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dc.contributor.advisor1Pereira, Rogério Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4508832592714301pt_BR
dc.creatorCosta, Ana Karoliny Teixeira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3525950316213333pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-16T12:37:53Z-
dc.date.available2019-04-16T12:37:53Z-
dc.date.issued2013-03-25-
dc.identifier.citationCOSTA, Ana Karoliny Teixeira da. Do diário ao romance: representação literária em Quarto de despejo (1960) e Pedaços da fome (1963), de Carolina Maria de Jesus. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/601-
dc.description.abstractIt is taken as perspective the study of aspects capable of giving us clues of new representative forms that occur in the bordering space of Modernism with Contemporary Brazilian Literature. Therefore, we propose a detailed analysis of literary genres produced by Carolina Maria de Jesus, namely, her first published work Child of the dark: The diary of Carolina Maria de Jesus ([1960] 2004) and the only published novel Pedaços da fome (1963). The choices regarding to the writer and her works are based on the proposal raised by Bakhtin (2003) concerning that every community or every sphere of human communication will match an universe of communication’s genres. What is glimpsed at, in this sense, that a change in the sphere of communication can be viewed in the genres produced by it. So, we bring to this paper the proposal of reflecting how far Carolina Maria de Jesus is, at ease, among the literary genres chosen by her, as well as the way how it performs the function of self-representing. These are discussions that we will make departing from theorists such as Candido (1990) and Bueno (2006), to analyze of literary representation; Lejeune (2008) and Miranda (2009), to study the diary genre; Bakhtin (2003), Robert (2008) and Lukács (2000), for understanding the romance genre. From this way, through the dialog between works and theories, we will have conditions of constating, among other aspects, the birth of a ‘new’ novel’s writer Carolina Maria de Jesus, sometimes diverse from the diarist; and the pioneering of Pedaços da fome for Brazilian Literature, through the project that takes as aim ‘to educate’ the elite, as it will be seen.en
dc.description.resumoToma-se como perspectiva o estudo de aspectos capazes de nos dar pistas das novas formas representativas que ocorrem no espaço fronteiriço do Modernismo com a Literatura Brasileira Contemporânea. Para tanto, propomos uma análise minuciosa dos gêneros literários produzidos por Carolina Maria de Jesus, sendo eles, o seu primeiro trabalho publicado Quarto de despejo: diário de uma favelada ([1960], 2004) e o único romance publicado Pedaços da fome (1963). As escolhas referentes à escritora e às respectivas obras fundamentam-se na proposta levantada por Bakhtin (2003) acerca de que a cada comunidade ou cada esfera de comunicação humana corresponderá um universo de gêneros de comunicação. O que se deixa entrever, nesse sentido, que uma alteração na esfera de comunicação, poderá ser visualizada nos gêneros produzidos por ela. Assim, trazemos para este trabalho a proposta de refletir até que ponto Carolina Maria de Jesus está à vontade entre os gêneros literários por ela escolhidos, bem como, o modo como desempenha a função de se autorrepresentar. São discussões que faremos à luz de teóricos, tais como: Candido (1990) e Bueno (2006), para análise da representação literária; Lejeune (2008) e Miranda (2009), para o estudo do gênero diário; Bakhtin (2003), Robert (2008) e Lukács (2000), para a compreensão do gênero romance. Deste modo, através do diálogo entre obras e teorias, teremos condições de constatar, entre outros aspectos, o nascimento de uma ‘nova’ escritora de romance Carolina Maria de Jesus, por vezes diversa da diarista; e o pioneirismo de Pedaços da fome para a Literatura Brasileira, com o projeto que visa ‘educar’ a elite, como veremos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-04-16T12:37:53Z No. of bitstreams: 1 AnaKarolinyTeixeiradaCosta.pdf: 740786 bytes, checksum: cfec7c8a4c0ca012954e209178698035 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-16T12:37:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AnaKarolinyTeixeiradaCosta.pdf: 740786 bytes, checksum: cfec7c8a4c0ca012954e209178698035 (MD5) Previous issue date: 2013-03-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação, Artes e Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJesus, Carolina Maria de, 1914-1977pt_BR
dc.subjectMimesis na literaturapt_BR
dc.subjectMimesis in literatureen
dc.subjectAutobiografia - escritores brasileirospt_BR
dc.subjectAutobiography - Brazilian authorsen
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleDo diário ao romance: representação literária em Quarto de despejo (1960) e Pedaços da fome (1963), de Carolina Maria de Jesuspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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