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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6005
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Alves, Andréia Vicência Vitor | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5827077664514451 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Perboni, Fábio | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Areválos, José Manuel Silveiro | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Celia Ortegas de | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/9167298772348452 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-09T22:28:16Z | pt_BR |
dc.date.available | 2023-06-29 | pt_BR |
dc.date.available | 2025-04-09T22:28:16Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023-06-13 | pt_BR |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Celia Ortegas de. O papel do Conselho Nacional de Educação do Brasil e do Paraguai na formulação de ações para a educação básica. 2023. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6005 | pt_BR |
dc.description.abstract | This Dissertation is part of the Education Policy and Management Research Line and the State, Politics and Education Management Group (GEPGE) of the Graduate Program in Education at the Federal University of Grande Dourados (UFGD), of the Post-Graduation in Education at the Federal University of Grande Dourados (UFGD), as well as the network research project “Basic education in Mercosur countries”. It aims to understand the role of the Conselho Nacional de Educação (CNE) and the Consejo Nacional de Educación e Ciencias (Conec) in the formulation of actions for basic education in the 1988-2019 period, as well as which conception of educational management they present. To do so, it has the following specific objectives: to understand the conception of democratic and managerial educational management in the educational literature; apprehend the education councils as an educational management mechanism in the Brazilian and Paraguayan educational literature and regulation, more specifically the CNE and Conec; courting the role of the CNE and Conec with regard to actions for basic education, their similarities and differences; as well as which management concept they present. It is concluded that both the CNE and the Conec have the role of proposing, advising, elaborating and monitoring what is related to education in their countries, thus having a certain similarity between them, presenting characteristics of the democratic management of education by enabling the participation of the society in decision-making, organization and planning of education in these countries, being able to be a link between society and the State. | en |
dc.description.resumo | A presente Dissertação está inserida na Linha de Pesquisa Política e Gestão da Educação e ao Grupo Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), como também ao projeto de pesquisa em rede ―A educação básica em países do Mercosul‖. Apresenta como objetivo compreender o papel do Conselho Nacionalde Educação (CNE) e do Consejo Nacional de Educación e Ciencias (Conec) na formulação de ações para a educação básica no entretempo 1988-2019, bem como qual concepção de gestão educacional apresentam. Para tanto, possui como objetivos específicos: compreender a concepção de gestão educacional democrática e a gerencial na literatura educacional; apreender os conselhos de educação como mecanismo de gestão educacional na literatura e normatização educacional brasileira e paraguaia, mais especificamente o CNE e o Conec; cortejar o papel do CNE e do Conec no que concerne a ações para a educação básica, suas semelhanças e divergências; bem como qual concepção de gestão apresentam. Conclui-se que tanto o CNE como o Conec possuem como papel propor, assessorar, elaborar e acompanhar o que for relacionado a educação em seus países, possuindo então uma certa simililaridade entre eles, apresentando características da gestão democrática da educação ao possibilitar a participação da sociedade nas tomas de decisões, na orgnização e planejamento da educação nesses países, podendo ser um elo entre a sociedade e o Estado. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-09T22:28:16Z No. of bitstreams: 1 CeliaOrtegasdeOliveira.pdf: 1219513 bytes, checksum: b8e98aaf1dabc9b349d79e3d68d07fc0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-09T22:28:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CeliaOrtegasdeOliveira.pdf: 1219513 bytes, checksum: b8e98aaf1dabc9b349d79e3d68d07fc0 (MD5) Previous issue date: 2023-06-13 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Grande Dourados | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFGD | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Conselho de Educação | pt_BR |
dc.subject | Board of Education | en |
dc.subject | Gestão Educacional | pt_BR |
dc.subject | Educational management | en |
dc.subject | Países fronteiriços | pt_BR |
dc.subject | Border countries | en |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | O papel do Conselho Nacional de Educação do Brasil e do Paraguai na formulação de ações para a educação básica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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CeliaOrtegasdeOliveira.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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