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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6012
Tipo: | Dissertação |
Título: | Políticas de educação especial na rede municipal de ensino de Aral Moreira/MS: inclusão em escolas do campo |
Autor(es): | Anastacio, Juliana Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Nozu , Washigton Cesar Shoiti |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fernandes, Ana Paula Cunha dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Alves, Andreia Vicencia Vitor |
Resumo: | A presente dissertação tem como temática a inclusão escolar de alunos público-alvo da Educação Especial (PAEE) que vivem no campo. Estabeleceu-se como problemática: de quais formas as políticas públicas de inclusão de alunos considerados PAEE têm sido atuadas em escolas do campo no município de Aral Moreira, Mato Grosso do Sul (MS)? Para isso, teve-se como objetivo geral analisar o processo de atuação de gestores e professores relacionado às políticas de inclusão de estudantes PAEE em escolas do campo de Aral Moreira/MS. Elencou-se como objetivos específicos: compreender a construção das políticas internacionais, nacionais e sul-mato-grossenses de Educação Especial, destacando suas interfaces com a Educação do Campo; caracterizar as dimensões contextuais das políticas de Educação Especial da rede municipal de ensino de Aral Moreira/MS; analisar os modos pelos quais a política de inclusão de estudantes PAEE é interpretada e traduzida por gestores e professores de escolas do campo de Aral Moreira/MS. O estudo fundamentou-se na Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP) e na Teoria da Atuação (TA), propostas por Stephen J. Ball e seus colaboradores. Para a metodologia, utilizou-se a abordagem qualitativa, com uso de pesquisa bibliográfica, documental e empírica, tendo como lócus a rede municipal de ensino de Aral Moreira/MS, em particular duas escolas — denominadas de A e de B. Os dados foram gerados, predominantemente, por meio de entrevistas semiestruturadas com 13 participantes. As análises dos dados buscaram articular-se com o contexto de influência, o contexto de produção de texto e o contexto da prática da ACP. Os resultados se concentraram em quatro eixos de análises, a saber: contextos situados das escolas do campo; contextos materiais das escolas do campo; culturas profissionais nas escolas do campo; e avanços e desafios da Educação Especial em escolas do campo. Desse modo, foram alcançados os seguintes resultados: as localidades das escolas são rurais, mas pode-se observar diferenças de tratamento do poder público entre elas. Os estudantes são oriundos de áreas rurais e possuem perfil de vulnerabilidade econômica; havia mais serviços disponíveis de Educação Especial na escola B do que na A. Sobre a acessibilidade predial, havia indícios de que existia nas escolas investigadas, todavia com limitações, bem como a insuficiência de recursos materiais para a atuação com alunos PAEE; as concepções de inclusão foram limitadas ao acesso a matrículas, serviços de AEE, benevolência e criticidade em relação às condições de preparo e de recursos disponíveis. Havia, também, institucionalização da Educação Especial no projeto político-pedagógico (PPP) das escolas, no entanto não abordava as particularidades da Educação do Campo. A articulação do trabalho pedagógico era desenvolvida de forma semelhante nas duas instituições e ambas buscavam construir um diálogo entre os profissionais que atuavam com alunos PAEE, entretanto com muita fragilidade, do ponto de vista da sistematização; o desafio destacado foi a dificuldade no avanço de ensino e aprendizagem dos estudantes PAEE. Em contrapartida, o maior avanço observado foi a contratação de profissionais de apoio em sala de aula comum e o apoio da gestão educacional neste processo. A pesquisa conclui que, mesmo com muitas agruras, o processo de inclusão tem caminhado nas escolas do campo investigadas, assim como reafirma a necessidade de articulações entre a Educação Especial e a Educação do Campo. |
Abstract: | The present dissertation’s theme is the school inclusion of the students who are the target public of Special Education (PAEE) and live in the countryside. The problematic established was: in which ways the public policies for the inclusion of students considered PAEE have been implemented in rural schools in the municipality of Aral Moreira, Mato Grosso do Sul (MS)? For that purpose, the general objective was to analyze the enactment process of managers and teachers related to the inclusion public policies for PAEE students in rural schools of Aral Moreira/MS. The specific objectives were to understand the construction of international, national and Mato Grosso do Sul Special Education policies, highlighting their interfaces with Rural Education; to characterize the contextual dimensions of the Special Education policies of the municipal educational system in Aral Moreira/MS; to analyze the ways that the inclusion policy for PAEE student is interpreted and translated by managers and teachers in the rural schools of Aral Moreira/MS. The study was based on the Policy Cycle Approach (PCA) and on the Theory of Policy Enactment (TPE), proposed by Stephen J. Ball and his collaborators. For methodology, a qualitative approach was used, with bibliographical, documental and survey research, having as locus the municipal educational system of Aral Moreira/MS, in particular, two schools – named A and B. Data were predominantly generated through semi-structured interviews with 13 participants. Data analysis sought to articulate with the context of influence, the text production context, and the context of practice of PCA. The results focused on four axes of analysis: situated contexts of rural schools; material contexts of rural schools; professional cultures in rural schools and advances and challenges of Special Education in rural schools. In this way, the following results were achieved: the locations of the schools are rural, but it is possible to observe differences in the treatment of the public administration among them. Students come from rural areas and are economic vulnerable; there were more Special Education services available at school B than at school A. Regarding building accessibility, there were indications that it existed in the investigated schools, however with limitations, as well as the lack of material resources to work with PAEE students; the inclusion conceptions were limited to the access to enrollments, AEE services, benevolence and criticality in relation to preparation conditions and available resources. There was also institutionalization of Special Education in the schools’ pedagogical political project (PPP), however it did not address the particularities of Rural Education. The articulation of the pedagogical work was developed in a similar way in the two institutions, and both sought to build a dialogue between the professionals who worked with PAEE students, however with a lot of fragility from the systematization point of view; the highlighted challenge was the difficulty in advancing the teaching and learning of PAEE students. On the other hand, the biggest advance observed was the hiring of support professionals in the common classroom and the support of educational management in this process. The research concludes that, even with many difficulties, the inclusion process is being forwarded in the rural schools investigated, as well as reaffirms the need for articulations between Special Education and Rural Education. |
Palavras-chave: | Políticas educacionais Educational policies Educação Inclusiva Inclusive Education Educação do Campo Rural education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Educação |
Citação: | ANASTACIO, Juliana Rodrigues. Políticas de educação especial na rede municipal de ensino de Aral Moreira/MS: inclusão em escolas do campo. 2023. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6012 |
Data do documento: | 24-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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