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Tipo: Tese
Título: Uma teoria substantiva do processo de construção do perfil profissional para atuar no agronegócio
Título(s) alternativo(s): Substantial theory of the professional profile construction process to work in agribusiness
Autor(es): Cunha, Camila Magalhães da
Primeiro Orientador: Binotto, Erlaine
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Garcia, Rodrigo Garófallo
metadata.dc.contributor.referee1: Borges, João Augusto Rossi
metadata.dc.contributor.referee2: Cunha, Cristiano José Castro de Almeida
metadata.dc.contributor.referee3: Naas, Irenilza de Alencar
metadata.dc.contributor.referee4: Spanevello, Rosani Marisa
Resumo: Os avanços tecnológicos têm promovido mudanças no mercado de trabalho, exigindo novas habilidades aos profissionais. Além dos conhecimentos técnicos avançados e específicos da agricultura, os empregadores têm se tornado cada vez mais exigentes em relação às características profissionais e pessoais dos contratados. Diante do exposto, o objetivo deste estudo é desenvolver uma teoria substantiva do processo de construção do perfil profissional para atuar no agronegócio. Para isso, foram identificados os requisitos exigidos aos profissionais por meio da análise de anúncios de vagas no LinkedIn e obtida a perspectiva dos profissionais que atuam em diferentes setores do agronegócio, profissionais de RH e coordenadores de cursos de graduação e pós- graduação em Agronegócios, por meio de entrevistas. Cabe ressaltar, que alguns dos profissionais entrevistados estavam cursando pós-graduação. O termo “construção” está relacionado à aquisição e ao desenvolvimento de conhecimentos e habilidades necessários para a atuação no agronegócio. Os procedimentos metodológicos da Grounded Theory foram utilizados para desenvolver a teoria substantiva. Nesse sentido, foram identificados os requisitos demandados aos profissionais nos anúncios das vagas disponibilizadas no LinkedIn. A descrição da trajetória dos diferentes profissionais entrevistados foi fundamental para o desenvolvimento das categorias que compõe o esquema teórico da teoria substantiva. As cinco categorias desenvolvidas correspondem aos fatores externos, fatores motivacionais, desafios, planejamento de carreira e a categoria central aprendizado contínuo. Essas categorias estão fundamentadas nos dados empíricos e relacionam-se ao processo de construção do perfil profissional. Ao retornar à literatura, observou-se que grande parte dos resultados da tese está convergente com a literatura, alguns elementos ampliam a compreensão acerca do processo de construção do perfil profissional. Dentre esses elementos, estão os fatores externos relacionados às oportunidades de trabalho, importantes para aquisição de experiência profissional e, consequentemente, no desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades, pois o mercado de trabalho também atua como um agente formador. As áreas com oportunidades de trabalho promissoras no agronegócio estão relacionadas à sustentabilidade ambiental, e podem ser desafiadoras aos profissionais. Os desafios profissionais e a familiaridade com a área de atuação, também são elementos não discutidos na literatura, considerando a busca e filtros estabelecidos. A pesquisa destaca a importância das relações sociais e da experiência profissional no processo de construção do perfil profissional. Proporciona insights para os profissionais planejarem suas carreiras no agronegócio, bem como para as instituições de ensino e organizações. Nesse sentido, as organizações podem colaborar com as instituições de ensino, por meio de programas de parceria, oferta de palestras, workshops para a comunidade acadêmica e programas de capacitação e treinamento de curto prazo. A pesquisa demonstra que o aprendizado contínuo é uma parte essencial do processo de construção do perfil profissional, permitindo que os indivíduos se adaptem às demandas de um setor em constante transformação. Os resultados podem orientar os profissionais em relação às áreas de conhecimento e habilidades prioritárias a serem desenvolvidas, considerando as demandas identificadas no estudo. Além disso, amplia a utilização da GT, especialmente a abordagem Straussiana, ao detalhar o processo de construção da teoria substantiva, organização e apresentação dos resultados, visando colaborar com outros pesquisadores interessados nesse método.
Abstract: Technological advancements have brought changes to the job market, demanding new skills from professionals. In addition to advanced technical knowledge specific to agriculture, employers have become increasingly demanding regarding the professional and personal characteristics of their hires. Therefore, the aim of this study is to develop a substantive theory of the process of constructing a professional profile to work in agribusiness. To achieve this, the requirements demanded of professionals were identified through the analysis of job postings on LinkedIn, and the perspective of professionals working in different agribusiness sectors, HR professionals, and coordinators of undergraduate and graduate courses in Agribusiness was obtained through interviews. It is worth noting that some interviewed professionals were pursuing postgraduate studies. The term “construction” refers to the acquisition and development of knowledge and skills necessary for working in agribusiness. Grounded Theory methodological procedures were used to develop the substantive theory. In this context, the requirements demanded of professionals in the job postings on LinkedIn were identified. The description of the trajectory of the different interviewed professionals was fundamental for the development of the categories that make up the theoretical scheme of the substantive theory. The five developed categories correspond to external factors, motivational factors, challenges, career planning, and the central category of continuous learning. These categories are based on empirical data and relate to the process of constructing the professional profile. Returning to the literature, it was observed that a significant part of the thesis results converges with the literature, and some elements expand the understanding of the process of constructing the professional profile. Among these elements are the external factors related to job opportunities, important for acquiring professional experience and, consequently, the development of new knowledge and skills, as the job market also acts as a formative agent. Areas with promising job opportunities in agribusiness are related to environmental sustainability and can be challenging for professionals. Professional challenges and familiarity with the field of work are also elements not discussed in the literature, considering the established search and filters. The research highlights the importance of social relationships and professional experience in the process of constructing the professional profile. It provides insights for professionals to plan their careers in agribusiness, as well as for educational institutions and organizations. In this regard, organizations can collaborate with educational institutions through partnership programs, offering lectures, workshops for the academic community, and short-term training and development programs. The research demonstrates that continuous learning is an essential part of the process of constructing the professional profile, enabling individuals to adapt to the demands of a constantly changing sector. The results can guide professionals in relation to the priority areas of knowledge and skills to be developed, considering the demands identified in the study. Additionally, it expands the use of GT, especially the Straussian approach, by detailing the process of constructing the substantive theory, organizing, and presenting the results, aiming to collaborate with other researchers interested in this method.
Palavras-chave: Aprendizado contínuo
Continuous learning
Agribusiness management
Gestão do agronegócio
Grounded Theory
Grounded Theory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Agronegócios
Citação: CUNHA, C. M. Uma teoria substantiva do processo de construção do perfil profissional para atuar no agronegócio. 160 f. 2023. Tese (Doutorado em Agronegócios) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5867
Data do documento: 25-Ago-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Agronegócios

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