Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5989
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de uma bomba simulada com arduino para o ensino da associação de resistores
Autor(es): Bezerra, Everton Antunes
Primeiro Orientador: Sequinel, Thiago
metadata.dc.contributor.referee1: Faccin, Giovani Manzeppi
metadata.dc.contributor.referee2: Yamazaki, Sergio Choiti
Resumo: A aquisição e retenção de conhecimentos são elementos fundamentais no processo de aprendizagem, especialmente no contexto do ensino de disciplinas complexas como a física. Nesse sentido, torna-se imperativo que os métodos de ensino adotados nas escolas estimulem a construção ativa do conhecimento pelo aluno, promovendo uma conexão significativa entre os novos conceitos e os conhecimentos prévios dos alunos. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo desenvolver um produto educacional voltado para promover a aprendizagem significativa sobre a associação de resistores, envolvendo os estudantes em aulas teóricas e atividades experimentais em laboratório, culminando no desarmamento de uma bomba simulada desenvolvida com Arduino. A pesquisa foi realizada em uma Escola Estadual localizada em Mato Grosso do Sul, com uma turma do 3º ano do ensino médio. Inicialmente, foi conduzido um processo de avaliação diagnóstica por meio de um questionário de conhecimentos sobre associação de resistores, com o intuito de adaptar as aulas teóricas ao nível de conhecimento dos estudantes. Posteriormente, os alunos foram submetidos a aulas experimentais relacionadas ao desafio de desarmar uma bomba simulada, na qual foram divididos em grupos, responsáveis por calcular tensão ou corrente elétrica em resistores específicos. O desafio envolveu o desarmamento de uma bomba simulada, com duas etapas distintas. Após a realização das atividades, os alunos foram submetidos a uma nova avaliação para comparar os resultados com os da avaliação diagnóstica, permitindo quantificar o aprendizado dos alunos e identificar áreas de crescimento. Os resultados demonstraram uma melhora significativa no desempenho dos alunos, indicando uma compreensão mais profunda dos conceitos de associação de resistores após a implementação do produto educacional. A abordagem prática e desafiadora adotada no estudo contribuiu para o engajamento dos estudantes e facilitou a aprendizagem, destacando a eficácia dessa metodologia de ensino. Diante disso, conclui-se que o produto educacional desenvolvido foi bem-sucedido em promover a aprendizagem significativa dos alunos sobre associação de resistores.
Abstract: Acquisition and retention of knowledge are fundamental elements in the learning process, especially in the context of teaching complex subjects such as Physics. In this sense, it becomes imperative that teaching methods adopted in schools stimulate active construction of knowledge by the student, promoting a meaningful connection between new concepts and students' prior knowledge. Given this, the present study aimed to develop an educational product aimed at promoting meaningful learning about resistor association, involving students in theoretical classes and experimental laboratory activities, culminating in disarming a simulated bomb developed with Arduino. The research was conducted at a State School located in Mato Grosso do Sul, with a 3rd year high school class. Initially, a diagnostic evaluation process was conducted through a questionnaire of knowledge about resistor association, with the aim of adapting theoretical classes to the students' level of knowledge. Subsequently, students were subjected to experimental classes related to the challenge of disarming a simulated bomb, in which they were divided into groups, responsible for calculating voltage or electric current in specific resistors. The challenge involved disarming a simulated bomb, with two distinct stages. After completing the activities, students were subjected to a new assessment to compare the results with the diagnostic assessment, allowing quantification of student learning and identification of growth areas. The results showed a significant improvement in students' performance, indicating a deeper understanding of resistor association concepts after implementing the educational product. The practical and challenging approach adopted in the study contributed to student engagement and facilitated learning, highlighting the effectiveness of this teaching methodology. Therefore, it is concluded that the educational product developed was successful in promoting meaningful learning of students about resistor association.
Palavras-chave: Ensino de física
Physics
Aprendizagem significativa
Meaningful learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Ensino de Física
Citação: BEZERRA, Everton Antunes. Desenvolvimento de uma bomba simulada com arduino para o ensino da associação de resistores. 198 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/5989
Data do documento: 4-Jul-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EvertonAntunesBezerra.pdf27,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.