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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5840
Tipo: | Produção de Pós-Doutorado |
Título: | Proficiência em inglês no processo de internacionalização das Universidades brasileiras: análise de resultados parciais de ações do Programa Idiomas Sem Fronteiras |
Título(s) alternativo(s): | English proficiency in the internationalization process of brazilian Universities: analysis of partial results from the Languages Without Borders Program Actions |
Autor(es): | Miho, Silvia Regina Gomes |
Primeiro Orientador: | Gimenez, Telam |
Resumo: | Este trabalho de estágio pós-doutoral tem como propósito verificar o histórico de implementação e execução de ações do Programa Idiomas sem Fronteiras – ISF, no tocante à sua estrutura, apoiada pelos Testes de Proficiência TOEFL ITP (paper based), em âmbito nacional e local, no período entre 2013 e 2015. A aplicação de testes de forma massiva e em grandes quantidades chama a atenção por suas dimensões e alcance, devido à sua gratuidade. Alguns dados surgiram, então, nas Unidades aplicadoras de testes e levantaram a necessidade de investigação a respeito de alguns aspectos dos testes de proficiência como tais e deste teste, TOEFL ITP, em particular, por estarem uso na maioria da Universidades Brasileiras, públicas ou privadas, que participavam do programa. Os objetivos da pesquisa foram: o conceito de proficiência linguística em si e como foi desenvolvido; a utilização deste conceito e seus níveis de gradação no ensinoaprendizagem, materiais didáticos e cursos de idiomas, como aqueles ofertados pelo Programa ISF, e finalmente, sua utilização como elemento de avaliação linguística e mecanismo de política linguística importante no desenho e implementação do ISF, bem como na manutenção de suas ações para a comunidade acadêmica brasileira no processo de globalização e internacionalização das universidades nacionais. No primeiro capítulo, contextualização da globalização e da internacionalização são apresentados, no sentido de possibilitar reflexões sobre políticas educacionais em educação e internacionalização. Em seguida, o capítulo dois traz as conceituações de proficiência linguística e do Common Framework of Reference (CFR), tração como parâmetro e paradigma dos níveis de proficiência em línguas estrangeiras. No terceiro capítulo. O terceiro capítulo dedica-se à uma análise crítica dos documentos que fundamentam o ISF e o uso de testes Toefl ITP no Programa ISF. Apresentam-se alguns dados da aplicação destes testes na UFGD durante os anos de 2013 a 2015. No quarto capítulo, discute-se a utilização dos resultados de testes como mecanismo de gatekeeping e manutenção de estruturas de poder atualizadas em políticas linguísticas públicas como o ISF. Nas considerações finais e capítulo final, reflexões sobre os prós e contras do uso de testes como TOEFL ITP são feitas. |
Abstract: | This postdoctoral internship work aims to verify the history of implementation and execution of actions of the Languages Without Borders Program – ISF regarding its structure supported by TOEFL ITP (paper-based) Proficiency Tests at national and local levels from 2013 to 2015. The large-scale and massive application of tests is noteworthy due to their dimensions and reach, attributed to their free availability. Some data emerged from the testing units, prompting the need for an investigation into certain aspects of proficiency tests in general and the TOEFL ITP test in particular, as they were used by most Brazilian public and private universities participating in the program. The research objectives were: the concept of linguistic proficiency itself and how it was developed; the use of this concept and its levels of gradation in teaching-learning, didactic materials, and language courses like those offered by the ISF Program; and finally, its use as an element of linguistic evaluation and a crucial policy mechanism in the design and implementation of the ISF, as well as in maintaining its actions for the Brazilian academic community during the process of globalization and internationalization of national universities. In the first chapter, the contextualization of globalization and internationalization is presented to enable reflections on educational policies in education and internationalization. Then, chapter two presents the conceptualizations of linguistic proficiency and the Common Framework of Reference (CFR), considering it as a parameter and paradigm for proficiency levels in foreign languages. The third chapter is dedicated to a critical analysis of the documents that underpin the ISF and the use of TOEFL ITP tests in the ISF Program. Some data from the application of these tests at UFGD from 2013 to 2015 are presented. The fourth chapter discusses the use of test results as a gatekeeping mechanism and maintenance of updated power structures in public language policies like the ISF. In the final considerations and concluding chapter, reflections on the pros and cons of using tests like the TOEFL ITP are made. |
Palavras-chave: | INTERNACIONALIZAÇÃO INTERNATIONALIZATION UNIVERSIDADES BRASILEIRAS BRAZILIAN UNIVERSITIES PROFICIÊNCIA EM INGLÊS ENGLISH PROFICIENCY |
CNPq: | LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Estadual de Londrina |
Sigla da Instituição: | UEL |
metadata.dc.publisher.department: | Centro de Letras e Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem |
Citação: | MIHO, S.R.G. Proficiência em inglês no processo de internacionalização das Universidades brasileiras: análise de resultados parciais de ações do Programa Idiomas Sem Fronteiras. 2017. Relatório (Pós-Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5840 |
Data do documento: | 18-Abr-2017 |
Aparece nas coleções: | Produções externas |
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