Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Calixto, Maria José Martinelli Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9583107370661310pt_BR
dc.contributor.referee1Bomfim, Bruno Morenopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9982344926356833pt_BR
dc.contributor.referee2Marisco, Luciane Maranha de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1026724424596950pt_BR
dc.creatorFonseca, Cibele Runichipt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9313573483267290pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-16T22:32:13Zpt_BR
dc.date.available2024-02-14pt_BR
dc.date.available2024-09-16T22:32:13Zpt_BR
dc.date.issued2023-12-18pt_BR
dc.identifier.citationFONSECA, C. R. Metodologia de avaliação de calçada em uma cidade pequena do interior do estado de Mato Grosso do Sul. 2024. 106 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5864pt_BR
dc.description.abstractConsidering the absence of studies focused on small urban centers and the need to promote walkability over the use of automobiles, the objective of this work is to develop a sidewalk assessment methodology targeted at small cities. Initially, a survey of existing methodologies was conducted, taking into account the size of the cities for which they were intended. Next, all evaluated parameters were identified, selecting those most relevant and consistent with the reality of small cities. The assessed items were categorized into the parameters of Safety and Security, Attractiveness, Infrastructure, Accessibility, and Environmental Comfort, resulting in an overall assessment obtained by averaging all parameters. To incorporate the perspective of the population, a questionnaire was applied to establish degrees of importance for the assessment parameters. The case study focused on the city of Jardim-MS, covering a spatial cut of 11 blocks in the central region. The results indicate that, on average, the assessment of sidewalks in the study area was predominantly "good" and "fair." A more detailed analysis of each parameter reveals some negative aspects, such as curb ramps not in compliance with standards, lack of connection between ramps and crosswalks, insufficient tree coverage, and obstruction of the clear path. On the other hand, strengths, such as good infrastructure and vitality of the area, were also identified. Ultimately, this study seeks to provide insights to guide public managers of small cities in future urban interventions.en
dc.description.resumoConsiderando a ausência de estudos focados em pequenos centros urbanos e a necessidade de fomentar a caminhabilidade em detrimento do uso de automóveis, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma metodologia de avaliação de calçadas direcionada a cidades pequenas. Inicialmente, realizou-se um levantamento das metodologias existentes, considerando o porte das cidades para as quais eram destinadas. Em seguida, foram identificados todos os parâmetros avaliados, selecionando aqueles mais relevantes e condizentes com a realidade das cidades pequenas. Os itens avaliados foram categorizados nos parâmetros de Segurança e Seguridade, Atratividade, Infraestrutura, Acessibilidade e Conforto Ambiental, resultando em uma avaliação geral obtida pela média de todos os parâmetros. Para incorporar a perspectiva da população, aplicou-se um questionário para estabelecer graus de importância aos parâmetros de avaliação. O estudo de caso concentrou-se na cidade de Jardim-MS, abrangendo um recorte espacial de 11 quadras na região central. O resultado indica que, em média, a avaliação das calçadas na área de estudo foi predominantemente "bom" e "regular". Uma análise mais detalhada de cada parâmetro revela alguns aspectos negativos, como rebaixos em desacordo com as normas, falta de conexão entre rampas e faixas de pedestre, arborização insuficiente e obstrução da faixa livre. Por outro lado, pontos fortes, como boa infraestrutura e vitalidade da área, também foram identificados. Em última análise, este estudo busca fornecer subsídios para orientar gestores públicos de cidades pequenas em intervenções urbanas futuras.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Givaldo Ramos da Silva Filho (givaldofilho@ufgd.edu.br) on 2024-09-16T22:32:12Z No. of bitstreams: 1 CibeleRunichiFonseca.pdf: 29402940 bytes, checksum: 44f82b8eb526722b7317de79ead33ee8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-16T22:32:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CibeleRunichiFonseca.pdf: 29402940 bytes, checksum: 44f82b8eb526722b7317de79ead33ee8 (MD5) Previous issue date: 2023-12-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCidade pequenapt_BR
dc.subjectSmall citiesen
dc.subjectCalçadapt_BR
dc.subjectSidewalken
dc.subjectPedestrept_BR
dc.subjectPedestrianen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleMetodologia de avaliação de calçada em uma cidade pequena do interior do estado de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.title.alternativeMethodology for sidewalk evaluation in a small town in the state of Mato Grosso do Sulen
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CibeleRunichiFonseca.pdf28,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.