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Tipo: Dissertação
Título: O processo alfabetizador da criança na perspectiva da política e da gestão educacional: política nacional de alfabetização em foco (2019-2022)
Autor(es): Figueiredo, Simone Oliveira Souza
Primeiro Orientador: Aranda, Maria Alice de Miranda
metadata.dc.contributor.referee1: Sousa, Sandra Novais
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Andréia Vicência Vitor
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Kellcia Rezende
Resumo: A presente Dissertação de Mestrado está vinculada à Linha de Pesquisa “Políticas e Gestão da Educação”, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), da Faculdade de Educação (FAED), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Faz parte de Projeto de Pesquisa maior intitulado “A Gestão Escolar do Processo Alfabetizador com enfoque na Política Educacional: do nacional ao local”. A Dissertação tem como tema “o processo alfabetizador da criança na perspectiva da política e da gestão educacional”, como objeto de pesquisa a “Política Nacional de Alfabetização (PNA)” e como objetivo analisar o direcionamento da política voltada para a educação, com o foco na alfabetização por meio da análise da PNA, direcionando o olhar para a gestão do processo alfabetizador da criança. O recorte temporal da pesquisa abrange os anos de 2019 e 2022. A PNA, com início em 2019, surge como uma proposta do MEC e é destacada pelo Governo Federal como uma proposição de cunho científico na tentativa de melhorar o processo de alfabetização no Brasil. O problema da pesquisa apresenta como questão norteadora: “Em termos científicos, o que há de inovador na PNA com relação a gestão do processo alfabetizador da criança, que ainda não foi colocado em prática pelas políticas anteriores? Como aporte metodológico, por meio de abordagem qualitativa, fez-se uso dos fundamentos da pesquisa documental. A pesquisa efetivada possibilitou constatar que as políticas públicas direcionadas a alfabetização da criança, tendo por base os três últimos programas como comparativo (PNAIC, PMALFA e PNA), são estratégias governamentais, os quais foram instituídas, primeiro, para imprimir a marca do período de gestão e, segundo o que não difere dos discursos anteriores é buscar melhorar o nível de alfabetização do sistema educacional. Assim sendo, na tentativa de oferecer um processo alfabetizador de qualidade, a PNA apresentou uma similitude com os programas anteriores, que vem acentuando o declínio da alfabetização do país por conta do processo de descontinuidades dos programas educacionais. Como resposta para a questão que norteou a presente pesquisa, constatou-se que a PNA traz em seu bojo estratégias que visam apenas implantar um método – o fônico - sem olhar para as especificidades que a formação de criança em seu processo alfabetizador precisa concretizar, como política pública esperava-se que esta se voltasse ao enfrentamento das demandas da alfabetização, de promover a emancipação do sujeito, onde este passa a ser o protagonista de sua história, visando o ensinar não apenas a ler e escrever um código, mas a ler o mundo a sua volta. Então, o que há de inovador é a imposição de um método, sem diálogo com as partes mais interessadas, os alfabetizadores e pesquisadores da área.
Abstract: This Master's Dissertation is linked to the Research Line "Policies and Management of Education", of the Graduate Program in Education (PPGEdu), Faculty of Education (FAED), Federal University of Grande Dourados (UFGD). It is part of a larger Research Project entitled “School Management of the Literacy Process with a focus on Educational Policy: from national to local”. The Dissertation has as its theme “the literacy process of children in the perspective of educational policy and management”, as a research object the “National Literacy Policy (PNA)” and as an objective to analyze the direction of the policy focused on education, with the aim of focus on literacy through the analysis of the PNA, directing the gaze to the management of the child's literacy process. The time frame of the research covers the years 2019 and 2022. The PNA, starting in 2019, appears as a proposal by the MEC and is highlighted by the Federal Government as a scientific proposal in an attempt to improve the literacy process in Brazil. The research problem presents as a guiding question: “In scientific terms, what is innovative in the PNA regarding the management of the child's literacy process, which has not yet been put into practice by previous policies? As a methodological contribution, through a qualitative approach, the fundamentals of documentary research were used. The research carried out made it possible to verify that public policies aimed at children's literacy, based on the last three programs as a comparison (PNAIC, PMALFA and PNA), are government strategies, which were instituted, first, to imprint the mark of the period of management and, according to what does not differ from previous speeches, is to seek to improve the literacy level of the educational system. Therefore, in an attempt to offer a quality literacy process, the PNA presented a similarity with previous programs, which have been accentuating the decline of literacy in the country due to the process of discontinuities of educational programs. As an answer to the question that guided this research, it was found that the PNA brings in its core strategies that only aim to implement a method - the phonic, without looking at the specificities that the formation of children in their literacy process needs to materialize, such as public policy it was expected that it would face the demands of literacy, , but promote the emancipation of the subject, where he becomes the protagonist of his history, aiming to teach not only how to read and write a code , but reading the world around you. So what's innovative, imposing a method, without dialogue with the most interested parties, literacy teachers and researchers in the area.
Palavras-chave: Política Nacional de Alfabetização
National Literacy Policy
Gestão do processo alfabetizador
Literacy process management
Métodos de Alfabetização
Literacy Methods
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Educação
Citação: FIGUEIREDO, S. O. S. O processo alfabetizador da criança na perspectiva da política e da gestão educacional: política nacional de alfabetização em foco (2019-2022). 2023. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6023
Data do documento: 15-Nov-2023
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