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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6007
Tipo: | Dissertação |
Título: | Caracterização da violência autoprovocada de crianças e adolescentes indígenas no Mato Grosso do Sul entre 2015 e 2019 |
Autor(es): | Motta, Daniel Carvalho de Sá |
Primeiro Orientador: | Levandoski, Gustavo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Troquez, Marta Coelho Castro |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lirio, Flávio Corsini |
Resumo: | A violência vem acompanhando a sociedade desde os primórdios, tendo adquirido visibilidade e preocupação por parte das políticas públicas apenas nas últimas três décadas. Ainda assim, os dados apontam que crianças e adolescentes continuam sendo os maiores vulneráveis a diversos tipos de violência. Tão propensos quanto às crianças está a população indígena, um grupo social que vivencia uma grave situação de vulnerabilidade, com aumento alarmante de violência devido aos conflitos armados, questões sobre limitações territoriais e a recorrente discriminação, ainda existente após inúmeras intervenções políticas e legais com vistas à proteção social deste grupo. À vista disso, o trabalho terá por objetivo investigar a violência de crianças e adolescentes autoprovocada no Mato Grosso do Sul, com o recorte da população indígena, e os dados referentes à essa realidade quando em um contexto de escolaridade. O método é um estudo de natureza epidemiológica ou sociológica, focado em uma análise descritiva e quantitativa, utilizando-se, para tanto, o Sistema de Informação de Agravos e Notificação (Sinan) e as variantes referentes ao ano, especificamente de 2015 a 2019. Os dados coletados, por sua vez, passarão por uma análise quantitativa e serão utilizados para a construção de tabelas e gráficos, identificando vítima e local, além do seu nível de escolaridade, variante principal. Com isso, torna-se possível o diálogo sobre a implementação de políticas públicas que visem minimizar o cenário de violência vivenciado por crianças e adolescentes, sobretudo ações voltadas à prevenção. |
Abstract: | Violence has been accompanying society since its origins, gaining visibility and concern from public policies only in the last three decades. Nevertheless, data indicates that children and adolescents continue to be the most vulnerable to various types of violence. Equally susceptible as children are indigenous populations, a social group that experiences a severe situation of vulnerability, with a disturbing increase in violence due to armed conflicts, territorial limitations, and persistent discrimination, still present despite numerous political and legal interventions aimed at their social protection. In light of this, this study aims to investigate self-inflicted violence among children and adolescents in Mato Grosso do Sul, focusing on the indigenous population, and the data concerning this reality within an educational context. The method employed will be descriptive and quantitative, using the Information System for Notifiable Dis eases (Sinan) and its variants, specifically from 2015 to 2019. The collected data will undergo quantitative analysis and be used to construct tables and graphs, identifying victims, locations, and their level of education as the main variables. This research will enable a dialogue on the implementation of public policies aimed at minimizing the scenario of violence experienced by children and adolescents, especially focusing on preventive actions. |
Palavras-chave: | Violência autoprovocada Self-directed violence Bullying Bullying Crianças Children |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Educação |
Citação: | MOTTA, Daniel Carvalho de Sá. Caracterização da violência autoprovocada de crianças e adolescentes indígenas no Mato Grosso do Sul entre 2015 e 2019. 2023. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6007 |
Data do documento: | 3-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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