Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5764
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Elaboração de uma proposta de um jogo de empresas para a disciplina de jogos de empresas baseado na realidade local
Título(s) alternativo(s): Preparation of a proposal for a business game for the business games discipline based on local reality
Autor(es): Moura, Wandrei Santos
Primeiro Orientador: Novaes, Amilton Luiz
metadata.dc.contributor.referee1: Viana, José Jair Soares
metadata.dc.contributor.referee2: Calarge, Tania Cristina Costa
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo elaborar uma proposta de simulação para a disciplina de Jogos de Empresas baseado na realidade local, nas necessidades do mercado de trabalho que exigem profissionais versáteis e com habilidades empreendedoras, fomentando uma melhoria no processo de ensino-aprendizado como ferramenta de treinamento, engajamento e qualificação dos futuros profissionais. Dessa forma, o trabalho apresenta o “esqueleto” de um jogo de empresas o qual possa ser baseado na realidade local, ou seja, um jogo que se adeque à realidade da cidade de Dourados. Foi elaborada uma pesquisa bibliográfica sobre os jogos de empresas para demonstrar a importância dos jogos, as vantagens e desvantagens, entre outros. Segundo Gil (2022) a pesquisa bibliográfica é elaborada com base em material já publicado. Tradicionalmente, essa modalidade de pesquisa inclui ampla variedade de material impresso, como livros, revistas, jornais, teses, dissertações e anais de eventos científicos (GIL, 2022). Segundo o autor, com a disseminação de novas tecnologias de comunicação e informação, passaram a incluir materiais em outros formatos, como discos, fitas magnéticas, microfilmes, CDs, e materiais disponibilizados pela internet. As empresas são especializadas na fabricação e comercialização de sorvetes. O grupo foi contratado para fazer a gestão da organização, então devem trabalhar em áreas como a produção, marketing, finanças, gestão de pessoas, custos, finanças, estoque, entre outros. Essas responsabilidades desafiarão os grupos a administrar a empresa em um ambiente competitivo e envolvente. O jogo foi pensado de uma forma para levarem os alunos a pensarem quais as melhores estratégias para serem utilizadas em todos os aspectos. Dessa forma, espera-se que os alunos adquiram algumas habilidades através do jogo, como: pensamento estratégico, aprendizado prático, interdisciplinaridade, compreensão do ambiente empresarial, tomada de decisão, liderança, habilidades de gestão, pensamento analítico, resolução de problemas, planejamento, organização, gerenciamento de tempo e estresse, criatividade, capacidade de lidar com pressão, tomar decisões sobre incertezas, negociação, gestão de risco, criatividade, entre outros. Sugere-se que o jogo seja colocado em prática, seja na programação do jogo em alguma linguagem de programação ou em planilhas eletrônicas. O jogo poderá sofrer alguma adaptação baseada na realidade, poderão incluir novas regras, novos fornecedores, instituições bancárias, ou seja, qualquer alteração em benefício do aprendizado. Portanto, considera-se que o objetivo do trabalho foi concluído elaborando uma proposta de simulação de um jogo de empresas baseado na realidade local.
Abstract: The objective of this work is to elaborate a simulation proposal for the Business Games discipline based on the local reality, on the needs of the labor market that require versatile professionals with entrepreneurial skills, promoting an improvement in the teaching-learning process as a tool for training, engagement and qualification of future professionals. In this way, the work presents the “skeleton” of a business game which can be based on the local reality, that is, a game that fits the reality of the city of Dourados. A bibliographic research on business games was elaborated to demonstrate the importance of games, the advantages and disadvantages, among others. According to Gil (2022) bibliographical research is based on already published material. Traditionally, this type of research includes a wide variety of printed material, such as books, magazines, newspapers, theses, dissertations and annals of scientific events (GIL, 2022). According to the author, with the spread of new communication and information technologies, they began to include materials in other formats, such as disks, magnetic tapes, microfilms, CDs, and materials available on the internet. The companies specialize in the manufacture and sale of ice cream. The group was hired to manage the organization, so they must work in areas such as production, marketing, finance, people management, costs, finance, inventory, among others. These responsibilities will challenge the groups to manage the company in a competitive and engaging environment. The game was designed in a way to make students think about the best strategies to be used in all aspects. In this way, it is expected that students acquire some skills through the game, such as: strategic thinking, practical learning, interdisciplinarity, understanding of the business environment, decision making, leadership, management skills, analytical thinking, problem solving, planning, organization, time and stress management, creativity, ability to deal with pressure, make decisions about uncertainties, negotiation, risk management, creativity, among others. It is suggested that the game be put into practice, either in game programming in some programming language or in spreadsheets. The game may undergo some adaptation based on reality, which may include new rules, new suppliers, banking institutions, that is, any change for the benefit of learning. Therefore, it is considered that the objective of the work was concluded by elaborating a proposal for the simulation of a business game based on the local reality.
Palavras-chave: Jogos de gerenciamento
Management games
Empresas
Companies
Estudante
Student
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Citação: MOURA, Wandrei Santos. Elaboração de uma proposta de um jogo de empresas para a disciplina de jogos de empresas baseado na realidade local. 2023. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5764
Data do documento: 23-Ago-2023
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WandreiSantosMoura.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.