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http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6056
Tipo: | Tese |
Título: | Educação, tecnologia assistiva e deficiência visual - APP para avaliação de acessibilidade em equipamentos urbanos de lazer (acessa PCD-DV) |
Autor(es): | Vieira, Jaqueline Machado |
Primeiro Orientador: | Santos , Reinaldo dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Martins , Morgana de Fátima Agostini |
metadata.dc.contributor.referee2: | Perboni, Fábio |
metadata.dc.contributor.referee3: | Cordeiro , Maria José de Jesus Alves |
metadata.dc.contributor.referee4: | Ferreira, Eliana Lúcia |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo geral a produção de um Aplicativo (App) para a consulta, avaliação e fiscalização da qualidade, disponibilidade de acessibilidade em Equipamentos Sociais Públicos, tendo como recorte específico para a tese a elaboração de um protocolo de consulta e avaliação de acessibilidade do equipamento de lazer e entretenimento para pessoas com deficiência visual. Esse protocolo compôs os Frames/telas de uma Tecnologia Assistiva (TA), um aplicativo gratuito do sistema Android denominado Acessa PCD-DV (Pessoas com Deficiência Visual). Esse aplicativo para smartphones é uma TA aliada com a ampliação dos processos democráticos de inclusão social, participação social efetiva, autonomia e empoderamento para a cidadania das Pessoas com Deficiência Visual. A fim de se contemplarem os objetivos específicos da pesquisa, fez-se uma reflexão teórica sobre os principais conceitos que embasam a tese; elaborou-se uma mapa fluxograma (analógico e digital), que consiste na base arquitetônica do aplicativo; organizou-se e se aplicou um protocolo de avaliação dos Equipamentos Sociais Públicos de Educação (escola e universidade), padronizados em fichas em forma de questionário, nos recursos físico e online (plataforma Google Forms), que foram respondidos por educadores e educandos, com e sem deficiência física e visual, e que vão compor o App Acessa PCD-EDU; desenvolveu-se o segundo e específico Protocolo de Equipamentos Sociais Públicos de Lazer e Entretenimento para as Pessoas com Deficiência Visual, construído a partir de um trabalho de campo em uma Praça Municipal do Parque Alvorada, cujo local e respectivos equipamentos de lazer e entretenimento foram mapeados e cadastrados no aplicativo; explicitou-se, por meio de um guia didático, como se anexou o protocolo ao aplicativo e como foram construídos os primeiros Frames do app no software Adalo. Defende-se a tese de que a constituição de uma sociedade democrática está ligada ao direito ao uso igualitário do espaço urbano e de seus equipamentos sociais públicos, sendo responsabilidade do Estado garantir a efetividade da acessibilidade e da inclusão social, tanto no setor de educação, quanto no lazer/entretenimento. Para atingir o direito à acessibilidade é necessária a superação das barreiras (físicas, comunicacionais, atitudinais e de mobilidade) e suas limitações, o que poderá ser alcançado com a participação social coletiva de avaliação e fiscalização da qualidade dos equipamentos pelos usuários, por meio dos protocolos disponíveis no App. Os procedimentos metodológicos da tese se basearam, sobretudo, na Pesquisa e Desenvolvimento Experimental (P&D), seguindo o Manual de Frascati e a Technology Readiness Level (TRL), ao tempo em que se realizou pesquisa teórica, documental e social, mapeamento, trabalho de campo e aplicação de questionários. Os dados coletados geraram a elaboração de um fluxograma (analógico e digital), a criação de dois protocolos de avaliação de acessibilidade dos Equipamentos Sociais Públicos: Educação e Lazer/Entretenimento, o cadastro de um Equipamento Social Público (Praça) no App e a criação de 117 frames anexados no software Adalo. |
Abstract: | El objetivo general de la investigación fue la producción de una Aplicación (App) para la consulta, evaluación y fiscalización de la calidad/disponibilidad de la accesibilidad en los Equipamientos Sociales Públicos, teniendo como corte específico para la tesis la elaboración de un protocolo de consulta y Evaluación de la accesibilidad de equipos de ocio y entretenimiento para personas con discapacidad visual. Este protocolo compuso los Cuadros/pantallas de una Tecnología Auxiliar (TA), una aplicación gratuita para Android llamada: Acceso PCD-DV (Personas con Discapacidad Visual). Esta aplicación para smartphone es una AT aliada a la expansión de procesos democráticos de inclusión social, participación social efectiva, autonomía y empoderamiento de la ciudadanía de las Personas con Discapacidad Visual. Contemplando los objetivos específicos de la investigación: realizamos una reflexión teórica sobre los principales conceptos que sustentan la tesis; preparamos un mapa de diagrama de flujo (analógico y digital), que es la base arquitectónica de la aplicación; Organizamos y aplicamos un protocolo de evaluación de Equipos de Educación Social Pública (escuela y universidad), estandarizado en formularios en forma de cuestionario, en formato físico y en línea (plataforma Google Forms), que fueron respondidos por educadores y estudiantes, con y sin discapacidades físicas y visuales, y que compondrán la App Access PCD-EDU; desarrollamos el segundo y específico Protocolo de Equipamientos Sociales Públicos de Ocio y Entretenimiento para Personas con Discapacidad Visual, construido a partir de un trabajo de campo en una Plaza Municipal del Parque Alvorada, en el que mapeamos y registramos el lugar y su equipamiento de ocio y entretenimiento; explicamos, mediante una guía didáctica, cómo adjuntamos el protocolo a la aplicación y cómo construimos los primeros Frames de la app en el software Adalo. Defendemos la tesis de que la constitución de una sociedad democrática está vinculada al derecho al uso igualitario del espacio urbano y su equipamiento social público, siendo responsabilidad del Estado garantizar la efectividad de la accesibilidad y la inclusión social, tanto en el sector educativo y en el ocio/entretenimiento. Para lograr el derecho a la accesibilidad es necesario superar las barreras (físicas, comunicacionales, actitudinales y de movilidad) y sus limitaciones, lo que se puede lograr con la participación social colectiva, evaluando y monitoreando su calidad por parte de los usuarios a través de los protocolos disponibles en nuestra App. Los procedimientos metodológicos de la tesis se basaron, sobre todo, en la Investigación y el Desarrollo Experimental (I+D), siguiendo el Manual de Frascati y el Technology Readiness Level (TRL), pero también realizaron: investigación teórica, documental y social, mapeo, trabajo de campo y aplicación de cuestionarios. Los resultados de la investigación fueron: la elaboración de un diagrama de flujo (analógico y digital); la creación de dos protocolos para evaluar la accesibilidad de los Equipamientos Sociales Públicos: Educación y Ocio/Entretenimiento; el registro en un Equipamiento Social Público (Plaza) en la App; y la creación de 117 cuadros adjuntos en el software Adalo. |
Palavras-chave: | Educação Educación Acessibilidade Accesibilidad Tecnologia assistiva Tecnología de asistencia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Grande Dourados |
Sigla da Instituição: | UFGD |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de pós-graduação em Educação |
Citação: | VIEIRA, Jaqueline Machado. Educação, tecnologia assistiva e deficiência visual - APP para avaliação de acessibilidade em equipamentos urbanos de lazer (acessa PCD-DV). 2023. 382 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/6056 |
Data do documento: | 4-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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