Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5823
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Dimensionamento de uma câmara frigorífica utilizando materiais de baixo custo
Título(s) alternativo(s): Dimensioning a refrigerated chamber with low Cost materials
Autor(es): Souza, Caroline Rocha da Silva
Primeiro Orientador: Ferreira, Eduardo Manfredini
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Ramon Eduardo Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Rogério da Silva
Resumo: Este trabalho tem como objetivo o estudo do uso da fibra de coco como isolante térmico dos painéis para compor uma câmara frigorífica para resfriamento de bebidas em um estabelecimento, a partir da utilização do coeficiente de isolamento térmico da fibra de coco aplicada aos cálculos de dimensionamento da câmara. A confirmação da eficiência de tal material como isolante térmico deu-se a partir da comparação da capacidade frigorífica encontrada com a de uma câmara fria que utiliza materiais convencionais no isolamento térmico, como o poliestireno. Pelo valor teórico encontrado de 0,04 W/m.K, obteve-se a carga térmica de paredes, teto e piso de 0,65 kW, o que representa um aumento de 24% em relação a mesma carga calculada com o coeficiente de isolamento térmico do Isopor®.
Abstract: This work has as objective to study the use of coconut fiber as a thermal insulator of panels to compose a cold room for cooling beverages in an establishment, from the use of the thermal insulation coefficient of coconut fiber applied to the dimensioning calculations of the chamber. The confirmation of the efficiency of such material as a thermal insulator was based on the comparison of the refrigeration capacity found with that of a cold chamber that uses conventional materials for thermal insulation, such as polystyrene. By the theoretical value found of 0.04 W/m.K, the thermal load of walls, ceiling and floor of 0.65 kW was obtained, which represents an increase of 24% in relation to the same load calculated with the thermal insulation coefficient of Isopor®.
Palavras-chave: Fibra de coco
Coconut fiber
Isolante térmico
Thermal insulation
Refrigeração
Refrigeration
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::TRANSFERENCIA DE CALOR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Engenharia
Citação: ROCHA, C. Dimensionamento de uma câmara frigorífica utilizando materiais de baixo custo. 2022. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5823
Data do documento: 15-Jul-2022
Aparece nas coleções:Engenharia de Energia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarolineRochaSilvaSouza.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.