Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5810
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pinto, Adriana Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8878108728944572pt_BR
dc.contributor.referee1Paes, Ademilson Batista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3783619047788603pt_BR
dc.contributor.referee2Baller, Leandro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5650832262821109pt_BR
dc.contributor.referee3Jesus, Nauk Maria de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1777649771302146pt_BR
dc.creatorZoti, João Carlos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2214167460732034pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-27T13:04:42Z-
dc.date.available2023-10-27T13:04:42Z-
dc.date.issued2017-08-30-
dc.identifier.citationZOTI, João Carlos. O Grupo Escolar Moura Andrade: um estudo histórico acerca da institucionalização de ensino em Nova Andradina (1958-1974). 2017. 129 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdades de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5810-
dc.description.abstractThis dissertation aims to present a study around the process of implantation and functioning of Moura Andrade School Group, analyzing it’s social organization, curriculum and the historical relations occurred inside the scholar environment in face of colonization of Nova Andradina-MT city. The eminent documental sources of public authority such as regulations, presidential messages, meeting minutes and school regimes contributed to a historical and cultural analysis of the school. The time frame of the research starts at 1958 with the city creation continuing until 1975, the year that institutional typology “School Group” ends. Consequently, through the dialogue with the documentation emanated from the own history of institutional scholar in Nova Andradina it was sought to understand how certain historical subjects and social groups played an important role in the history of education in the region. Thus, the research it was guided in a historic and educational study about Moura Andrade School Group for the purpose to comprehend the educational changes in accordance to the social. The theoretical contribution it was based on the references from the educational history field guided in Souza (1998), Vidal (2006), Sá (2006) e Siqueira (2000), brokered by the contribution of Cultural History, and regional historical studies having as a research purpose an approach to Cultural History. In short, the research about the Moura Andrade School Group was intended to comprehend the pertinent historical relations to the school environment and how from the school it became possible to understand aspects of the organization and social issues of the city.en
dc.description.resumoA presente dissertação tem por objetivo apresentar um estudo acerca do processo de implantação e funcionamento do Grupo Escolar Moura Andrade, analisando sua organização social e curricular e as relações históricas ocorridas dentro de ambiente escolar, face à colonização da cidade de Nova Andradina-MT. As fontes documentais eminentes do poder público, como regulamentos, mensagens de presidente, atas de reunião e regimentos escolares contribuíram para a análise histórico-cultural da instituição escolar. O recorte temporal da pesquisa inicia-se em 1958, com a criação da cidade perfazendo até o ano de 1974, culminando com o fim da tipologia institucional Grupo Escolar. Desta forma, a partir do diálogo com documentação emanada da própria história da Instituição escolar em Nova Andradina, buscou-se entender como determinados sujeitos históricos e grupos sociais representaram papel importante na História da educação da região. Assim, a pesquisa pautou-se em um estudo históricoeducacional do Grupo Escolar Moura Andrade, a fim de compreender as mudanças educacionais em concordância com o social. O aporte teórico tomou como base as referencias no campo da história da educação pautadas em Souza (1998), Vidal (2006), Sá (2006) e Siqueira (2000), mediadas pelo aporte da História Cultural, e estudos históricos regionais tendo como proposito de pesquisa uma abordagem da História Cultural. Em síntese, a pesquisa acerca do Grupo Escolar Moura Andrade teve por intuito compreender as relações históricas pertinentes ao ambiente escolar e como a partir da escola tornou-se possível entender aspectos da organização e questões sociais da cidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-10-27T13:04:42Z No. of bitstreams: 1 JoãoCarlosZoti.pdf: 2074047 bytes, checksum: 07226da4eeb44cdf5c9910ae6663e5ef (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-27T13:04:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JoãoCarlosZoti.pdf: 2074047 bytes, checksum: 07226da4eeb44cdf5c9910ae6663e5ef (MD5) Previous issue date: 2017-08-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInstituição escolarpt_BR
dc.subjectSchool institutionen
dc.subjectGrupo escolarpt_BR
dc.subjectSchool groupen
dc.subjectEducação - Históriapt_BR
dc.subjectEducational Historyen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleO Grupo Escolar Moura Andrade: um estudo histórico acerca da institucionalização de ensino em Nova Andradina (1958-1974)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoãoCarlosZoti.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.