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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6031
Tipo: | Dissertação |
Título: | Trajetórias de estudantes cotistas em institutos federais: uma análise do percurso escolar de estudantes ingressantes por cotas étnico-raciais no IFMS |
Autor(es): | Oliveira, Ariana Trajano de |
Primeiro Orientador: | Aguiar, Márcio Mucedula |
metadata.dc.contributor.referee1: | Faisting, André Luiz |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Simone Estigarribia de |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou analisar e compreender a trajetória escolar de estudantes do ensino médio profissionalizante, ingressantes por meio das cotas étnico-raciais, as ações afirmativas, no IFMS, Campus Dourados, especificamente dos anos de 2016, 2017 e 2018. Foi aplicado o método de pesquisa qualitativa, utilizando roteiros de perguntas para a realização de entrevistas semiestruturadas. Para isso, foram selecionados seis estudantes pretos, pardos e indígenas, para análise do percurso escolar em uma Instituição Federal. Para melhor compreender tais trajetórias foram levantados dados históricos dos Institutos Federais, do IFMS e do Câmpus Dourados, assim como a luta pela conquista e garantia das cotas como meio de ingresso no ensino superior e médio profissionalizante. Neste sentido, buscou-se respaldo nas pesquisas sociológicas para melhor compreender o campo educacional e seus conflitos. Enfim, por meio desta pesquisa foi possível identificar os vários desafios que essa categoria, os estudantes pretos, pardos e indígena, vivenciaram durante seu percurso no ensino básico, particularmente o ensino médio profissionalizante, como questões relacionadas a fatores socioeconômicos, formação precarizada no ensino fundamental, racismo, entre outros. |
Abstract: | This research aimed to analyze and understand the school trajectory of vocational high school students who entered through ethnic-racial quotas, affirmative actions, at the IFMS, Campus Dourados, specifically in the years 2016, 2017 and 2018. The qualitative research method was applied, using questionnaires for semi-structured interviews. To this end, six black, brown and indigenous students were selected to analyze their school trajectory at a federal institution. In order to better understand these trajectories, historical data was collected on the Federal Institutes, the IFMS and the Dourados Campus, as well as the struggle to achieve and guarantee quotas as a way of entering higher and secondary vocational education. In this sense, we sought support from sociological research to better understand the educational field and its conflicts. Finally, through this research it was possible to identify the various challenges that this category, black, brown and indigenous students, experienced during their time in basic education, especially in secondary vocational education, such as issues related to socio economic factors, precarious training in basic education, racism, among others. |
Palavras-chave: | Ações Afirmativas Affirmative Action Inclusão no IFMS Inclusion in the IFMS Trajetória Escolar School Career |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Sociologia |
Citação: | OLIVEIRA, A.T. Trajetórias de estudantes cotistas em institutos federais: uma análise do percurso escolar de estudantes ingressantes por cotas étnico-raciais no IFMS. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6031 |
Data do documento: | 16-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Sociologia |
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