Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5984
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Furlan, Cássia Cristinapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7036683053861459pt_BR
dc.contributor.referee1Taques, Marcelo Josépt_BR
dc.creatorOliveira, Mayara Teodoro dept_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5712102949372095pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-08T19:29:06Zpt_BR
dc.date.available2024-03-03pt_BR
dc.date.available2025-04-08T19:29:06Zpt_BR
dc.date.issued2024-02-21pt_BR
dc.identifier.citationTEODORO, Mayara. Formação docente em educação física: percepções sobre gênero e sexualidade. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5984pt_BR
dc.description.abstractWe live in a period of close coexistence between differences, but discriminations, prejudices, and even hate crimes are still noticeable in society. The school environment still reinforces inequalities by denying the legitimacy of discussions and content about gender and sexuality. Physical education also contributes to the differentiation of genders when, in its practice, it does not allow for changes. In this context, the study's proposal is to investigate the perceptions and meanings attributed to gender and sexuality debates by students of the Physical Education Teaching degree, reflecting on the undergraduates' perception of the role of physical education. This study is a qualitative descriptive research that sought to analyze, classify, and interpret the students' point of view regarding the gender and sexuality theme in the educational environment. The responses obtained showed that there is still some confusion about terms and a shallow interpretation of diversity. It was evident that physical education remains in a vicious cycle where ingrained culture interferes with how students engage with the discussions presented to them. Therefore, university curricula need to include specific disciplines with content that allows for (re)signifying gender, sexuality, and other diversity themes.en
dc.description.resumoVivemos num período de estreita convivência entre as diferenças, mas ainda são perceptíveis discriminações, preconceitos e até mesmo crimes de ódio na sociedade. O ambiente escolar ainda reafirma desigualdades ao negar a legitimidade de discussões e conteúdos sobre gênero e sexualidade. E a Educação Física (EF) corrobora para a diferenciação dos gêneros quando, na sua prática, não possibilita formas de mudanças. Nesse contexto, a proposta do estudo é investigar as percepções e significados atribuídos aos debates de gênero e sexualidade por acadêmicos/as do curso de Licenciatura em Educação Física, refletindo sobre a percepção dos graduandos quanto ao papel da EF. Este estudo é pesquisa qualitativa do tipo descritiva, que buscou analisar, classificar e interpretar o ponto de vista dos estudantes a respeito da temática gênero e sexualidade no ambiente educacional. As respostas obtidas mostraram que ainda existe certa confusão sobre termos e uma interpretação rasa sobre a diversidade. Evidenciou-se que a EF permanece num ciclo vicioso onde a cultura enraizada interfere na forma como os graduandos se relacionam com as discussões que lhe são apresentados. Por isso, os currículos universitários precisam conter disciplinas específicas, com conteúdos que permitam (re)significar gênero, sexualidade e demais temas da diversidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-08T19:29:06Z No. of bitstreams: 1 MayaraTeodorodeOliveira.pdf: 977654 bytes, checksum: ca5275b92eb16709241ac945fb0644ac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-08T19:29:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MayaraTeodorodeOliveira.pdf: 977654 bytes, checksum: ca5275b92eb16709241ac945fb0644ac (MD5) Previous issue date: 2024-02-21en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisas (CNPq)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectTeaching degreeen
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectPhysical Educationen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleFormação docente em educação física: percepções sobre gênero e sexualidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MayaraTeodorodeOliveira.pdf954,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.