Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5841
Tipo: | Tese |
Título: | (Des) caminhos da “Escola da Autoria” (MS) no dizer dos Professores de Geografia das Escolas de tempo integral de Campo Grande e Dourados (MS) |
Título(s) alternativo(s): | (Dis) paths of the School of Authorship (MS) according to Geography teachers from the Full-Time Schools in Campo Grande and Dourados (MS) (Caminos) de la Escuela de Autoría (MS) según los profesores de Geografía de las Escuelas de Tiempo Completo de Campo Grande y Dourados (MS) |
Autor(es): | Costa, Lidiane Almeida |
Primeiro Orientador: | Abreu, Silvana de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Nunes, Flaviana Gasparotti |
metadata.dc.contributor.referee2: | Perboni, Fabio |
metadata.dc.contributor.referee3: | Straforini, Rafael |
metadata.dc.contributor.referee4: | Souza, Vanilton Camilo de |
Resumo: | É objetivo dessa pesquisa compreender o processo de implantação das escolas de Educação em Tempo Integral - “Escola da Autoria”, considerando o dizer e experiência vivida pelos professores de Geografia que trabalham em escolas pioneiras dessa modalidade no estado de Mato Grosso do Sul, especificamente nos municípios de Campo Grande (MS) e Dourados (MS). O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Estado de Educação (SED/MS), vem implantando o Programa de Educação Integral em Tempo Integral - “Escola da Autoria” em vários municípios do estado para atender estudantes de Ensino Médio. É a proposta que colocamos aqui em discussão nessa pesquisa e cujos elementos de análise, para além da política, passam também pelo olhar do professor de Geografia sobre a experiência vivida nessas unidades escolares, desde o ano de 2016, quando as chamadas “Escolas da Autoria” foram criadas. Desse modo, delimitamos como recorte espacial para a pesquisa, escolas públicas da Rede Estadual de Ensino do estado de Mato Grosso do Sul -REE/MS, que atuam sobre a perspectiva da Educação em Tempo Integral na modalidade de Ensino Médio. Para nosso estudo em específico, concentramos nossas análises em 08 escolas da capital do estado Campo Grande (MS) e 02 no interior do estado, no município de Dourados (MS), perfazendo um total de 10 escolas. A escolha dessas unidades escolares se deu pelo fato de terem sido essas escolas as primeiras a receber e implantar essa modalidade de ensino no estado, sendo, portanto, pioneiras no Mato Grosso do Sul. Assim, levantamos a base de documentos e normativos que fundamentaram a criação dessa modalidade de escola, bem como as bases teóricas e filosóficas consideradas e que, em tese, lhe dão sustentáculo. Realizamos entrevistas com professores de Geografia das escolas pioneiras de Educação em Tempo Integral - EMTI do programa “Escola da Autoria”, com os gestores dessas escolas (diretores e coordenadores pedagógicos) e também com a Gestão do Ensino Médio em Tempo Integral representante da Secretaria de Estado de Educação (SED/MS). O estudo indicou que o processo de implantação e implementação do Programa “Escola da Autoria” alterou a prioridade educacional, construindo afastamento dos objetivos educacionais da formação humana, em suas múltiplas dimensões, para a determinação voltada e centrada em modelos administrativos das organizações privadas, como é o caso das instituições privadas contratadas e suas metas e resultados esperados, explicitamente estabelecidos e a serem cumpridos ou não, com consequências para não realização das metas. A percepção dos professores de Geografia entrevistados nos mostrou que a valoração demasiada da quantificação de indicadores de resultados, proposta pelo Programa “Escola da Autoria”, nos ciclos de acompanhamento realizado pela equipe de gestão destinada para essa finalidade (gestão educacional por resultados) implicou em um ensino pensado e organizado em conteúdos disciplinares obrigatórios e complementares, voltados para uma organização curricular que atenda aos interesses neoliberais. Essa conjuntura curricular apresenta, segundo os professores partícipes da nossa pesquisa, prejuízos na prática docente e empobrecimento dos conhecimentos científicos das disciplinas que ministram, como por exemplo a Geografia. Nesse sentido, compreendemos que, neste momento, faz-se necessário pensar/discutir a educação e os novos caminhos a serem percorridos pela educação escolar e o ensino de Geografia. |
Abstract: | The aim of this research is to understand the implantation process of Full-Time Education Schools - "Authorship School", considering the narratives and lived experiences of Geography teachers that work in pioneering schools of this modality in the state of Mato Grosso do Sul, specifically in the municipalities of Campo Grande (MS) and Dourados (MS). The Government of the State of Mato Grosso do Sul, through the State Department of Education (SED/MS), has been implanting the Full-Time Integral Education Program - "Authorship School" in various municipalities of the state to serve high school students. This proposal is under discussion in this research, and its analytical elements, beyond politics, also pass through the perspective of Geography teachers regarding the lived experience in these school units since 2016, when the so-called "Authorship Schools" were established. Thus, we delimited as the spatial scope for the research, public schools of the State
Education Network of Mato Grosso do Sul - REE/MS, that operate under the perspective of Full-Time Education in the High School modality. For our specific study, we focused our analysis on 08 schools in the state capital, Campo Grande (MS), and 02 in the interior of the state, in the municipality of Dourados (MS), making a total of 10 schools. The selection of these school units was due to the fact that these schools were the first to receive and implant this modality of education in the state, thus being pioneers in Mato Grosso do Sul. Therefore, we gathered the basis of documents and regulations that supported the creation of this school modality, as well as the theoretical and philosophical foundations considered that, in theory, underpin it. We conducted interviews with Geography teachers from the pioneering schools of Full-Time Integral Education – EMTI of the "Authorship School" program, with the school managers (principals and pedagogical coordinators), and also with the Full-Time High School Management representative from the State Department of Education (SED/MS). The study indicated that the implantation and implementation process of the "Authorship School" Program changed the educational priority, building distance from educational objectives of human formation in its multiple dimensions, to the determination
