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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5770
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise estrutural de uma unidade portátil offshore por meio da modelagem não linear dos cabos de içamento |
Título(s) alternativo(s): | Structural analysis of a portable offshore unit busing a non-linear model to represent the slings |
Autor(es): | Lopes, Rodrigo Baldonado |
Primeiro Orientador: | Bornschlegell, Augusto Salomão |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Rodrigo Borges dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Conceição, Sanderson Manoel da |
Resumo: | No meio industrial a principal operação que ocorre é o transporte, seja ele interno ou externo, onde a matéria prima chega e o produto final sai através de um meio de transporte. Diante disso, o volume total de carga muitas vezes é considerado elevado para capacidade física humana, necessitando de equipamentos específicos para elevação, movimentação e transporte de cargas. Serviços offshore, onshore e subsea, são processos que utilizam máquinas de elevação e transporte. Neste artigo, foi realizada a análise estrutural de uma unidade portátil com 1 metro cúbico de volume na condição de içamento offshore utilizando a ferramenta FEA (Finite element analysis) com base em elementos de placa DKT (Discrete Kirchhoff Theory). A norma de base foi a DNV 2.7-3 (Det Norske Veritas) e a análise estrutural foi realizada utilizando o software open source Salome-Meca considerando a não linearidade dos cabos, com o intuito de obter as cargas máximas para diferentes classes operacionais. |
Abstract: | The main operation in industrial enviroment is transportation, that is, the displacement of materials from and to the industrial plants as well as the displacement of materials inside of the plant. Normally the loads envolved are above of the human physical capacity, then lifting and transportation machinery is necessary. This machinery may work in onshore, offhore and subsea conditions. In this article, it was performed the structural analysis of the lifting of a portable unit of 1 cubic meter in offshore conditions, using the Finite Element Analysis (FEA). The geometrical discretization was performed using shell elements and the equations discretizations was performed using the Discrete Kirchhoff Theory (DKT). The model was constructed using the software Salome Meca considering the nonlienarity from the cables. It was obtained the maximum admissible load for the estructure, according to DNV 2.7-3. |
Palavras-chave: | Içamento Lifting Salome-Meca Finite element analysis |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Engenharia |
Citação: | LOPES, Rodrigo Baldonado. Análise estrutural de uma unidade portátil offshore por meio da modelagem não linear dos cabos de içamento. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5770 |
Data do documento: | 28-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Engenharia Mecânica |
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