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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Hegemonia cultural e Hollywood: como o cinema contribuiu para a identidade cultural norte-americana se popularizar ao redor do mundo
Other Titles: Cultural hegemony and Hollywood: how cinema contributed to the popularization of American cultural identity around the world
Hegemonía cultural: cómo el cine contribuyó a popularizar la identidad cultural estadounidense en todo el mundo
metadata.dc.creator: Nassif, Karine Porto
metadata.dc.contributor.advisor1: Prado Filho, Carlos Roberto Staine
metadata.dc.contributor.referee1: Barasuol, Fernanda Barth
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Luciano Pereira Duarte
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o conceito de Hegemonia Cultural de Antonio Gramsci, apresentar como os EUA acabaram se tornando a maior potência mundial da indústria cinematográfica e quais foram as estratégias utilizadas para se manter no poder durante todo o século XX. Como o cinema contribuiu para que os EUA se tornassem uma referência para outros países, exportando sua identidade cultural, e quais as problemáticas que isso carrega. Através da produção cinematográfica, os EUA conseguiram impor sua visão de mundo e seus valores culturais como universais e legítimos, influenciando a maneira como as pessoas pensam e agem em todo o mundo. A Hegemonia Cultural norte-americana no cinema se manifesta na produção de filmes em inglês, que seguem as convenções narrativas, temáticas e estéticas americanas, reforçando a perspectiva dominante nos Estados Unidos. Essa hegemonia é alcançada por meio de instituições culturais como a mídia, a educação e a religião, que moldam as mentes das pessoas e fazem com que elas aceitem a visão de mundo norte-americana como a única possível.
Abstract: The objective of this paper is to analyze Antonio Gramsci's concept of Cultural Hegemony, present how the USA became the world's leading power in the film industry, and examine the strategies employed to maintain their dominance throughout the 20th century. It explores how cinema contributed to the USA becoming a reference point for other countries by exporting its cultural identity and the problematic aspects associated with it. Through film production, the USA managed to impose its worldview and cultural values as universal and legitimate, influencing the way people think and act worldwide. The American Cultural Hegemony in cinema is evident in the production of English-language films that adhere to American narrative, thematic, and aesthetic conventions, reinforcing the dominant perspective within the United States. This hegemony is achieved through cultural institutions such as media, education, and religion, which shape individuals' minds and lead them to accept the American worldview as the only possible one.
El objetivo de este trabajo es analizar el concepto de Hegemonía Cultural de Antonio Gramsci, presentar cómo Estados Unidos se convirtió en la potencia líder mundial en la industria cinematográfica y examinar las estrategias utilizadas para mantener su dominio a lo largo del siglo XX. Se explora cómo el cine contribuyó a que Estados Unidos se convirtiera en un punto de referencia para otros países al exportar su identidad cultural y las problemáticas asociadas a ello. A través de la producción cinematográfica, Estados Unidos logró imponer su visión del mundo y sus valores culturales como universales y legítimos, influenciando la forma en que las personas piensan y actúan en todo el mundo. La hegemonía cultural estadounidense en el cine se manifiesta en la producción de películas en inglés que siguen las convenciones narrativas, temáticas y estéticas estadounidenses, reforzando la perspectiva dominante dentro de Estados Unidos. Esta hegemonía se logra a través de instituciones culturales como los medios de comunicación, la educación y la religión, que moldean la mentalidad de las personas y las llevan a aceptar la visión del mundo estadounidense como la única posible.
Keywords: Identidade cultural
Cultural identity
Hegemonia cultural
Cultural hegemony
Indústria cinematografica
Film industry
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Grande Dourados
metadata.dc.publisher.initials: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito e Relações Internacionais
Citation: NASSIF, Karine Porto. Hegemonia cultural e Hollywood: como o cinema contribuiu para a identidade cultural norte-americana se popularizar ao redor do mundo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5688
Issue Date: 4-May-2023
Appears in Collections:Relações Internacionais

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