focused and centered on administrative models of private organizations, as is the case of contracted private institutions and their expected goals and results explicitly established, to be fullfilled or not, with consequences for not achieving the goals. The perception of the interviewed Geography teachers showed us that the excessive valuation of the quantification of result indicators, proposed by "Authorship School" Program, in the cycles of monitoring carried out by the management team designated for this purpose (educational management by results), resulted in teaching conceived and organized around mandatory and complementary disciplinary contents, oriented towards a curriculum organization that serves neoliberal interests. This curriculum context presents, according to the participating teachers in our research, negative impacts on teaching practice and a impoverishment of the scientific knowledge of the subjects they teach, such as Geography. In this sense, we understand that, at this moment, it is necessary to think/discuss education and the new paths to be taken by school education and the teaching of Geography. Es objetivo de esta investigación comprender el proceso de implantación de las escuelas de Educación a Tiempo Completo - "Escuela de la Autoría", considerando el decir y La experiencia vivida por los profesores de Geografía que trabajan en escuelas pioneras de esta modalidad en el estado de Mato Grosso do Sul, específicamente en los municipios de Campo Grande (MS) y Dourados (MS). El Gobierno del Estado de Mato Grosso do Sul, através de la Secretaría de Estado de Educación (SED/MS), ha estado implantando El Programa de Educación Integral a Tiempo Completo - "Escuela de la Autoría" en vários municipios del estado para atender a estudiantes de la Educación Secundaria. Es La propuesta que ponemos en discusión en esta investigación y sus elementos de análisis, además de la política, también involucran la mirada de los profesores de Geografía sobre la experiencia vivida en estas unidades escolares desde el año de 2016, cuando se crearon las llamadas "Escuelas de la Autoría". De esta manera, hemos definido como delimitación espacial de la investigación las escuelas públicas de la Red Estatal de Educación de Mato Grosso do Sul - REE/MS, que actúan bajo la perspectiva de la Educación a Tiempo Completo en la modalidad de Educación Secundaria. Para nuestro estudio específico, centramos nuestro análisis en 08 escuelas en la capital del estado, Campo Grande (MS), y 02 en el interior del estado, en el municipio de Dourados (MS), sumando un total de 10 escuelas. La elección de estas unidades escolares se debió al hecho de que estas escuelas fueron las primeras en recibir e implementar esta modalidad de educación en el estado, siendo, por lo tanto, pioneras en Mato Grosso do Sul. Por lo tanto, recopilamos documentos y normativas que respaldaron la creación de esta modalidad de escuela, así como las bases teóricas y filosóficas consideradas y que, teóricamente, la fundamentan. Realizamos entrevistas con profesores de Geografía de las escuelas pioneras de Educación a Tiempo Completo - EMTI del Programa "Escuela de la Autoría", con los gestores de estas escuelas (directores y coordinadores pedagógicos), y también con la Gestión de la Educación Secundaria a Tiempo Completo en representación de la Secretaría de Estado de Educación (SED/MS). El estudio indicó que el proceso de implantación e implementación Del Programa "Escuela de la Autoría" cambió la prioridad educativa, construyendo um distanciamiento de los objetivos educativos de la formación humana, en sus múltiples dimensiones, hacia una determinación enfocada y centrada en modelos administrativos de organizaciones privadas, como es el caso de las instituciones privadas contratadas y sus metas y resultados esperados, explícitamente establecidos y que deben cumplirse o no, con consecuencias para la no realización de los objetivos. La percepción de los profesores de Geografía entrevistados nos mostró que la valoración excesiva de la cuantificación de indicadores de resultados, propuesta por el Programa "Escuela de la Autoría", en los ciclos de monitoreo realizados por el equipo de gestión designado para este propósito (gestión educativa por resultados), resultó en una enseñanza concebida y organizada en contenidos disciplinares obligatorios y complementares, orientados hacia una organización curricular que sirve a los intereses neoliberales. Este contexto curricular presenta, según lós profesores participantes de nuestra investigación, impactos negativos en la práctica docente y empobrece el conocimiento científico de las disciplinas que imparten, como La Geografía. En este sentido, entendemos que, en este momento, es necesario pensar/discutir la educación y los nuevos caminos a recorrer en la educación escolar y La enseñanza de Geografía. |
Palavras-chave: | Escola da Autoria Authorship School Educação Integral Integral Education Professor de Geografia Geography Teacher |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Geografia |
Citação: | COSTA, Lidiane Almeida. (Des) caminhos da “Escola da Autoria” (MS) no dizer dos Professores de Geografia das Escolas de tempo integral de Campo Grande e Dourados (MS). 2023. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5841 |
Data do documento: | 29-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LidianeAlmeidaCosta.pdf | 10,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.