Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5977
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mota, Adeir Archanjo dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8058420757330480pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Flávia Gabriela Domingospt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0936532573252471pt_BR
dc.contributor.referee1Pinhorati, Adriana Queiroz do Nascimentopt_BR
dc.contributor.referee2Bueno, Miriam Aparecidapt_BR
dc.creatorSasazawa, Aparecida De Lourdes Dechichipt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6125629270631761pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-07T22:37:21Zpt_BR
dc.date.available2024-05-17pt_BR
dc.date.available2025-04-07T22:37:21Zpt_BR
dc.date.issued2024-04-11pt_BR
dc.identifier.citationLOURDES. Iniciação do processo de ensino e aprendizagem da cartografia na educação de jovens e adultos em Colíder - Mato Grosso. 2024. 143 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5977pt_BR
dc.description.abstractThe process of literacy presents numerous challenges for teaching. Strategies tailored to specific groups of students can be used to assist in their understanding of the content. In the context of Adult and Youth Education (AYE), considering that these are adults who often have had no prior exposure to formal education, these challenges become even greater. To help teachers connect with the reality of these students, cartographic literacy has proven to be a valuable tool, facilitating the teaching-learning process, especially for students who have started their education later in life. While traditional literacy traditionally focuses on reading and writing as central goals, cartographic literacy emerges as an equally relevant dimension, empowering students to understand, create, and interpret the geographic space around them. This process should be gradual, starting in Early Childhood Education to develop fundamental spatial notions. Cartography plays a crucial role in Geography education, assisting in location, elucidating relationships between modified and natural spaces, and facilitating an understanding of topophilia in places. To apply these principles, a didactic sequence was conducted in AYE classes at the Alzira Maria da Silva Municipal School, consisting of 12 lessons covering various aspects of cartographic literacy. Ultimately, a significant improvement was observed in the students' understanding of subjects, cartographic skills, writing, and interpretation, underscoring the effectiveness of the cartographic approach to teaching.en
dc.description.resumoO processo de alfabetização é repleto de desafios para a docência. Estratégias para determinados grupos de alunos podem ser utilizadas para auxiliar na compreensão destes acerca do conteúdo. No âmbito da Educação de Jovens e Adultos, por se tratar de pessoas adultas e que muitas vezes não tiveram contato prévio com a educação formal, esses desafios se mostram ainda maiores. Para auxiliar no alcance dos professores com a realidade destes alunos, a alfabetização cartográfica tem se mostrado uma ferramenta, facilitando o processo de ensino-aprendizagem, especialmente para alunos que iniciaram os estudos de forma tardia. Tradicionalmente, a alfabetização enfoca a leitura e escrita como metas centrais, mas a alfabetização cartográfica emerge como uma dimensão igualmente relevante, capacitando os alunos a compreender, criar e interpretar o espaço geográfico ao seu redor. Esse processo deve ser gradual, começando na Educação Infantil para desenvolver noções espaciais fundamentais. A Cartografia desempenha um papel fundamental no ensino de Geografia, auxiliando na localização, esclarecendo relações entre espaço modificado e natural, e facilitando a compreensão da topofilia dos lugares. A fim de aplicar estes conhecimentos, foi realizada uma sequência didática em turmas da EJA da Escola Municipal Professora Alzira Maria da Silva, nas quais se aplicaram 12 aulas com diferentes tópicos sobre a alfabetização cartográfica. Ao final, observou-se um progresso significativo na melhora da compreensão dos conteúdos pelos alunos, além do desenvolvimento inicial das habilidades cartográficas, escrita e interpretação, destacando a eficácia da abordagem cartográfica no ensino.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-07T22:37:21Z No. of bitstreams: 1 AparecidadeLourdesDechichiSasazawa.pdf: 4709327 bytes, checksum: 2025dad110036620cbd4f8fe97250a47 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-07T22:37:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AparecidadeLourdesDechichiSasazawa.pdf: 4709327 bytes, checksum: 2025dad110036620cbd4f8fe97250a47 (MD5) Previous issue date: 2024-04-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização Cartográficapt_BR
dc.subjectCartographic Literacyen
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationen
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectTeaching Sequencyen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleIniciação do processo de ensino e aprendizagem da cartografia na educação de jovens e adultos em Colíder - Mato Grossopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AparecidadeLourdesDechichiSasazawa.pdf4,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.