Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5815
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Perli, Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0107910584657762pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Carlos Augusto Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5080003389498032pt_BR
dc.contributor.referee2Borges, Maria Celma-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4160177534611725pt_BR
dc.contributor.referee3Dias, Lucimar Rosa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3476684741346049pt_BR
dc.creatorPinotti, Melina Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7814307380087084pt_BR
dc.date.accessioned2023-10-27T17:42:58Z-
dc.date.available2023-10-27T17:42:58Z-
dc.date.issued2017-08-25-
dc.identifier.citationPINOTTI, Melina Lima. Ações Afirmativas e ensino de História: temáticas africanas e afro-brasileiras entre saberes e práticas. 2017. 152 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdades de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5815-
dc.description.abstractThis work analyzes the implementation of Law 10,639/03 in the city of Nova Andradina/MS considering three public school institutions at the federal, state and municipal spheres. The research comprehends the law as affirmative action that was configured with the participation of numerous social and political groups, such as the black movement in Brazil which has assumed education over the decades as a priority of its agenda. Among those suggested by the Law of Guidelines and Bases (9,394/96) reformulated by Law 10,639/03 which considers the teaching of African and AfroBrazilian history and culture required in all schools, many implications are perceived in the subjects' practices. In order to comprehend these many implications of the individuals that deal with the knowledge and practices in History teaching, oral sources, documents and school materials were used. In the account's construction, we sought to relate the typologies of sources to point out difficulties and possibilities of teachers and students regarding the teaching/learning of African and Afro-Brazilian history and culture.en
dc.description.resumoEste trabalho analisa a implementação da Lei 10.639/03 no município de Nova Andradina/MS, considerando três instituições escolares públicas nas esferas federal, estadual e municipal. A pesquisa compreende a lei como ação afirmativa que se configurou com a participação de inúmeros grupos sociais e políticos, como o movimento negro no Brasil, que assumiu, no decorrer das décadas, a educação como prioridade de sua agenda. Do que sugere a Lei de Diretrizes e Bases (9.394/96), reformulada pela Lei 10.639/03, sobre a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira em todas as escolas brasileiras, muitas implicações são percebidas nas práticas dos sujeitos. Para compreender as condições dos sujeitos que lidam com os saberes e as práticas no ensino de História, foram utilizadas fontes orais, documentos e materiais escolares, atentando-se para a relação das tipologias de fontes para apontar dificuldades e possibilidades, de professoras e alunos, quanto ao ensino e aprendizagem da história e da cultura africana e afro-brasileira.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2023-10-27T17:42:58Z No. of bitstreams: 1 MelinaLimaPinotti.pdf: 1671600 bytes, checksum: d1da518a371e79ed1f623b708e08fb7f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-27T17:42:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MelinaLimaPinotti.pdf: 1671600 bytes, checksum: d1da518a371e79ed1f623b708e08fb7f (MD5) Previous issue date: 2017-08-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectAffirmative actionsen
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectTeaching Historyen
dc.subjectCultura africanapt_BR
dc.subjectAfrican cultureen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleAções Afirmativas e ensino de História: temáticas africanas e afro-brasileiras entre saberes e práticaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MelinaLimaPinotti.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.