trajeto percorrido em Salto del Guairá, Ciudad del Este e Foz do Iguaçu, e, posteriormente, na fronteira entre Sanga Puitã e Zanja Pytá. Diante disso, ao trilhar esses percursos pensou-se nas micro e macro ocorrências que transcorrem nos contínuos movimentos, nas colmeias de atividades, nos artefatos e nas intensidades de multiplicidades condensadas em fronteiras. E justamente nessas explosões de possibilidades em interpretações que é a intenção para o momento, ou seja, considerarmos as fronteiras como um número infinito de linhas e interpor às diversas árvores plantadas de certezas a fim de compreender os sentidos espaciais nas multiplicidades em processos. Neste sentido, é potencial considerarmos as fronteiras e seus devires em vidas através dos sujeitos moradores e suas fotografias, poesias, músicas, afetos, religiosidades e memórias. Com isso, dialogarmos com as artes, geografias, histórias e filosofias dessas gentes é salutar para promovermos aberturas de interpretações sobre as linhas de fronteiras entre Brasil e Paraguai. Assim, além dos registros fotográficos realizados em diferentes nós fronteiriços, aprofundamos nos artefatos que contemplam a visibilidade de uma porção geográfica fronteiriça que não há muitos estudos que evidenciem esses sujeitos moradores brasiguaios e os seus sentidos espaciais. Portanto, diante das situações de fronteiras atravessadas por viagenstrilhas, pode-se afirmar que os materiais que compõem o mundo não existem como objetos do mundo material, mas eles ocorrem, sendo que as propriedades dos materiais constituídos de um ambiente não são a essência das coisas, contudo, são processuais e relacionais.
Abstract: In order to reflect on the potentialities of multiplicities and possibilities in lifes, it is essential not to restrict, not to establish exact forms and not to conclude trajectories, for to multiply does not entail singularities in entries or exits, nor in the closure of stratifications. In this perspective, the poliform growth of ideas that are presented in this research intends to trail lines of considerations about the interconnections between geography, borders, photography, people and artifacts, as well as the implications and involvements that these knots can generate in multiple directions of possibilities along the borderlines between Sanga Puitã (Brazil) and Zanja Pytá (Paraguay). Such motivation for inspirations of these ideas stems from the photographs taken during fieldwork at the international border, more specifically during the journey through Salto del Guairá, Ciudad del Este and Foz do Iguaçu, and, later on, at the border between Sanga Puitã and Zanja Pytá. Consequently, while following these paths, it was thought about micro and macro occurrences that unfold in continuous movements, in hives of activities, in artifacts, and in intensities of multiplicities condensed in borders. It is precisely in these explosions of possibilities in interpretations that is the intention for the moment, in other words, to consider the borders as an infinite number of lines and interpose them to the various trees planted with certainties in order to understand the spatial meanings within the multiplicities in processes. In this sense, it is potential to consider borders and their becomings in lives through the resident subjects and their photographs, poems, music, affections, religious beliefs and memories. Therefore, engaging in dialogue with the arts, geographies, histories, and philosophies of these people is healthy to promote openings of interpretations about the borderlines between Brazil and Paraguay. Thus, in addition to the photographic records taken at different border knots, we delve into the artifacts that contemplate the visibility of a geographic border portion that there are not many studies that highlight these resident subjects brasiguaios and their spatial meanings. Therefore, faced with border situations crossed by journeys-trails, it can be asserted that the materials that compose the world do not exist as objects of the material world, but they occur, and the properties of materials constituted by an environment are not the essence of things, however, they are procedural and relational.
Para reflexionar sobre las potencialidades de multiplicidades y posibilidades en vidas, es vital no restringir, no establecer formas exactas y no concluir las trayectorias, porque multiplicarse no dispone de unicidades en entradas o salidas, ni en cierres de estratificaciones. En esta perspectiva, el crecimiento poliforme de ideas que se presentan en esta investigación tiene la intención de recorrer líneas de consideraciones sobre los entrelazamientos entre geografía, frontera, fotografía, personas y artefactos, así como las implicaciones y envolvimientos que estos nudos pueden generar en múltiples direcciones de posibilidades en líneas de frontera entre Sanga Puitã (Brasil) y Zanja Pytá (Paraguay). Tal motivación para inspiraciones de estas ideas proviene de las fotografías tomadas durante los trabajos de campo en la frontera internacional, más específicamente durante el trayecto recorrido en Salto del Guairá, Ciudad del Este y Foz do Iguaçu, y, posteriormente, en la frontera entre Sanga Puitã y Zanja Pytá. Ante esto, al recorrer estos caminos se reflexionó sobre las micro y macro ocurrencias que transcurren en los movimientos continuos, en las colmenas de actividades, en los artefactos y en las intensidades de multiplicidades condensadas en las fronteras. Y precisamente en estas explosiones de posibilidades en interpretaciones radica la intención para el momento, es decir, considerar las fronteras como un número infinito de líneas e interponer entre los diversos árboles plantados de certezas para comprender los sentidos espaciales en las multiplicidades en procesos. En este sentido, es potencial considerar las fronteras y sus devenires en vidas a través de los sujetos residentes y sus fotografías, poesías, músicas, afectos, religiosidades y memorias. Por lo tanto, dialogar con las artes, geografías, historias y filosofías de estas personas es saludable para promover aperturas de interpretaciones sobre las líneas de frontera entre Brasil y Paraguay. Así, además de los registros fotográficos realizados en diferentes nudos fronterizos, profundizamos en los artefactos que contemplan la visibilidad de una porción geográfica fronteriza que no cuenta con muchos estudios que destaquen a estos sujetos residentes brasiguayos y sus sentidos espaciales. Por lo tanto, frente a situaciones de fronteras atravesadas por caminos de viajessendas, se puede afirmar que los materiales que componen el mundo no existen como objetos del mundo material, sino que ocurren, y las propiedades de los materiales que constituyen un entorno no son la esencia de las cosas, sino que son procesuales y relacionales.
Palavras-chave: Região de fronteira
Borderlands
Fotografia
Photography
Artefato
Artifacts
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Geografia
Citação: SILVA, Midiane Scarabeli Alves Coelho da. Múltiplos percursos entre fronteiras Brasil e Paraguai: artefatos e imagens-trilhas com sentidos espaciais em Sanga Puitã e Zanja Pytá. 2023. 206 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5666
Data do documento: 31-Mai-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MidianeScarabeliAlvesCoelhodaSilva.pdf18,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.