Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6005
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Alves, Andréia Vicência Vitorpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5827077664514451pt_BR
dc.contributor.referee1Perboni, Fábiopt_BR
dc.contributor.referee2Areválos, José Manuel Silveiropt_BR
dc.creatorOliveira, Celia Ortegas dept_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9167298772348452pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-09T22:28:16Zpt_BR
dc.date.available2023-06-29pt_BR
dc.date.available2025-04-09T22:28:16Zpt_BR
dc.date.issued2023-06-13pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Celia Ortegas de. O papel do Conselho Nacional de Educação do Brasil e do Paraguai na formulação de ações para a educação básica. 2023. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6005pt_BR
dc.description.abstractThis Dissertation is part of the Education Policy and Management Research Line and the State, Politics and Education Management Group (GEPGE) of the Graduate Program in Education at the Federal University of Grande Dourados (UFGD), of the Post-Graduation in Education at the Federal University of Grande Dourados (UFGD), as well as the network research project “Basic education in Mercosur countries”. It aims to understand the role of the Conselho Nacional de Educação (CNE) and the Consejo Nacional de Educación e Ciencias (Conec) in the formulation of actions for basic education in the 1988-2019 period, as well as which conception of educational management they present. To do so, it has the following specific objectives: to understand the conception of democratic and managerial educational management in the educational literature; apprehend the education councils as an educational management mechanism in the Brazilian and Paraguayan educational literature and regulation, more specifically the CNE and Conec; courting the role of the CNE and Conec with regard to actions for basic education, their similarities and differences; as well as which management concept they present. It is concluded that both the CNE and the Conec have the role of proposing, advising, elaborating and monitoring what is related to education in their countries, thus having a certain similarity between them, presenting characteristics of the democratic management of education by enabling the participation of the society in decision-making, organization and planning of education in these countries, being able to be a link between society and the State.en
dc.description.resumoA presente Dissertação está inserida na Linha de Pesquisa Política e Gestão da Educação e ao Grupo Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), como também ao projeto de pesquisa em rede ―A educação básica em países do Mercosul‖. Apresenta como objetivo compreender o papel do Conselho Nacionalde Educação (CNE) e do Consejo Nacional de Educación e Ciencias (Conec) na formulação de ações para a educação básica no entretempo 1988-2019, bem como qual concepção de gestão educacional apresentam. Para tanto, possui como objetivos específicos: compreender a concepção de gestão educacional democrática e a gerencial na literatura educacional; apreender os conselhos de educação como mecanismo de gestão educacional na literatura e normatização educacional brasileira e paraguaia, mais especificamente o CNE e o Conec; cortejar o papel do CNE e do Conec no que concerne a ações para a educação básica, suas semelhanças e divergências; bem como qual concepção de gestão apresentam. Conclui-se que tanto o CNE como o Conec possuem como papel propor, assessorar, elaborar e acompanhar o que for relacionado a educação em seus países, possuindo então uma certa simililaridade entre eles, apresentando características da gestão democrática da educação ao possibilitar a participação da sociedade nas tomas de decisões, na orgnização e planejamento da educação nesses países, podendo ser um elo entre a sociedade e o Estado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-09T22:28:16Z No. of bitstreams: 1 CeliaOrtegasdeOliveira.pdf: 1219513 bytes, checksum: b8e98aaf1dabc9b349d79e3d68d07fc0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-09T22:28:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CeliaOrtegasdeOliveira.pdf: 1219513 bytes, checksum: b8e98aaf1dabc9b349d79e3d68d07fc0 (MD5) Previous issue date: 2023-06-13en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConselho de Educaçãopt_BR
dc.subjectBoard of Educationen
dc.subjectGestão Educacionalpt_BR
dc.subjectEducational managementen
dc.subjectPaíses fronteiriçospt_BR
dc.subjectBorder countriesen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO papel do Conselho Nacional de Educação do Brasil e do Paraguai na formulação de ações para a educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CeliaOrtegasdeOliveira.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.