Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6042
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Aguiar, Márcio Mucedulapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9169785325927540pt_BR
dc.contributor.referee1Farias, Marisa de Fátima Lomba dept_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Bruno de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee3Silvério, Valter Robertopt_BR
dc.creatorCarlos, Anna Beatriz Passos da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8242917869506799pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-11T22:18:47Zpt_BR
dc.date.available2024-02-27pt_BR
dc.date.available2025-04-11T22:18:47Zpt_BR
dc.date.issued2023-10-13pt_BR
dc.identifier.citationCARLOS, Anna Beatriz. Identidade em movimento: o processo de identificação racial dos estudantes pardos na UFGD. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6042pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study was to analyze the subjective construction of the identity process of brown students at the Federal University of Grande Dourados - UFGD, seeking to understand how they see their racial belonging. The impacts of racial quotas on identity recognition and access to university were taken into account, since entering higher education is an opportunity to discuss and understand oneself. To carry out this analysis, a qualitative research approach was used, using the life history method, interviewing four students from the Biological Sciences, Geography and Medicine courses. The aim was to obtain accounts and experiences of the construction of racial identity among these individuals, analyzing how this process developed before and after they entered university. It was essential to contextualize the construction of racial identity in Brazil, especially the construction of the concept of "brown skin", which encompasses everything from mestizaje to integration within blackness. The data collected in the interviews revealed that identification with blackness is a subjective process, built on the students' experiences of racial discrimination. The reports showed that, when they were considered brown, they were often questioned or distanced from their blackness, which resulted in a lack of recognition of their identity as black. However, after entering university and becoming involved in black collectives, these students began to understand the self-designation "black" as a much broader identity than just color or race. This new perspective came to have a political meaning, representing the recognition of their blackness and the fight against racism. Despite the advances in discussions about racial identity, the identity category of "brown" still occupies an ambiguous place, almost like a state of "non-place". Even with the search for a more precise identification, this category still faces challenges in society, highlighting the continued importance of discussing and understanding the processes of racial identity formation.en
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar a construção subjetiva do processo identitário de estudantes pardos da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, buscando compreender como eles enxergam o seu pertencimento racial. Os impactos das cotas raciais no reconhecimento da identidade e no acesso à universidade foram levados em consideração, uma vez que o ingresso no ensino superior é uma oportunidade para discutir e compreender a si mesmo. Para realizar essa análise, foi utilizada uma abordagem qualitativa de pesquisa, com o método de história de vida utilizando de um roteiro semiestruturado, entrevistando quatro estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia e Medicina. O objetivo foi obter relatos e experiências sobre a construção da identidade racial desses indivíduos, analisando como esse processo se desenvolveu antes e depois de entrarem na universidade. Foi fundamental contextualizar a construção da identidade racial no Brasil, principalmente a construção do conceito de "pardo", que engloba desde a mestiçagem até a integração dentro da negritude. Os dados coletados nas entrevistas revelaram que a identificação com a negritude é um processo subjetivo, construído a partir das experiências de discriminação racial e de politização da identidade vividas pelos estudantes. Os relatos mostraram que, ao serem considerados pardos, eles eram frequentemente questionados ou afastados da sua negritude, o que resultava em um não reconhecimento de sua identidade como negros. No entanto, após ingressarem na universidade e se envolverem em coletivos negros, esses estudantes começaram a compreender a autodenominação como "preto" como uma identidade muito mais ampla do que apenas cor ou raça. Essa nova perspectiva passou a ter um significado político, representando o reconhecimento da sua negritude e a luta contra o racismo. Apesar dos avanços nas discussões sobre identidade racial, a categoria identitária de "pardo" ainda ocupa um lugar ambíguo, quase como um estado de "não-lugar". Mesmo com a busca por uma identificação mais precisa, essa categoria ainda enfrenta desafios na sociedade, evidenciando a importância contínua de discutir e compreender os processos de formação da identidade racial.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudeir Guilhermino (claudeirguilhermino@ufgd.edu.br) on 2025-04-11T22:18:47Z No. of bitstreams: 1 AnnaBeatrizPassosdaSilvaCarlos.pdf: 572648 bytes, checksum: d982147848fc5216f3c79a65b8b6e3d7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-11T22:18:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AnnaBeatrizPassosdaSilvaCarlos.pdf: 572648 bytes, checksum: d982147848fc5216f3c79a65b8b6e3d7 (MD5) Previous issue date: 2023-10-13en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Grande Douradospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFGDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPardopt_BR
dc.subjectBrown Skinen
dc.subjectProcesso Identitáriopt_BR
dc.subjectIdentity processen
dc.subjectTrajetóriapt_BR
dc.subjectTrajectoryen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleIdentidade em movimento: o processo de identificação racial dos estudantes pardos na UFGDpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnnaBeatrizPassosdaSilvaCarlos.pdf559,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.