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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Troquez, Marta Coelho Castropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9142624348818516pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Adir Casaropt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Thaise dapt_BR
dc.contributor.referee3Levandoski, Gustavopt_BR
dc.contributor.referee4Santos, Reinaldo dospt_BR
dc.creatorFerreira, Luana Larissa de Carvalhopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6728599989218977pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-10T19:47:17Zpt_BR
dc.date.available2023-09-05pt_BR
dc.date.available2025-04-10T19:47:17Zpt_BR
dc.date.issued2023-07-17pt_BR
dc.identifier.citationCARVALHO, L. Racismo institucional: um olhar de graduandas indígenas da Universidade Federal da Grande Dourados. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6014pt_BR
dc.description.abstractThe Federal University of Grande Dourados is located in a region where there is a significant number of indigenous people. The university in question has an Intercultural Indigenous Faculty, but in the face of a complex scenario, and, as it is inserted in a Eurocentric society, it still produces and reproduces numerous practices called institutional racism. This research is part of the Line of Research in Education, Teacher Training and Educational Practices, of the Graduate Program (PPGEdu), at the Federal University of Grande Dourados (UFGD), and is also linked to the Group of Studies and Research on Indigenous School Education, Interculturality and Inclusion at the Federal University of Grande Dourados, with funding from the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The objective of the study was to understand and know the narratives of indigenous students in higher education regarding their experiences with institutional racism in the institution. Its object of study is institutional racism against indigenous students at UFGD. The research is characterized as a qualitative approach, and, as data production instruments, document analysis and interviews were used. The study participants were 03 (three) female students, from different courses, including Environmental Management, Pedagogy and Medicine. To respond to the research objectives, the categories analyzed in the perceptions of the interlocutors were the following: A) Trajectories and academic choices as an indigenous student at an HEI; B) Perception of prejudice/discrimination and racism and C) Strategies of resistance. The results indicate that despite the progress offered by Affirmative Actions and differentiated selection processes, indigenous students still experience numerous racist manifestations. And these manifestations often stood out through the practices of teachers and other employees of the institution. What highlights that the process of hierarchization in relationships builds many violent relationships for these indigenous students. Universities still follow the western pattern and hardly correspond to the demands of the indigenous people. Even so, many strategies of resistance and reaffirmation of indigenous identities are highlighted by the students present in Higher Education. Our research points to the need to think about continuing education for professionals who work in the institution's courses, in order to build inclusive spaces for indigenous students, which expand beyond the indigenous Intercultural Faculty, which already has a differentiated proposal. We rely on the decolonial and intercultural perspectives of Walsh (2009), Eloy Terena (2010-2011), Silva (2018), Mignolo (2018) e Baniwa (2006-2013).en
dc.description.resumoA Universidade Federal da Grande Dourados está localizada em uma região onde há um número significativo de indígenas. A universidade em questão possui uma Faculdade Intercultural Indígena, mas diante de um cenário complexo, e, por estar inserida em uma sociedade eurocentrada, ainda produz e reproduz inúmeras práticas denominadas de racismo institucional. Esta pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa em Educação, Formação de Professores e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação (PPGEdu), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), e, também é vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Escolar Indígena, Interculturalidade e Inclusão da Universidade Federal da Grande Dourados, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo do estudo foi o de compreender e conhecer as narrativas de discentes indígenas no ensino superior ao que se refere às experiências vividas com o racismo institucional na instituição. Tem como objeto de estudo o racismo institucional contra estudantes indígenas da UFGD. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa, e, como instrumentos de produção de dados, foram utilizadas a análise documental e a entrevista. As participantes do estudo foram 03 (três) estudantes mulheres, de cursos distintos, sendo Gestão Ambiental, Pedagogia e Medicina. Para responder aos objetivos da pesquisa, as categorias analisadas nas percepções das interlocutoras foram as seguintes: A) Trajetórias e escolhas acadêmicas enquanto estudante indígena em uma IES; B) Percepção de preconceitos/discriminação e racismo e C) Estratégias de resistência. Os resultados apontam que apesar do avanço oferecido pelas Ações Afirmativas e pelos processos seletivos diferenciados, as estudantes indígenas ainda vivenciam inúmeras manifestações racistas. E essas manifestações muitas vezes se destacaram através das práticas de professores e outros funcionários da instituição. O que destaca que o processo de hierarquização nas relações constrói muitas relações violentas para estas estudantes indígenas. As universidades ainda seguem o padrão ocidental e, dificilmente, correspondem às demandas dos indígenas. Mesmo assim, muitas estratégias de resistência e reafirmação das identidades indígenas são realçadas pelas estudantes presentes no Ensino Superior. Nossa pesquisa aponta a necessidade de se pensar em formações continuadas para os profissionais que atuam nos cursos da instituição, a fim de construir espaços inclusivos para os estudantes indígenas, que se expandam para além da Faculdade Intercultural indígena, que já possui uma proposta diferenciada. Nos apoiamos nas perspectivas decoloniais e interculturais de Walsh (2009), Eloy Terena (2010-2011), Silva (2018), Mignolo (2018) e Baniwa (2006-2013).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-10T19:47:17Z No. of bitstreams: 1 LuanaLarissaFerreiraCarvalho.pdf: 1919031 bytes, checksum: 1cce219ab0f7c40c12378bfd9899e672 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRacismo institucionalpt_BR
dc.subjectInstitutional racismen
dc.subjectRacismo contra indígenaspt_BR
dc.subjectRacism against indigenous peoplesen
dc.subjectIndígenas no ensino superiorpt_BR
dc.subjectIndigenous people in teaching higheren
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleRacismo institucional: um olhar de graduandas indígenas da Universidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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