Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5805
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tedeschi, Losandro Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6488095079213426pt_BR
dc.contributor.referee1Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1215217319481353pt_BR
dc.contributor.referee2Queiroz, Paulo Roberto Cimó-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6080448745138820pt_BR
dc.contributor.referee3Langaro, Jiani Fernando-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9918372985460845pt_BR
dc.creatorQuadros, Camila de Brito-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3464119995551819pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-26T20:55:22Z-
dc.date.available2023-10-26T20:55:22Z-
dc.date.issued2017-08-24-
dc.identifier.citationQUADROS, Camila de Brito. O Patrimônio cultural religioso: história e memória da Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição de Dourados/MS. 2017. 225 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdades de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5805-
dc.description.abstractThe aim of this dissertation was to assess the historic construction process of the Church of Our Lady of Immaculate Conception as a cultural religious patrimony of Dourados city. Thus, the word construction is understood herein as for a literal approach – as the building construction of the church itself – and a symbolic construction, surrounded by the immaterial elements that form this cultural religious patrimony. The story of the church intertwines the own story of Dourados. When a group of members formed by migrants organized construction of the first chapel in 1925, Dourados was still a small village, a district of Ponta Pora city. With the economic development of the village, other migrant groups arrived, building houses and businesses and working in the rural areas and – most of them – attending the church’ services, which took (still takes) place in the central area. Thus, we aimed to analyze and discuss the social relations - in this case, the religious ones - among the individuals who take part of this symbolic space which encompasses migratory processes, multi-culturalisms, relations of power and cultural experiences that, later, forged and accompanied the formation of the collective memories. Furthermore, we present the architectonic and symbolic elements that, for their historic, social and religious perspectives, have influenced and legitimated the expansion and consolidation of this cultural religious patrimony: the Parish House, the Employers of Minors house and the Antonio Joao square. Other important elements are also analyzed and discussed in an attempt of contributing for the understanding of relations that the inhabitants had with the Church of Our Lady of Immaculate Conception: the results from the performance of the Franciscans throughout the region; the conflict with the Protestants and the importance of the two agricultural colonies that propelled the migratory processes for the region: the National Rural Colony of Dourados and the Municipal Rural Colony of Dourados. In this perspective, we concluded that the contextualization of the church’s building cannot be split from the story of which it is witness or from the space where it takes place. Thus, if we aim a proper comprehension of the plurality of cultural aspects inherent to the cultural religious patrimony, we must consider the subjective aspects, including the sensations resulted from the collective experiences that extrapolate the sense of materiality.en
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação foi analisar o processo histórico de construção da Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição enquanto um patrimônio cultural religioso de Dourados. Assim, a palavra construção é entendida neste trabalho, tanto na abordagem literal - ou seja, física, do prédio propriamente dito - como remete também a uma construção simbólica, cercada de elementos imateriais formadores desse patrimônio cultural religioso. A história da Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição perpassa a própria história de Dourados. Quando um grupo de fieis formado por migrantes se organizou para construir a primeira capela em 1925, Dourados ainda era um povoado, um distrito pertencente à Ponta Porã. Conforme a localidade foi se desenvolvendo economicamente, outros grupos de migrantes foram chegando, construindo suas casas e comércios, trabalhando na área rural e, em grande parte, frequentando a igreja que ficava (fica) situada na área central da localidade. Assim, buscou-se também analisar e problematizar as relações sociais e nesse caso, sobretudo religiosas, existentes entre os indivíduos que interagiam nesse espaço simbólico que abarca processos migratórios, multiculturalismos, relações de poder e vivências culturais e que mais tarde, forjaram e acompanharam a formação da memória coletiva. Além disso, apresentam-se também os elementos arquitetônicos e simbólicos que, devido a seus contextos históricos, sociais e religiosos, foram influenciadores e legitimadores da expansão e consolidação do patrimônio cultural religioso pesquisado: Casa Paroquial, Patronato de Menores e Praça Antônio João. Outros elementos importantes são analisados e problematizados, no sentido de contribuir para o entendimento das relações que os indivíduos que aqui habitavam possuíam com a Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição: a atuação dos franciscanos na região e seus desdobramentos; o embate com o Protestantismo e a importância das duas colônias agrícolas que impulsionaram processos migratórios na região: a Colônia Agrícola Nacional de Dourados e a Colônia Agrícola Municipal de Dourados. Nesse sentido, conclui-se que a contextualização do edifício não se separa da história da qual é testemunha e do espaço em que se localiza e que, portanto, para uma adequada compreensão da pluralidade dos traços culturais inerentes ao patrimônio cultural religioso devem ser levados em consideração aspectos subjetivos, inclusive as sensações decorrentes de vivências coletivas que extrapolam o sentido da materialidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-10-26T20:55:22Z No. of bitstreams: 1 CamiladeBritoQuadrosLara.pdf: 3483361 bytes, checksum: a7d2c96997045566396038dc2723714b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-26T20:55:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CamiladeBritoQuadrosLara.pdf: 3483361 bytes, checksum: a7d2c96997045566396038dc2723714b (MD5) Previous issue date: 2017-08-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectCultural patrimonyen
dc.subjectHistória regionalpt_BR
dc.subjectRegional historyen
dc.subjectIgreja católicapt_BR
dc.subjectCatholic Churchen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleO Patrimônio cultural religioso: história e memória da Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição de Dourados/MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CamiladeBritoQuadrosLara.pdf3,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.