Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5701
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Luciano Pereira Duarte-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6514230892285968pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira Junior, Hermes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8140243317407008pt_BR
dc.contributor.referee2Firmino, Paul Clívilan Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9247020392321301pt_BR
dc.creatorParedes, Taynara Leandra Torquato-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8455217131642043pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-01T23:31:54Z-
dc.date.available2023-09-01T23:31:54Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.citationPAREDES, Taynara Leandra Torquato. A Internacionalização da empresa FS bioenergia: a relevância do marketing internacional e das pautas esg. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Faculdade de Direito e Relações Internacionais, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5701-
dc.description.abstractThe internationalization of a company can occur through a few ways, such as: exporting its products, inserting the company in foreign territory or expanding its Foreign Direct Investment (FDI). That way, we will analyze how international marketing participates in this process and how the company intensively incorporates the phenomenon of ESG (Environment, Social, Governance). To carry out such reflections, the paper has as a case study of the company FS Bioenergia, which started the installation of plants in the state of Mato Grosso in 2015. For this, bibliographic analyzes were carried out on the points of internationalization, marketing, ESG and sustainability; survey and analysis of marketing pieces published by the company FS Bioenergia; as well as conducting an interview with the head of marketing of the same company for reflection and deepening. The conclusion reached is that the internationalization of the company that was the object of analysis has been especially focused on the search for the expansion of its FDI and relationship with investors operating in the financial market. Related to this, there is a greater importance of marketing, especially concerned with highlighting the company's image of sustainable production, as well as its actions aimed at the environment, society and governance.en
dc.description.abstractLa internacionalización de una compañia puede darse mediante de algunas maneras como: exportación de sus productos, inserción de la empresa en territorio extranjero o expansión de su Inversión Extranjera Directa (IED). Así, analizaremos cómo el marketing internacional participa en este proceso y cómo ahora incorpora con más intensidad el fenómeno ESG (Environment, Social, Governance). Para llevar a cabo tales reflexiones, el trabajo tiene como estudio de caso la compañia FS Bioenergia, que inició la instalación de unidades de producción en el estado de Mato Grosso en 2015. Para ello, se realizaron análisis bibliográficos sobre los puntos de internacionalización, marketing, ESG y sostenibilidad; encuesta y análisis de piezas de marketing publicadas por la empresa FS Bioenergia; así como realizar una entrevista con el responsable de marketing de la misma empresa para su reflexión y profundización. La conclusión es que la internacionalización de la empresa que fue objeto de análisis se ha producido de una manera especialmente enfocada a la búsqueda de la expansión de su IED y la relación con los inversores que operan en el mercado financiero. Relacionado con esto, existe una mayor importancia del marketing, especialmente preocupado por resaltar la imagen de producción sostenible de la empresa, así como sus acciones centradas en el medio ambiente, la sociedad y la gobernanza.es
dc.description.resumoA internacionalização de uma empresa pode ocorrer através de algumas formas como: exportação de seus produtos, inserção da empresa em território estrangeiro ou ampliação de seu Investimento Estrangeiro Direto (IED). Dessa forma, iremos analisar como o marketing internacional participa desse processo e como ele hoje passa a incorporar de forma mais intensa o fenômeno do ESG (Environment, Social, Governance). Para realizar tais reflexões o trabalho tem como caso de estudo a empresa FS Bioenergia, que iniciou a instalação de unidades produtivas no estado do Mato Grosso a partir de 2015. Para isso, foram realizadas análises bibliográficas acerca dos pontos de internacionalização, marketing, ESG e sustentabilidade; levantamento e análise de peças de marketing divulgados pela empresa FS Bioenergia; assim como a realização de uma entrevista com o chefe de marketing da mesma empresa para reflexão e aprofundamento. A conclusão que se tem é que a internacionalização da empresa que foi objeto de análise tem acontecido de forma especialmente voltada à busca pela ampliação de seu IED e relacionamento com os investidores que operam no mercado financeiro. Relacionado a isso, observa-se uma maior importância do marketing, especialmente preocupado em destacar a imagem de produção sustentável da empresa, assim como suas ações voltadas para o meio ambiente, sociedade e governança.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-09-01T23:31:54Z No. of bitstreams: 1 TaynaraLeandraTorquatoParedes.pdf: 5757739 bytes, checksum: 5ac161bc1c8279bcd7bded533d08d260 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-01T23:31:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TaynaraLeandraTorquatoParedes.pdf: 5757739 bytes, checksum: 5ac161bc1c8279bcd7bded533d08d260 (MD5) Previous issue date: 2022-11-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direito e Relações Internacionaispt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectInternationalizationen
dc.subjectMarketing verdept_BR
dc.subjectGreen marketingen
dc.subjectEmpresas - finançaspt_BR
dc.subjectBusiness enterprises - financeen
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
dc.titleA Internacionalização da empresa FS bioenergia: a relevância do marketing internacional e das pautas esgpt_BR
dc.title.alternativeThe Internationalization of FS Bioenergia Company: the relevance of international marketing and the ESG guidelinesen
dc.title.alternativeLa Internacionalización de la compañia FS Bioenergia: La relevancia del marketing internacional y los criterios ESGes
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TaynaraLeandraTorquatoParedes.pdf5,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.