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Tipo: Dissertação
Título: Os indígenas da cidade de Dourados/MS: análises socioeducacionais com enfoque na escola não indígena
Autor(es): Campos, Elizia Ribeiro Cardoso de
Primeiro Orientador: Reis, Claudio
metadata.dc.contributor.referee1: Crespe, Aline Castilho
metadata.dc.contributor.referee2: Farias, Marisa de Fátima Lomba de
metadata.dc.contributor.referee3: Moura, Noemia do Santos Pereira
Resumo: Autores/escritores, como Antônio1 Gramsci, retratam as distintas formas de relação de controle social sobre os subalternos no capitalismo; geógrafos, como David Harvey, também contextualizam a entrada dos subalternos dentro das cidades (centros urbanos). Tais teóricos destacam ainda que os grupos/classes subalternos/as como é o caso dos indígenas, são públicos rechaçado historicamente. A escola como agente transversal pode ser um ponto de mediação para a valorização da cultura2 indígena, principalmente na cidade de Dourados/MS que abriga uma das maiores reservas indígenas do país. A conjuntura estrutural da escolarização dos indígenas será a temática central da análise mestral dentro das escolas dos não indígenas. Portanto, o trabalho versa sobre os indígenas com perpasse nos elementos que envolvem o capitalismo, o território, a cultura, com enfoque na escolarização, sendo esta última, uma “possível” forma de modificações socioculturais e socioeducacionais. As análises serão realizadas na cidade de Dourados/MS, no ensino fundamental I da Escola Municipal Januário Pereira de Araújo. Para se compreender melhor este enredo pode-se colocar o seguinte questionamento: as temáticas que envolvem questões socioeducacionais sobre os indígenas são tratadas sob quais direcionamentos dentro da estrutura do poder3? Assim, o tema envolve os indígenas tendo como questão a análise de como se dá a entrada do indígena nas escolas do “branco” da cidade de Dourados/MS. O recorte temático será sobre as formas de receptividade dos indígenas no espaço educacional do “não indígena”. O campo de atuação, portanto, será o ensino fundamental I da Escola Januário Pereira de Araújo da cidade de Dourados/MS, realizando uma metodologia de pesquisa mista: documental, etnográfica, observação participante, entrevistas com diretor, professores, equipe de apoio, bem como análises documentais, etc.
Abstract: Authors/ Writers, like Antônio Gramsci, portray the different forms of social control over the subordinates in capitalism; Geographers, such as David Harvey, also contextualize the entry of subalterns into the cities (urban centers). Such theorists also point out that subaltern groups/classes, such as the indigenous people, are historically rejected publics. The school as a transversal agent can be a point of mediation for the appreciation of the indigenous culture, especially in the city of Dourados/MS, which is home to one of the largest indigenous reserves of the country. The structural conjuncture of indigenous schooling will be the central theme of the master analysis within non-indigenous schools. Therefore, the work deals with indigenous people with a pervasiveness in elements involving capitalism, the territory, the culture, with a focus on schooling, being this last, a “possible” form of socio-cultural and socio-educational changes. The analyzes will be carried out in the city of Dourados/MS, in elementary school I of the Municipal School Januário Pereira de Araújo. In order to better understand this plot, the following question can be posed: the themes that involve socio-educational issues about indigenous peoples are treated under which directions within the structure of power? Thus, the theme involves the indigenous people, having as a question the analysis of how the indigenous people enter the “white” schools in the city of Dourados/MS. The thematic focus will be on the forms of receptivity of the indigenous people in the educational space of the “non-indigenous”. The field of action, therefore, will be elementary education I at the Januário Pereira de Araújo School in the city of Dourados/MS, carrying out a mixed research methodology: documental, ethnographic, participant observation, interviews with the director, teachers, support team, as well as document analyses, etc.
Palavras-chave: Escola
School
Indígenas
Indigenous
Transversalidade
Transversality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Grande Dourados
Sigla da Instituição: UFGD
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós-graduação em Sociologia
Citação: CAMPOS. Elizia Ribeiro Cardoso de. Os indígenas da cidade de Dourados/MS: análises socioeducacionais com enfoque na escola não indígena. 2023. 67 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6029
Data do documento: 4-Out-2023
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