Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6010
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Troquez, Marta Coelho Castropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9142624348818516pt_BR
dc.contributor.referee1Levandoski, Gustavopt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Heitorpt_BR
dc.contributor.referee3Silva , Thaisa dapt_BR
dc.creatorSouto, Fernanda Alvespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2152209201596091pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-10T18:40:08Zpt_BR
dc.date.available2023-09-11pt_BR
dc.date.available2025-04-10T18:40:08Zpt_BR
dc.date.issued2023-08-24pt_BR
dc.identifier.citationSOUTO, Fernanda Alves. Tecnologia assistiva para alunos indígenas com deficiência. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6010pt_BR
dc.description.abstractThe use of Assistive Technology (AT) in the indigenous school context is a relatively new field of research and therefore requires further studies to provide an overview of its situation in each specific context. This study aims to analyze AT resources and their use in the Francisco Meireles Municipal School for indigenous students with disabilities. The school is located within the Caiuá Evangelical Mission, in Dourados/MS, and primarily receives indigenous students from the nearby reserve. The methodology adopted was based on a qualitative approach and the following data production tools were used: 1) documentary analysis, in which we sought to outline the themes of Special Education, Assistive Technology and Indigenous School Education; 2) interviews, with the school‟s director, the teacher of the Multifunctional Resource Room (SRM) and the support teacher who attends to students with disabilities at the Mission hospital, in order to find out about the activities carried out with AT in this contexto; 3) application of a questionnaire to the other teachers at the school, with closed and open questions, in order to check their understanding of the AT theme and whether this was linked to their training; and 4) observation at the SRM and in mainstream classrooms in order to check for existing AT. A number of AT resources and materials were identified both in the SRM - in particular the use of the tablet, games, literacy activities and appropriate bilingual material - and in the classrooms, such as calendars and appropriate posters. The resources found fall into the following categories: aids for daily life and practical life, augmentative and alternative communication, computer accessibility resources, mobility aids, aids for extending visual function and resources that translate visual content into audio or tactile information. According to the analysis, the informant teachers had some understanding of AT as a result of some continuing education course, participation in extension projects or attending postgraduate courses. It was possible to see that many teachers use AT in their teaching practice, but because they don't clearly know what an AT resource is, they need further training on Assistive Technology in order to fill this gap with more in-depth knowledge.en
dc.description.resumoO uso de Tecnologia Assistiva (TA) em contexto escolar indígena é um campo de investigação relativamente novo e, por isso, demanda novas pesquisas para traçar um panorama da sua situação em cada contexto específico. Este estudo teve por objetivo analisar os recursos de TA e seus usos na Escola Municipal Francisco Meireles junto a alunos indígenas com deficiência. A escola se localiza dentro da Missão Evangélica Caiuá, em Dourados/MS, e recebe prioritariamente alunos indígenas provenientes da reserva próximo a ela. A metodologia adotada foi pautada em uma abordagem qualitativa e, como instrumentos de produção de dados, foram utilizados: 1) análise documental, na qual buscou-se delinear as temáticas de Educação Especial, de Tecnologia Assistiva e de Educação Escolar Indígena; 2) realização de entrevistas, com o diretor da escola, com a professora da Sala de Recursos Multifuncional (SRM) e com a professora de apoio que atende os alunos com deficiência no hospital da Missão, a fim de conhecer as atividades realizadas com TA neste contexto; 3) aplicação de questionário aos demais professores da escola, com perguntas fechadas e abertas a fim de verificar seu entendimento sobre a temática da TA e se este estava vinculado à sua formação; e 4) observação na SRM e em salas de aula do ensino regular com o intuito de verificar as TA existentes. Foram identificados alguns recursos e materiais de TA tanto na SRM - na qual pode-se destacar o uso do tablet, jogos, atividades de alfabetização e material bilíngue com adequação -, quanto nas salas de aula, nas quais se destacam materiais como os calendários e cartazes com adequação. Os recursos encontrados se encaixam nas seguintes categorias: auxílios para a vida diária e vida prática, comunicação aumentativa e alternativa, recursos de acessibilidade ao computador, auxílios de mobilidade, auxílios para ampliação da função visual e recursos que traduzem conteúdos visuais em áudio ou informação tátil. De acordo com as análises observa-se que os professores informantes possuíam algum entendimento sobre a TA em decorrência de algum curso de formação continuada, de participação em projetos de extensão ou por frequentar a pós-graduação. Foi possível constatar que muitos professores utilizam a TA em sua prática pedagógica, mas por não saber com clareza o que é um recurso de TA carecem de formação continuada sobre a Tecnologia Assistiva, de forma a suprir esta lacuna com conhecimento mais aprofundado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-10T18:40:08Z No. of bitstreams: 1 Fernanda Alves Souto.pdf: 2450905 bytes, checksum: cf0f13adee4cde11a79461ae659867e6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-10T18:40:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fernanda Alves Souto.pdf: 2450905 bytes, checksum: cf0f13adee4cde11a79461ae659867e6 (MD5) Previous issue date: 2023-08-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Escolar Indígenapt_BR
dc.subjectIndigenous School Educationen
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectSpecial Educationen
dc.subjectTecnologia Assistivapt_BR
dc.subjectAssistive Technologyen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleTecnologia assistiva para alunos indígenas com deficiênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Alves Souto.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.