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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Vinícius Carrijo dospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4793005861007015pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Rogério da Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0122947944343507pt_BR
dc.contributor.referee2Camparotti, Carlos Eduardo Soarespt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7236941414013793pt_BR
dc.creatorGeraldini, João Vitor Correrpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6946480102429957pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-19T20:29:51Zpt_BR
dc.date.available2024-01-26pt_BR
dc.date.available2024-08-19T20:29:51Zpt_BR
dc.date.issued2023-12-01pt_BR
dc.identifier.citationGERALDINI, João Vitor Correr. Análise da capacidade de atendimento de caixas de um supermercado da região de Piracicaba por meio de Modelagem e Simulação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5853pt_BR
dc.description.abstractThis research sought to identify improvements for the customer service sector of a supermarket through modeling and simulation. The process involved initial data collection regarding the establishment's queuing system, to support the modeling of the real system. In addition, data was collected regarding the time between customer arrivals and the service time at the cash register. The real system model was developed to verify its validity, which, once completed, provided analysis of the main performance indicators. This analysis served as the basis for proposing alternative scenarios, where milestones such as shorter queues, shorter waiting times, maximizing the use of attendants and increasing the system's service capacity were achieved and finally the best scenario was chosen based on these earnings, such as the increase of 18 customers served in the same period due to the reduction in waiting time.en
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou identificar melhorias para o setor de atendimento de clientes de um supermercado por meio da modelagem e simulação. O processo envolveu uma coleta de dados inicial referente ao sistema de filas do estabelecimento, para embasar a modelagem do sistema real, além disso, foram coletados dados referentes ao tempo entre chegadas de cliente e o tempo de atendimento no caixa. O modelo do sistema real foi desenvolvido para verificação de sua validade, que, uma vez concluída, propiciou análise dos principais indicadores de desempenho. Esta análise serviu de base para a proposição de cenários alternativos, onde marcos como filas menores, tempos de espera menores, maximização da utilização dos atendentes e aumento da capacidade de atendimento do sistema foram alcançados e por fim foi escolhido o melhor cenário baseando-se nesses ganhos, como o aumento de 18 clientes atendidos no mesmo período devido à redução do tempo de espera.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Givaldo Ramos da Silva Filho (givaldofilho@ufgd.edu.br) on 2024-08-19T20:29:51Z No. of bitstreams: 1 JoãoVitorCorrerGeraldini.pdf: 1750406 bytes, checksum: 3b1df1c03118792dbb4acf9e139b3e2d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-19T20:29:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JoãoVitorCorrerGeraldini.pdf: 1750406 bytes, checksum: 3b1df1c03118792dbb4acf9e139b3e2d (MD5) Previous issue date: 2023-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapacidade produtivapt_BR
dc.subjectProduction Capacityen
dc.subjectTeoria das Filaspt_BR
dc.subjectQueue Theoryen
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectModelingen
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.titleAnálise da capacidade de atendimento de caixas de um supermercado da região de Piracicaba por meio de Modelagem e Simulaçãopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the cashier service capacity of a supermarket in the Piracicaba region through Modeling and Simulationen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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