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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Troquez, Marta Coelho Castropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9142624348818516pt_BR
dc.contributor.referee1Landa, Beatriz dos Santospt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Thaíse dapt_BR
dc.creatorCordeiro, Brenda Maria Alvespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7211300047109814pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-09T22:18:08Zpt_BR
dc.date.available2023-05-17pt_BR
dc.date.available2025-04-09T22:18:08Zpt_BR
dc.date.issued2023-04-17pt_BR
dc.identifier.citationCORDEIRO, Brenda Maria Alves. O brincar na Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatu em Dourados/MS. 2023. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6004pt_BR
dc.description.abstractThe general objective of the research was to show how playing is included in the curriculum documents and in the propositions of pedagogical practices for indigenous children from Five to tem years old from the Municipal Indigenous School Tengatuí Marangatu (EMITM) in the Indigenous Reserve of Dourados (RID), located in the city of Dourados state of Mato Grosso do Sul (MS) Brazil. From a qualitative approach, the methodology provided the dialogue between the theoretical-methodological assumptions of Education with Anthropology and History for the production, analysis and interpretation of data. Documental analysis and semi-structured interviews were used to obtain data that were analyzed using the Content Analysis technique. As for the results, it was verified that the playing of indigenous children reflects the experience, understanding, experimentation and construction of cultural formation through the socialization incorporated by the thought structures of their social group, at the same time they re-elaborate their own cultural heritage in the face of the intercultural relations. However, in the school's national, state and local curriculum documents, playing is more explored as a pedagogical practice in the scope of Early Childhood Education. And in Elementary Education within the scope of Physical Education, disregarding its importance and specificity for the comprehensive education of all children, especially indigenous children. The interviews point out that playing is already part of the planning of school activities by EMITM professionals, but that there are still difficulties among teachers to understand its full interdisciplinary potential and the different ways of playing. In this way, it is evident that there are challenges to be overcome for the planning and implementation of educational practices involving playing in the indigenous school.en
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo geral evidenciar como o brincar se faz presente nos documentos curriculares e nas proposições de práticas pedagógicas para crianças indígenas de 5 (cinco) a 10 (dez) anos, da Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatu (EMITM), da Reserva Indígena de Dourados (RID), localizada na cidade de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul/MS. A partir de uma abordagem qualitativa, a metodologia adotada considerou os pressupostos teórico-metodológicos da Educação em diálogo com a Antropologia e a História para a produção, análise e interpretação dos dados. Para a produção dos dados, utilizou-se a análise documental e a entrevista semiestruturada. Para as análises, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo. Quanto aos resultados, verificou-se que o brincar das crianças indígenas reflete a vivência, a compreensão, experimentação e construção da formação cultural por meio da socialização incorporada pelas estruturas de pensamento do seu grupo social, ao mesmo tempo em que reelaboram sua própria herança cultural frente às relações interculturais. Contudo, nos documentos curriculares nacionais, estaduais e locais da escola,o brincar é mais explorado como prática pedagógica no âmbito da Educação Infantil. E, no Ensino Fundamental,a disciplina de Educação Física, desconsiderando sua importância e especificidade para a educação integral de todas as crianças, sobretudo das crianças indígenas. As entrevistas apontam que o brincar já faz parte do planejamento das atividades escolares dos/as profissionais da EMITM, mas que ainda há entre os/as docentes dificuldades para perceber todo o seu potencial interdisciplinar e as diversas maneiras de se brincar. Desta forma, fica evidente que há desafios a serem superados para o planejamento e a realização das práticas educativas envolvendo o brincar na escola indígena.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-09T22:18:08Z No. of bitstreams: 1 BrendaMariaAlvesCordeiro.pdf: 2606030 bytes, checksum: c5504a8a59e15d40a5077ac711800b49 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-09T22:18:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BrendaMariaAlvesCordeiro.pdf: 2606030 bytes, checksum: c5504a8a59e15d40a5077ac711800b49 (MD5) Previous issue date: 2023-04-17en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfância Indígenapt_BR
dc.subjectIndigenous Childhooden
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectPlayingen
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectPedagogical Practicesen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO brincar na Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatu em Dourados/MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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