Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5709
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mondardo, Marcos Leandro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1205745448514695pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Flaviana Gasparotti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6054462862933545pt_BR
dc.contributor.referee2Bomtempo, Denise Cristina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0567472021592725pt_BR
dc.creatorSilva, Talita Pádua Dias da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4109144026800935pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-12T13:50:47Z-
dc.date.available2023-09-12T13:50:47Z-
dc.date.issued2023-07-14-
dc.identifier.citationSILVA, Talita Pádua Dias da. O Papel do lugar na geografia escolar: uma análise a partir das trajetórias de migrantes nordestinos no município de Angélica/MS. 2023. 106 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5709-
dc.description.abstractIn this study, it constitutes an analysis of the study of place in school Geography, from the trajectories of northeastern migrant students in the state network of the municipality of Angélica/MS, considering their experiences and experiences, that is, we will analyze in this research the teaching of Geography , having as a starting point the discussion of place corroborating with the cultural context in the construction of the identity of students from the Northeast region, since these students belong to a culture, beliefs and memories different fromthose currently experienced. For the place is the geographic category that refers to the lived space, where close relationships are established. The work has an epistemological approach about the "place" in student education, highlighting teaching practices and the teaching and learning process, so that it can understand the problem of educational work, focusing on activemethodologies that stimulate student training and the social construction. And from the data analyzed in this research, we can consider the possibility of building geographic knowledge through the relationship between professor and student, Northeastern and non-Northeastern, as something relevant, taking into account their involvement during the classes, supporting the memories, stories , and trajectories.en
dc.description.resumoEste estudo constitui uma análise do papel do lugar na Geografia escolar a partir das trajetórias de alunos(as), migrantes nordestinos, na rede estadual do município de Angélica/MS, considerando suas vivências e experiências. Para isso, analisamos nesta pesquisa o ensino da Geografia tendo como ponto de partida a discussão de lugar, corroborando com o contexto cultural na construção da identidade dos alunos(as) vindos da região Nordeste, uma vez que esses estudantes pertencem à cultura, crenças e memórias diferentes das atualmente vivenciadas. O lugar é a categoria geográfica que se refere ao espaço vivido, onde se estabelecem as relações próximas. Este trabalho tem uma abordagemepistemológica sobre o lugar na formação do estudante, evidenciando as práticas docentes e o processo de ensino e aprendizagem de modo que se possa compreender a problemática do trabalho educacional, com foco nas metodologias ativas para o estimulo da formação estudantil e a construção social. A partir dos dados analisados nesta pesquisa é possível afirmar que há possibilidade de construção do conhecimento geográfico por meio da relação professor e aluno nordestino e não nordestino, como algo relevante, levando em conta o envolvimento dos mesmos no decorrer das aulas, respaldando-se nas memórias, histórias e trajetórias.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-09-12T13:50:47Z No. of bitstreams: 1 TalitaPáduaDiasdaSilva.pdf: 3867113 bytes, checksum: 2d6f1357820f5e8a0445c136f11ec594 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-12T13:50:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TalitaPáduaDiasdaSilva.pdf: 3867113 bytes, checksum: 2d6f1357820f5e8a0445c136f11ec594 (MD5) Previous issue date: 2023-07-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectGeography - study and teachingen
dc.subjectTrajetória de vidapt_BR
dc.subjectLife trajectoryen
dc.subjectMigrantespt_BR
dc.subjectMigrantsen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANApt_BR
dc.titleO Papel do lugar na geografia escolar: uma análise a partir das trajetórias de migrantes nordestinos no município de Angélica/MSpt_BR
dc.title.alternativeThe role of place in school geography: an analysis based on the trajectories of northeastern migrants in the city of Angélica/MSen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TalitaPáduaDiasdaSilva.pdf3,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.