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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Thaise dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1166205157563886pt_BR
dc.contributor.referee1Santaiana, Rochele da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Militão, Andréia Nunespt_BR
dc.contributor.referee3Bertoletti, Estela Natalina Mantovanipt_BR
dc.contributor.referee4Troquez, Marta Coelho Castropt_BR
dc.creatorVilar, Silvanipt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7900475556286688pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-10T21:01:49Zpt_BR
dc.date.available2023-04-19pt_BR
dc.date.available2025-04-10T21:01:49Zpt_BR
dc.date.issued2023-04-12pt_BR
dc.identifier.citationVILAR,Silvani. Os discursos de alfabetização que circularam no Mato Grosso do Sul por meio de livros didáticos nas décadas de 1980 e 1990. 2023. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6019pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation has as its central theme the literacy discourses of the 1980s and 1990s in the state of Mato Grosso do Sul (MS). The general objective is to understand how literacy discourses are represented in the textbooks distributed in public schools in MS in the 1980s (second half) and 1990s. The specific objectives are to identify the literacy discourses present in the textbooks of that time and understand how the textbook, through the activities proposed in its pages, collaborated or not with the consolidation of the psychogenetic discourse of working with language. To understand the object of study, the investigation is based on the theories of Cultural Studies. The methodology used is qualitative, documentary research, analyzing four literacy books that were distributed in the 1980s and 1990s in MS. After analyzing the materials, it can be concluded that the second half of the 1980s and the 1990s marked a discursive effervescence regarding the best way to teach in the MS, showing a discourse of resistance, marked by the old literacy methods, and a discourse considered innovative, characterized by materials based on psychogenetic conceptions of the written language. Thus, we believe that the books developed within a constructivist perspective ended up subjectivizing teaching practices, presenting a new way of organizing activities, didactic work, and how to work with the literacy process, being an important cultural artifact in the implementation and consolidation of the constructivist discourse in the MS.en
dc.description.resumoEsta dissertação tem como tema central os discursos da alfabetização das décadas de 1980 e 1990 no estado do Mato Grosso do Sul (MS). O objetivo geral é compreender como os discursos de alfabetização são representados nos livros didáticos distribuídos nas escolas públicas do MS nas décadas de 1980 (segunda metade) e 1990. Já os objetivos específicos consistem em identificar quais são os discursos de alfabetização presentes nos livros didáticos da época e entender como o livro didático, por meio das atividades propostas em suas páginas, colaborou ou não com a consolidação do discurso psicogenético de trabalho com a língua. Para melhor compreender o objeto de estudo, a investigação está pautada nas teorizações dos Estudos Culturais. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa, de cunho documental, sendo analisados quatro livros de alfabetização que circularam na década de 1980 e 1990 no MS. Após a análise dos materiais, pode-se concluir que a segunda metade da década de 1980 e a década de 1990 marcam uma efervescência discursiva no tocante à melhor forma de alfabetizar no MS, evidenciando-se um discurso de resistência, marcado pelos métodos tradicionais de alfabetização, e um discurso tido como inovador, marcado pelos materiais elaborados a partir das concepções psicogenéticas da língua escrita. Assim, acreditamos que os livros elaborados dentro de um viés construtivista acabaram por subjetivar as práticas docentes, apresentando uma nova forma de organização das atividades, do trabalho didático e de como trabalhar com o processo de alfabetização, sendo um artefato cultural importante na implementação e na consolidação do discurso construtivista no MS.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-10T21:01:49Z No. of bitstreams: 1 SilvaniVilar.pdf: 3322422 bytes, checksum: 0dc4b5e3cc4aa5277ec845cdca4567b7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-10T21:01:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SilvaniVilar.pdf: 3322422 bytes, checksum: 0dc4b5e3cc4aa5277ec845cdca4567b7 (MD5) Previous issue date: 2023-04-12en
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectTextbooken
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectMétodos de alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracy methodsen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleOs discursos de alfabetização que circularam no Mato Grosso do Sul por meio de livros didáticos nas décadas de 1980 e 1990pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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