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Tipo: Dissertação
Título: História do curso de magistério de Itaporã - MT/MS (1976-1996)
Autor(es): Martinez, Terezinha Garcia Cazuza
Primeiro Orientador: Furtado, Alessandra Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Marijâne Silveira da
metadata.dc.contributor.referee2: Ziliani , Rosemeire de Lourdes Monteiro
metadata.dc.contributor.referee3: Campos , Míria Izabel
Resumo: Esta dissertação insere-se nas pesquisas sobre a história da formação de professores no Brasil e, mais especificamente, na história da formação de professores em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma investigação inscrita na Linha História da Educação, Memória e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal da Grande Dourados, que objetiva analisar a história do Curso de Magistério da “Escola Estadual de 1º e 2º Graus de Itaporã”, situada no município de Itaporã-MT/MS, no período de 1976 a 1996. O recorte temporal justifica-se por dois momentos históricos. O ano de 1976 marca a instalação do Curso de Magistério na referida Instituição. Já o ano de 1996 corresponde ao período de promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Lei nº 9.394/1996, que definiu a obrigatoriedade da formação em nível superior para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o que fez com que o Curso de Magistério de Itaporã não abrisse novas turmas a partir da implantação desta Lei e que este Curso fosse extinto no município, no início dos anos 2000. A pesquisa foi realizada a partir da perspectiva da Nova História Cultural, em diálogo, sobretudo, com Chartier (1990), e também na perspectiva de um referencial teórico-metodológico decorrente das proposições de Goodson (1997; 2001) e Moreira e Silva (2001) acerca do currículo, e de Chervel (1990), sobre a história das disciplinas escolares. Como fontes recorremos a documentos de caráter administrativo, pedagógico e histórico, como: atas, decretos, certificados de conclusão do Curso de Magistério, listas de matrículas, históricos escolares, fotografias, entre outros. Também utilizamos entrevistas realizadas com ex-alunas e antigos professores desse Curso de Magistério. Os resultados indicam que o Curso de Magistério da Escola Estadual de 1º e 2º Graus de Itaporã foi o primeiro curso de formação de professores criado no município de Itaporã, na década de 1970, decorrente da Lei nº 5.692/1971, instituída pelo regime civil-militar no Brasil, que proliferou a instalação de cursos profissionalizantes, em nível de 2º Grau. Além disso, constatamos que, embora alguns alunos do sexo masculino tenham frequentado e até mesmo concluído este Curso de Magistério, a maioria do quadro discente era constituído por mulheres. Do mesmo modo, a maioria do corpo docente era constituído por mulheres, formadas em cursos superiores, na área em que lecionavam as disciplinas curriculares. Em síntese, o currículo do Curso de Magistério dessa Escola em Itaporã, era pautado nas prescrições da Lei nº 5.692/1971, sendo dividido em duas partes, uma constituída por uma Educação Geral/Núcleo Comum e a outra parte, por Formação Especial/Parte Diversificada/Preparação para o Trabalho, e marcado por uma formação de tendência tecnicista, cuja função do aluno consistia em “aprender a fazer”, uma formação que privilegiava a aplicação do conteúdo e não uma reflexão sobre o “por que” aplicar esse conteúdo, pois a ênfase recaia na técnica pela técnica, em detrimento de uma formação teórica. Assim, esse Curso de Magistério, chegou a habilitar 508 professores até a década de 1990, em sua maioria mulheres, e contribuiu para a formação de professores do municipio de Itaporã e região.
Abstract: This master's thesis is part of research on the history of teacher education in Brazil and, more specifically, in the history of teacher education in Mato Grosso and Mato Grosso do Sul. This is an investigation inscribed in the Line of Research History of Education, Memory and Society, of the Graduate Program in Education, of the Federal University of Grande Dourados, which aims to analyze the history of the Teaching Course of the “Escola Estadual de 1º e 2º Graus de Itaporã”, located in the municipality of Itaporã-MT/MS, in the period from 1976 to 1996. The time frame is justified by two historical moments. The year 1976 marks the installation of the Teaching Course in that institution. The year 1996 corresponds to the period of enactment of the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB), Law nº 9.394/1996, which defined the obligation of higher education to work in the early years of Elementary Education, which caused the Teaching Course of Itaporã not to open new classes from the implementation of this Law and that this Course was extinct in the municipality, in the early 2000s. The research was carried out from the perspective of the New Cultural History, in dialogue, above all, with Chartier (1990), and also in the perspective of a theoretical-methodological reference resulting from the propositions of Goodson (1997; 2001) and Moreira e Silva (2001) about the curriculum, and Chervel (1990), about the history of school subjects. As sources, we used documents of an administrative, pedagogical and historical nature, such as: minutes, decrees, certificates of completion of the Teaching Course, enrollment lists, school transcripts, photographs, among others. We also used interviews with former students and former teachers of this Teaching Course. The results indicate that the Teaching Course of the Escola Estadual de 1º e 2º Graus de Itaporã was the first teacher training course created in the municipality of Itaporã, in the 1970s, as a result of Law nº 5.692/1971, instituted by the civil-law regime. military in Brazil, which proliferated the installation of professionalizing courses, at the high school level. In addition, we found that, although some male students had attended and even completed this Teaching Course, the majority of the student body was made up of women. Likewise, the majority of the teaching staff was made up of women, graduated from higher education courses, in the area in which they taught the curricular subjects. In summary, the curriculum of the Teaching Course at this School in Itaporã was based on the provisions of Law nº 5.692/1971, being divided into two parts, one consisting of a General Education/Common Core and the other part, by Special Training/Part Diversified/Preparation for Work, and marked by training with a technicist tendency, whose role for the student was to “learn to do”, a training that favored the application of the content and not a reflection on the “why” to apply this content, because the emphasis was on technique for technique’s sake, to the detriment of theoretical training. Thus, this Teaching Course qualified 508 teachers until the 1990s, mostly women, and contributed to the training of teachers in the municipality of Itaporã and region.
Palavras-chave: Curso de magistério
Teaching course
Escola pública
Public school
História da Educação
History of Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: MARTINEZ, Terezinha Garcia Cazuza. História do curso de magistério de Itaporã - MT/MS (1976-1996). 2023. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6017
Data do documento: 15-Jun-2023
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