Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6013
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Aline Maira dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1517071541264871pt_BR
dc.contributor.referee1Rebelo, Andressa Santospt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Morgana de Fátima Agostinipt_BR
dc.creatorAssis, Laura Sousapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1517071541264871pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-10T19:37:17Zpt_BR
dc.date.available2023-06-23pt_BR
dc.date.available2025-04-10T19:37:17Zpt_BR
dc.date.issued2023-05-23pt_BR
dc.identifier.citationASSIS, Laura S. Ensino de língua portuguesa e inclusão escolar: caracterização e análise de práticas pedagógicas. 2023. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6013pt_BR
dc.description.abstractThis study addresses the pedagogical practices implemented in Portuguese language classes as part of the school inclusion process. The Brazilian Constitution of 1988 provides the right to schooling for students with disabilities in regular schools. In 2015, the Brazilian Law of Inclusion established the right to equal opportunities for people with disabilities in all types, stages, and levels of education in regular schools in the national territory. Indeed, in addition to enrollment, it is also necessary to favor student participation, learning, and academic success during their schooling process. The universal pedagogical practices contemplate differentiated teaching methodologies which offer equitable learning situations and aim to reduce the barriers related to the teaching and learning process for all students in the classroom. This descriptive and exploratory research with quantitative approach sought to identify and describe the teaching practice in the teaching of Portuguese language to students with disabilities enrolled in common classes in the final years of elementary school. To do so, an online questionnaire was applied to 30 Portuguese language teachers who worked in middle school classes in regular public schools in the state of Mato Grosso do Sul. The instrument identified: the support services offered by the schools; the type of collaboration established between the regular classroom teacher and the support teacher; the needs of students with disabilities; the strategies and resources of differentiated teaching in the Portuguese language teacher's pedagogical practice; and the characterization of the practice with students with disabilities enrolled in the regular classroom, regarding the contents approached, the activities proposed, and the assessment. It discussed to what extent the practice of Portuguese language teachers meets the principles of differentiation and curricular accessibility, to maximize the learning and participation of all students. Thus, it is possible to state that there is a favorable attempt at diversification and that teachers use differentiated techniques with the students. However, there is an appreciation of exposure as a strategy and little collaboration in the relationship between the regular teacher and the teacher support in the classroom.en
dc.description.resumoO presente estudo aborda as práticas pedagógicas implementadas nas aulas de língua portuguesa como parte do processo de inclusão escolar. A Constituição Brasileira de 1988 prevê o direito à escolarização dos alunos com deficiência nas escolas regulares. Em 2015, a Lei Brasileira de Inclusão estabelece o direito à igualdade de oportunidades da pessoa com deficiência em todas as modalidades, etapas e níveis de ensino nas escolas regulares no território nacional. Com efeito, além da matrícula, também é preciso favorecer a participação, a aprendizagem e o sucesso acadêmico do estudante durante seu processo de escolarização. As práticas pedagógicas universais contemplam metodologias de ensino diferenciado as quais oferecem situações equitativas de aprendizagem e visam reduzir as barreiras referentes ao processo de ensino e aprendizagem, a todos os alunos na sala de aula. Esta pesquisa descritiva e exploratória com abordagem quantitativa buscou identificar e descrever a prática docente no ensino de língua portuguesa para alunos com deficiência matriculados em classes comuns dos anos finais do ensino fundamental. Para tanto, aplicou-se um questionário online com 30 professores de língua portuguesa, os quais atuavam em turmas de 6º, 7º, 8º e 9º ano de escolas regulares da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul. Por meio do instrumento identificou-se: os serviços de apoio ofertados pelas escolas; o tipo de colaboração estabelecida entre o professor regente e o professor de apoio; as necessidades dos alunos com deficiência; as estratégias e os recursos de ensino diferenciado na prática pedagógica do professor de língua portuguesa; e a caracterização da prática com o aluno com deficiência matriculado na sala de aula regular, referente aos conteúdos abordados, às propostas de atividades e à avaliação. Discutiu-se em que medida a prática dos professores de língua portuguesa atendem aos princípios da diferenciação e da acessibilidade curricular, de modo a potencializar o aprendizado e a participação de todos os alunos. Destarte, é possível afirmar que existe uma tentativa favorável para a diversificação e que os professores utilizam técnicas diferenciadas com os alunos. No entanto, há uma valorização da exposição como estratégia e pouca colaboração na relação entre o professor regente e o professor apoio na sala de aula.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-10T19:37:17Z No. of bitstreams: 1 LauraSousaAssis.pdf: 923960 bytes, checksum: f8a59c1ef02f5cc36b620234095d6149 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-10T19:37:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LauraSousaAssis.pdf: 923960 bytes, checksum: f8a59c1ef02f5cc36b620234095d6149 (MD5) Previous issue date: 2023-05-23en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAluno com deficiênciapt_BR
dc.subjectStudents with disabilitiesen
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectSpecial Educationen
dc.subjectAcessibilidade curricularpt_BR
dc.subjectCurricular accessibilityen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleEnsino de língua portuguesa e inclusão escolar: caracterização e análise de práticas pedagógicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LauraSousaAssis.pdf902,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.