Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5791
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pinto, Adriana Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8878108728944572pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Kênia Hilda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0719411495759181pt_BR
dc.contributor.referee2Monteiro, Linderval Augusto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1088082827660044pt_BR
dc.creatorSantos, Gabriella Assumpção da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8493054287873361pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-25T13:19:00Z-
dc.date.available2023-10-25T13:19:00Z-
dc.date.issued2019-02-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Gabriella Assumpção da Silva. Modos, formas e costumes para a educação feminina nas páginas da Revista Popular – Rio de Janeiro (1859-1862). 2019. 165 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdades de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5791-
dc.description.abstractThe objective of this dissertation is to understand the ways in which the education of women during the 19th century is processed, through the dissemination of practices and values in the Revista Popular. That publication was the first periodical of Baptiste Louis Garnier, which circulated fortnightly between the years 1859 to 1862, it had 16 volumes quarterly and sought to contemplate a diverse public, among them the women, who were directed to subjects considered appropriate to read. Among the sections and texts identified in the magazine that were directed to the female audience and/or their education were those selected in the section "Instrução e Educação"; "Crônicas da Quinzena"; advertisements "Casas Recomendáveis"; "Economia Doméstica”; the texts “Brasileiras Célebres”, that integrated the "Esboços Biográficos"; and some texts of the varieties’ section. As a methodological procedure, the corpus of the selected sections was mapped in the 16 volumes to perform their reading and examination. The research is based on the theoretical assumptions of Cultural History in dialogue with historical studies on women and on education. As postulated by Maria Helena Câmara Bastos (2002), magazines, besides constituting a consumer product, they are vehicles of ideas and messages that form discourses and statements that produce effects in everyday life, in social bonds and in the identity of readers, men and women, inferring the representation's notion as forged by Roger Chartier (1990). Through the research it was possible to understand that Revista Popular transmitted and propagated behaviors, practices and values that contributed to the education of its readers, by means of texts and sections, transmitted and propagated behaviors, practices and values that it contributed to the education of its readers.en
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado tem o objetivo de compreender os modos pelos quais se processaram a educação das mulheres em meados dos oitocentos, a partir da difusão de práticas e valores no/por meio da Revista Popular. A publicação foi o primeiro periódico de Baptiste Louis Garnier, que circulou quinzenalmente entre os anos de 1859 a 1862, somando 16 tomos trimestrais e buscou contemplar um público diverso, dentre ele as mulheres, as quais foram direcionados assuntos considerados apropriados para a sua leitura. Dentre as seções e textos identificados na revista que se dirigiam ao público feminino e/ou sua educação, foram selecionados os da seção “Instrução e Educação”; “Chronica da Quinzena”; anúncios “Casas Recomendáveis”; “Economia Doméstica”; os textos “Brasileiras Célebres”, que integravam os “Esboços Biográficos”; e alguns textos da seção “Variedades”. Como procedimento metodológico, foi realizado o mapeamento do corpus das seções selecionadas nos 16 tomos para a realização de sua leitura e exame. A pesquisa se assenta nos pressupostos teóricos da História Cultural em diálogo com os estudos históricos sobre mulheres e sobre educação. Como postulado por Maria Helena Câmara Bastos (2002) as revistas, além de se constituírem um produto de consumo, são veículos de ideias e mensagens, que formam discursos e enunciados que produzem efeitos no dia-a-dia, nos laços sociais e na identidade das leitoras e leitores, chegando assim a noção de representação conforme forjada por Roger Chartier (1990). Pela pesquisa foi possível compreender que a Revista Popular, por meio de seus textos e seções, veiculou e propagou comportamentos, práticas e valores que contribuíram para a educação das suas leitoras.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-10-25T13:19:00Z No. of bitstreams: 1 GabriellaAssumpçãodaSilvaSantosLopes.pdf: 2986730 bytes, checksum: 322edec1c34f97802a16e0441d7035a7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-25T13:19:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GabriellaAssumpçãodaSilvaSantosLopes.pdf: 2986730 bytes, checksum: 322edec1c34f97802a16e0441d7035a7 (MD5) Previous issue date: 2019-02-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRevista popularpt_BR
dc.subjectRevista popularen
dc.subjectImprensapt_BR
dc.subjectPressen
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectWomenen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleModos, formas e costumes para a educação feminina nas páginas da Revista Popular – Rio de Janeiro (1859-1862)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GabriellaAssumpçãodaSilvaSantosLopes.pdf2,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.