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Tipo: Dissertação
Título: A gestão educacional em Ivinhema-MS na intersecção do sistema estadual e da rede municipal
Autor(es): Faian, Simone Beretta
Primeiro Orientador: Real, Giselle Cristina Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Bigarella, Nádia
metadata.dc.contributor.referee2: Aranda, Maria Alice de Miranda
Resumo: A presente Dissertação de Mestrado tem por objetivo analisar a gestão educacional de Ivinhema, município do Estado de Mato Grosso do Sul, a partir das ações desenvolvidas voltadas para a gestão educacional que caracterizam vertentes democratizantes nesse lócus de intersecção entre o Sistema Estadual e a Rede Municipal de Ensino. Para tanto, adota como pergunta norteadora: Quais características são delineadas para a gestão educacional de Ivinhema, construída na intersecção entre o Sistema Estadual e a Rede Municipal, a partir da vigência do segundo Plano Nacional de Educação, particularmente no período de 2014 a 2020? A metodologia adotada tem enfoque qualitativo, tendo sido realizada a partir de três fases: a primeira consiste na pesquisa bibliográfica; a segunda fase refere-se à pesquisa documental realizada nos arquivos Municipal e Estadual de Educação e em órgãos da imprensa oficial; e a terceira fase consiste na pesquisa de campo com realização de entrevista com diretores escolares. Os resultados explicitam que o Sistema Estadual obteve mais avanços em direção à vertente democratizante em relação à Rede Municipal de Ensino, estabelecendo legislação própria que dispõe sobre a gestão democrática do ensino; ampliação da participação da comunidade interna e externa nas decisões da escola; adoção de eleição para diretores e para membros do colegiado escolar. Já a Rede Municipal adotou a eleição para diretores em curto período, abarcando os anos de 2017 a 2021. Outra evidência é a de que o Conselho Escolar não foi implementado. Focalizou mais sua atuação em medidas de gestão voltadas para a melhoria da qualidade do ensino, tendo como parâmetro concepções mais técnicas e formais de qualidade. Assim, existe diferenças na gestão do Sistema Estadual e da Rede Municipal de Ivinhema, considerado como lócus de intersecção de gestão educacional. Os dados demonstraram que no espaço em que se interseccionam o Sistema Estadual e a Rede Municipal, há pouca interatividade, havendo potencial para ampliação de ações comuns e compartilhadas.
Abstract: This Master's Dissertation aims to analyze the educational management of Ivinhema, a municipality in the State of Mato Grosso do Sul, based on the actions developed aimed at educational management that characterize democratizing aspects in this locus of intersection between the State System and the Municipal Network. education. Therefore, it adopts as a guiding question: What characteristics are outlined for the educational management of Ivinhema, built at the intersection between the State System and the Municipal Network, from the validity of the second National Education Plan, particularly in the period from 2014 to 2020? The adopted methodology has a qualitative focus, having been carried out from three phases: the first consists of bibliographical research; the second phase refers to documentary research carried out in the Municipal and State Education archives and in official press bodies; and the third phase consists of field research with interviews with school principals. The results show that the State System made more advances towards the democratizing aspect in relation to the Municipal Education Network, establishing its own legislation that provides for the democratic management of education; expansion of the participation of the internal and external community in school decisions; adoption of election for directors and for members of the school collegiate. The Municipal Network adopted the election for directors in a short period, covering the years 2017 to 2021. Another evidence is that the School Council was not implemented. Its focus was more on management measures aimed at improving the quality of teaching, using more technical and formal conceptions of quality as a parameter. Thus, there are differences in the management of the State System and the Municipal Network of Ivinhema, considered as the locus of intersection of educational management. The data showed that in the space where the State System and the Municipal Network intersect, there is little interactivity, with potential for expanding common and shared actions.
Palavras-chave: Política educacional
Educational politics
Gestão educacional
Educational management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: FAIAN, Simone Beretta. A gestão educacional em Ivinhema-MS na intersecção do sistema estadual e da rede municipal. 2023. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6020
Data do documento: 23-Jun-2023
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